Blog/China/viver na China

Dinheiro Falso

Desde que chegamos por aqui em 2004, sempre ouvimos falar do Dinheiro falso que circula na China de maneira assustadora, mas nunca havíamos deparado com esse problema.

Eis que nessa semana consegui ganhar minha primeira nota de remembie genuinamente falsa! J

Já não era sem tempo, né?

celular380a celular381

Mas brincadeiras à parte esse é um dos problemas que o governo enfrenta e que não consegue controlar. Quase toda a semana podemos ler nos jornais noticias de apreensões, de alerta, quadrilhas presas etc. Mas mesmo assim as notas estão rodando por aí.

celular383

O pior: acho que eu consegui meu exemplar num caixa eletrônico! Pasmem! Se bem que não foi por falta de aviso. Temos um amigo que trabalha em banco e nos recomendou para nunca usar caixas eletrônicos de rua, mas na hora da pressa, quando estamos num lugar que não aceita outro tipo de pagamento que não o dinheiro vivo (e aqui isso é muito comum), aí arriscamos. E, no meu caso, como nunca havia tido qualquer tipo de problemas em 7 anos, vamos ganhando confiança na própria sorte.

celular382

 Mas comparando as duas notas, a falsificação chega a ser grosseira. O problema é que a gente nunca vai num caixa para sacar RMB100. Aqui se saca muito dinheiro, ou melhor muitas notas, de uma vez. E acabamos sem conferir uma a uma.

Verdadeiro e falso – ao colocar contra luz é fácil de perceber, por conta da fita de segurança.

Só que como esse é problema cotidiano, todos os estabelecimentos, por mais simples que sejam, possuem a máquina que conta e confere o dinheiro. Inclusive podemos comprar uma para ter em casa. Em qualquer supermercado você pode comprar a sua. E custa uma bagatela. Então, o difícil é conseguir passar a nota adiante.

Agora, que já paguei o mico, o jeito é ficar mais esperta!

Zái Jián!

2 pensamentos sobre “Dinheiro Falso

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.