Blog/China/Curiosidades/viver na China

Feriados na China.

Preciso esclarecer uma coisa sobre os feriados por esses lados: tem muitos feriados e muitas ‘pontes’, sim. Mas, diferente do Brasil, as pontes são cobradas pelas empresas. Então na semana passada o feriado foi na terça. Na segunda ninguém trabalhou, mas para isso acontecer todo mundo trabalhou no sábado anterior. Ou seja, só transferiram o sábado de lugar.

Claro que é melhor juntar os 3 dias do que ter o final de semana, trabalhar na segunda, e folgar na terça no meio do nada. Mas se o feriado é na quarta, eles emendam a quinta e a sexta. Oba! Só que por conta disso, eles têm uma semana de 10 dias direto. Ou tiram os dois dias de folga e voltam a trabalhar no sábado, como dia normal.

Então, na realidade o que acontece aqui é que eles mudam os finais de semana de lugar para ficar colado no feriado. Não sei se consegui ser clara, porque muitas vezes a gente mesmo se confunde para entender…

Ah e mais uma coisa muito peculiar: se o feriado cai no domingo, eles mudam para segunda, automaticamente. Afinal, domingo já é domingo!

O próximo feriado é o do dia 1° de maio. Cai num domingo… esse eles não mudam, porque o feriado é universal. Mas aqui o dia do trabalho tem 2 dias de comemoração. Então vai até dia 3, terça feira. Só que todos trabalham até o sábado, dia 30 de abril para pagar a terça feira de folga.

Acho que estou mais confundindo do que esclarecendo! :O

Para que tenham uma ideia melhor, vou colocar o calendário da empresa do Mário com os feriados e os dias que terão que trabalhar durante esse ano para compensar as ‘pontes’.

 digitalizar0001

Nas escolas Internacionais, para deleite da molecada, a coisa é mais elástica. Claro que eles não ‘pagam’ as pontes e ainda se beneficiam dos feriados chineses e de alguns dos feriados ocidentais. Uma festa de feriados… Nesse mês por conta do Qinq Ming, Dia do trabalho e Spring Break (que algumas escolas juntaram à Pascoa), o Octávio só terá 11 dias de aula…

Mas na realidade o que é considerado feriado sagrado aqui é o Ano Novo Chinês, O dia do trabalho e Aniversário do Partido Comunista (National Holiday).

O chato é que nesses feriados, apesar de serem enormes, todos os chineses viajam para ver a familia. Aí os aeroportos, estradas e estações de trem ficam entupidos e viajar pela China se torna uma aventura sem precedentes…

Zaí tián!

Anúncios

9 pensamentos sobre “Feriados na China.

  1. Pingback: Dragon Boat Festival – a lenda de Qu Yuan | China na minha vida

  2. Essas “pontes” para mim não são novidades para mim no Brasil, No meu antigo trabalho acontecia isso por exemplo quando feriados caiam na quinta ou terça-feira, ai trabalhávamos um sábado antes ou depois do feriado para pagar.

    Curtir

  3. Pingback: Visitar a China: qual a melhor época? | China na minha vida

  4. Pingback: Golden Week na China. |

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s