Andei sumida na semana passada, mas aqui foi um feriadão! E fomos viajar… =]
E não pensem que feriadões aqui são só alegria: os dias quem que há as chamadas ‘pontes’ são devidamente compensados como já expliquei num post.
Mas votando ao feriado, esse é o segundo maior depois do Ano Novo Chinês. Trata-se da ‘Golden Week’ ou o ‘National day’, algo como o nosso 7 de setembro, com 7 dias de ‘dolce far niente’! Só que aqui, vocês podem imaginar o tamanho da celebração… vamos lá colocar todos os superlativos em uso novamente. Rs.
A expressão ‘Dia Nacional’, apareceu durante a Dinastia Jin (265-316 DC). Na China antiga, era o dia em que um novo imperador subia ao trono ou nascia. Hoje, é celebrado no dia 1 de outubro de cada ano para comemorar a fundação da República Popular da China. Muitas atividades de grande porte são realizadas em todo o país.
Origem
01 de outubro de 1949 foi o dia comemorativo para a fundação da República Popular da China. Uma coisa que deve ser observado é que a RPC não foi fundada nesse dia, mas em 21 de setembro do mesmo ano. A grande cerimônia realizada na Praça Tiananmen (praça da Paz Celestial), em 01 de outubro de 1949 foi para celebrar a formação do Governo Popular Central do novo país. Mais tarde, no dia 2 de outubro de 1949, o novo governo aprovou a “Resolução sobre o Dia Nacional da República Popular da China” e declarou 01 de outubro como o Dia Nacional. Desde 1950, a cada 01 de outubro há grandiosas comemorações pelo povo chinês.
Celebrações
Bandeiras da China são espalhadas pelos quatro cantos das cidades, nos postes, prédios públicos e condomínios privados. As lojas e shoppings também se preparam para homenagear o país. Em alguns anos há grandes desfiles cívicos, mas eles obedecem uma ordem hoje em dia: as mais representativas e pomposas a cada 10 anos e de médio porte a cada 5, incluindo os desfiles cívico-militares. Os demais aniversários são celebrados com cerimônias simples (vejam bem, simples para uma cerimônia chinesa é algo muito além do que podemos descrever aqui, com palavras…rs). As cerimônias mais pomposas foram as de 5, 10, 35, 50 e 60 anos.
Como não poderia ser diferente, os chineses viajam muito nessa época. A migração não é tão grande como no Ano Novo Chinês, mas mesmo assim dá uma boa dor de cabeça viajar dentro da China. E nos últimos anos, com o aumento do poder aquisitivo chinês e a vontade de conhecer o que há além das suas fronteiras, as viagens para o exterior estão em alta e lotando os aeroportos mundo afora.
Nosso feriado
Na realidade nosso feriado foi na Tailândia. Nunca escrevi aqui sobre as viagens que fazemos para fora da China, mas decidi começar a contar um pouco do que vi nos países asiáticos que estamos conhecendo. Afinal, foi por conta da China (na minha vida), que estou tendo a oportunidade de conhecer a Ásia inteira. Mais barato que ir de São Paulo a Salvador e ainda sem ‘jetlag’! Só a China mesmo para me proporcionar tantas coisas boas, não é mesmo?
Zái Jiàn.
Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China | China na minha vida
Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | Youlan Tours, especializados en China
Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | China na minha vida
oi! boa tarde por aqui!
merecido os passeios e já curioso para saber o que vc viu na Tailândia!…..mandei um email para vc e voltou dizendo que tem problemas com o seu gmail! se possivel me manda um email beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
Olá Edson.
Não sei o que aconteceu, pois não mudei meu email. Vou checar.
Abraço.
CurtirCurtir
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir