Asia/Blog/China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

2018 – Calendário de feriados na China

Pois é, ainda estamos em 2017, mas o último feriado do ano chinês já se foi e aí a gente começa a pensar em quando será o próximo. Faz parte da vida, né?

Por isso decidi já publicar o calendário de 2018. Para quem mora aqui, uma maneira de se programar para as aventuras do ano que vai começar, pensar em quando vai sair da China, reservar passagens e hotéis se for o caso, pois se não planejar, não se consegue nada na véspera. Lembrem-se que 1 bilhão e 400 mil pessoas estarão na mesma situação – querendo aproveitar o feriado de alguma forma.

Para quem está planejando viajar para a China, é bom saber essas datas e tentar evitar, partindo do princípio que, quem estiver aqui, terá que dividir os principais locais turísticos com esse número todo de pessoas que citei acima.

Claro que nem todo mundo pode mudar suas férias ou a oportunidade de visitar o país, mas ao menos venha consciente do que vai encontrar.

Para os que vem a trabalho, esqueçam essas datas de feriado, em especial o Ano Novo Chinês (fevereiro em 2018) e a Golden Week (primeira semana de outubro), pois quase nada funciona, principalmente fábricas e fornecedores, já que o grosso da mão de obra desses locais são os migrantes que, invariavelmente, vão visitar a família.

Foto de Rafael Dutra.

Já escrevi vários artigos sobre a questão de se evitar feriados na China. No Ano Novo Chinês, por exemplo, é registrada a maior onda de migração do planeta na China! Se quiser entrar para as estatísticas, seja bem vindo, mas a maioria dos estrangeiros prefere sair do país.

Confere esses artigos:

Chun Yun – O maior movimento humano do planeta

China – A maior migração do planeta acontece agora

Vamos ao resumo dos feriados chineses

1° janeiro – Ano Novo

15 a 21 de fevereiro – Ano Novo Chinês (será o ano do cachorro, em breve vou começar a escrever sobre isso).

Cabe lembrar que hoje em dia, oficialmente o feriado são de 7 dias, sendo os 3 primeiros irrevogáveis, mas tradicionalmente o feriado é de 15 dias e ainda há muitas pessoas, principalmente no interior do país, que respeitam esse calendário. Essa tal migração em larga escala começa uns 3 dia antes do feriado e se estende até 7 dias depois.

5 e 6 de abril  – Qing Ming Festival

30 de abril a 1° de maio – Dia do Trabalho (provavelmente o dia 30 será compensado pela empresas no sábado antes ou depois do feriado)

18 de junho –  Dragon Boat Festival

24 de setembroMid-Autumn Festival (Moon cake)

1° a 7 de outubro  – Golden Week.

 

Algumas curiosidades sobre datas que não são ‘feriados’, mas beneficiam um público específico:

8 de março – Dia Internacional da Mulher – todas tem meio dia livre.

4 de maio – Dia da Juventude – jovens de 14 a 28 anos tem meio dia livre da sua atividade, seja escola, universidade ou trabalho.

1° de Junho – Dia das Crianças – menores de 14 anos tem o dia livre na escola. O interessante é que muitos pais tiram um dia de férias (aqui as férias podem ser tiradas por dias ou pequenos períodos) para acompanhar os filhos em alguma atividade lúdica.

1° de agosto – Dia do exército – os militares tem meio dia de folga.

Dicas para quem não pode escapar dessas datas

Bom, se seu calendário não permite outra data de viagem a China que não seja as que peguem os grandes feriados (Ano Novo Chinês e Golden Week), deixo algumas dicas preciosas:

  • Durante o Ano Novo Chinês, o melhor dia para visitar a Muralha e a Cidade Proibida é o primeiro dia de celebração (em 2018, dia 16 de fevereiro), pois segundo a tradição, esse é o dia de estar em casa com a família. Tenho amigos que foram em anos diferentes nessa data e não havia absolutamente ninguém na Muralha, apenas alguns estrangeiros. Depois disso… bem, aí a coisa fica tensa!
  • Shanghai é uma cidade que tem muitos migrantes, portanto durante os feriados ela fica bem vazia. Claro que os chineses também vem conhecer a cidade e seus atrativos, mas em número muito menor que Beijing. Imaginem que você tem um feriado no Brasil, você escolheria conhecer o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ou a Avenida Paulista em São Paulo? É mais ou menos assim…

  • As cidades que são pontos altos do turismo também ficam lotadas – Xi’an, Emei Shan, Le Shan, Guilin, Nanjing e por aí vai…

  • Venha preparado, com paciência, bom humor, coração aberto e… TODAS as passagens e hotéis reservados com muita antecedência! Isso vale para toda a Ásia, pois há outros países asiáticos que celebram o Ano Novo Chinês, por exemplo. Além de que, os países asiáticos são os destinos preferido pelos estrangeiros que vivem na China, e muitos chineses também, durante esses feriados.

Os meses de março, julho, agosto, novembro e dezembro não possuem nenhum feriado oficial.

De resto, é só aproveitar sua visita por esse país lindo de conhecer.

Zài Jián!

E se quiserem saber mais como é a vida e a adaptação de uma família brasileira na China, não deixem de ler o livro que lancei em abril: China na minha vida – O que aprendi com o Dragão.

Está à venda na SBS Brooklin, na loja física ou on line, com entrega para todo o Brasil.

 

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s