Pois é, ainda estamos em 2017, mas o último feriado do ano chinês já se foi e aí a gente começa a pensar em quando será o próximo. Faz parte da vida, né?
Por isso decidi já publicar o calendário de 2018. Para quem mora aqui, uma maneira de se programar para as aventuras do ano que vai começar, pensar em quando vai sair da China, reservar passagens e hotéis se for o caso, pois se não planejar, não se consegue nada na véspera. Lembrem-se que 1 bilhão e 400 mil pessoas estarão na mesma situação – querendo aproveitar o feriado de alguma forma.
Para quem está planejando viajar para a China, é bom saber essas datas e tentar evitar, partindo do princípio que, quem estiver aqui, terá que dividir os principais locais turísticos com esse número todo de pessoas que citei acima.
Claro que nem todo mundo pode mudar suas férias ou a oportunidade de visitar o país, mas ao menos venha consciente do que vai encontrar.
Para os que vem a trabalho, esqueçam essas datas de feriado, em especial o Ano Novo Chinês (fevereiro em 2018) e a Golden Week (primeira semana de outubro), pois quase nada funciona, principalmente fábricas e fornecedores, já que o grosso da mão de obra desses locais são os migrantes que, invariavelmente, vão visitar a família.

Foto de Rafael Dutra.
Já escrevi vários artigos sobre a questão de se evitar feriados na China. No Ano Novo Chinês, por exemplo, é registrada a maior onda de migração do planeta na China! Se quiser entrar para as estatísticas, seja bem vindo, mas a maioria dos estrangeiros prefere sair do país.
Confere esses artigos:
Chun Yun – O maior movimento humano do planeta
China – A maior migração do planeta acontece agora
Vamos ao resumo dos feriados chineses
1° janeiro – Ano Novo
15 a 21 de fevereiro – Ano Novo Chinês (será o ano do cachorro, em breve vou começar a escrever sobre isso).
Cabe lembrar que hoje em dia, oficialmente o feriado são de 7 dias, sendo os 3 primeiros irrevogáveis, mas tradicionalmente o feriado é de 15 dias e ainda há muitas pessoas, principalmente no interior do país, que respeitam esse calendário. Essa tal migração em larga escala começa uns 3 dia antes do feriado e se estende até 7 dias depois.
5 e 6 de abril – Qing Ming Festival
30 de abril a 1° de maio – Dia do Trabalho (provavelmente o dia 30 será compensado pela empresas no sábado antes ou depois do feriado)
18 de junho – Dragon Boat Festival
24 de setembro – Mid-Autumn Festival (Moon cake)
1° a 7 de outubro – Golden Week.

Fonte: http://www.timeanddate.com
Algumas curiosidades sobre datas que não são ‘feriados’, mas beneficiam um público específico:
8 de março – Dia Internacional da Mulher – todas tem meio dia livre.
4 de maio – Dia da Juventude – jovens de 14 a 28 anos tem meio dia livre da sua atividade, seja escola, universidade ou trabalho.
1° de Junho – Dia das Crianças – menores de 14 anos tem o dia livre na escola. O interessante é que muitos pais tiram um dia de férias (aqui as férias podem ser tiradas por dias ou pequenos períodos) para acompanhar os filhos em alguma atividade lúdica.
1° de agosto – Dia do exército – os militares tem meio dia de folga.
Dicas para quem não pode escapar dessas datas
Bom, se seu calendário não permite outra data de viagem a China que não seja as que peguem os grandes feriados (Ano Novo Chinês e Golden Week), deixo algumas dicas preciosas:
- Durante o Ano Novo Chinês, o melhor dia para visitar a Muralha e a Cidade Proibida é o primeiro dia de celebração (em 2018, dia 16 de fevereiro), pois segundo a tradição, esse é o dia de estar em casa com a família. Tenho amigos que foram em anos diferentes nessa data e não havia absolutamente ninguém na Muralha, apenas alguns estrangeiros. Depois disso… bem, aí a coisa fica tensa!
-
Shanghai é uma cidade que tem muitos migrantes, portanto durante os feriados ela fica bem vazia. Claro que os chineses também vem conhecer a cidade e seus atrativos, mas em número muito menor que Beijing. Imaginem que você tem um feriado no Brasil, você escolheria conhecer o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ou a Avenida Paulista em São Paulo? É mais ou menos assim…
-
As cidades que são pontos altos do turismo também ficam lotadas – Xi’an, Emei Shan, Le Shan, Guilin, Nanjing e por aí vai…
-
Venha preparado, com paciência, bom humor, coração aberto e… TODAS as passagens e hotéis reservados com muita antecedência! Isso vale para toda a Ásia, pois há outros países asiáticos que celebram o Ano Novo Chinês, por exemplo. Além de que, os países asiáticos são os destinos preferido pelos estrangeiros que vivem na China, e muitos chineses também, durante esses feriados.
Os meses de março, julho, agosto, novembro e dezembro não possuem nenhum feriado oficial.
De resto, é só aproveitar sua visita por esse país lindo de conhecer.
Zài Jián!
E se quiserem saber mais como é a vida e a adaptação de uma família brasileira na China, não deixem de ler o livro que lancei em abril: China na minha vida – O que aprendi com o Dragão.
Está à venda na SBS Brooklin, na loja física ou on line, com entrega para todo o Brasil.
Ola crhistiChistine no Natal as coisas funcionam normalmente ?
CurtirCurtir
OI Yasmini,
Sim, Natal aqui não é feriado, é dia normal.
A China não eé um país cristão.
Abraço.
CurtirCurtir
Pingback: Quando ir a Pequim: o melhor de cada época | Pé na Estrada
Amei!!!
Estou adorando visitar esse blog maravilhoso, sempre tem posts legais.
Parabéns!!!
Posso compartilhar esse post no meu facebook?
Quero compartilhar com as minhas amigas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola2 Kelly!
Obrigada!!!
Claro que pode compartilhar, todos os artigos que quiser.
Grande abraço e espero te ver mais por aqui.
Christine
CurtirCurtir
Oi Christine, boa noite! Preciso de uma ajuda… Comprei umas passagens de promoção para ir a Shanghai e o período vai ser de 11 de fevereiro até 18 de fevereiro vou me hospedar perto da nanjing road como o inglês da minha namorada e o meu é bem básico eu não pretendo fazer muitaaa coisa pois acho que não vou entender muito hehehe. Pretendo visitar o bund a própria Nanjing Road e queremos ir na disney não fala nada dela estar “fechada” nessa data você sabe de algo assim? Outra coisa pelo que entendi o ano novo aí não é como no Brasil, festa, bebidas e fogos de artifício… Tem algum dia específico para a “virada” e o que se faz sai pra jantar faz jejum sabe me dizer exatamente como é? Outra coisa, você me aconselha alguma coisa “imperdível” em Shanghai ir e voltar de trem bala para Pequim no mesmo dia da pra fazer alguma coisa lá?
CurtirCurtir
Olá Matheus,
Não se preocupe muito com o inglês: em SH ele facilita a vida, mas não te salva de tudo. Baixe um aplicativo de tradução que funcione offline. Isso vai fazer a diferença.
Olhe esse post, que vai te ajudar nos passeios por SH:https://chinanaminhavida.com/2016/10/11/turismo-em-shanghai-de-metro/
O ano novo aqui é celebrado entre as famílias. As festas são intimas. Alguns restaurantes talvez façam algum jantar especial de CNY, principalmente os internacionais, mas nada mais.https://chinanaminhavida.com/2017/01/23/ano-novo-chines-o-que-voce-precisa-saber/
A Disney é tranquilo para ir. Linha 11 do metro, estação Disney Resort, vc cai dentro dela.
Não dá para fazer bate e volta para Beijing: são 5 horas de trem bala cada viagem. Se quiser sair de SH, vá até Hangzhou ou Suzhou, cidades que ficam a 1 hora daqui de trem bala.
Abraço e aproveitem.
CurtirCurtir
Olá Christine, tudo bem?! Li seu livro e adorei!!!! Mas ainda estou muito em dúvida sobre o clima… estarei aí no início de fevereiro e gostaria de saber qual a média da temperatura para preparar minha mala!
Obrigada
Abraço
Dani
CurtirCurtir
Oi Daniela,
Para onde vc vai?
A diferença é que pode ser frio ou muito frio…rs
Shanghai é mais ameno, por volta dos 10 graus. Beijing neva e fica sempre abaixo de zero.
Abraço.
CurtirCurtir