China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Festival Qingming – os chineses venerando seus mortos.

Esse final de semana também é feriado aqui na China, mas nada tem que ver com a Páscoa. Foi só uma coincidência. E ao invés de ser sexta a domingo,  a folga aqui é de sábado a segunda! É algo semelhante ao Dia de Finados no Brasil.

‘Qingming’

O Festival ‘Qingming’, também é conhecido como o ‘dia da limpeza dos túmulos’,

A celebração tem duas conotações: o de poder apreciar o tempo agradável e florido da primavera e a veneração aos ancestrais, através do cuidado com o túmulo da família.  Esse dia se tornou feriado oficial na China em 2008. Apesar de que, com a quase obrigatoriedade de se cremar os mortos, cada vez há menos ‘túmulos’ para limpar.

fonte: english.cntv.cn

fonte: english.cntv.cn

A importância desse feriado vem da dinastia Tang, pelo imperador Xuanzong.  Os chineses ricos começaram a fazer cerimônias cheias de luxo e ostentação para seus ancestrais em qualquer época do ano e as repetiam diversas vezes. Por isso o Imperador Xuanzong, para conter essa prática, determinou que o culto aos ancestrais só poderia ser realizado uma vez ao ano, durante o Qingming.

Comida

A comida tradicional desse festival é o ‘qingtuan’, uma espécie de dumpling feito de arroz e vegetal, e sua cor é comparada ao do jade. Também é costume comer ovos para trazer boa saúde durante todo o ano.

Qingtuan

Qingtuan

Proteção

É costume do povo chinês colocar ramos de salgueiro em suas portas e/ou carregar um ramo consigo. Eles acreditam que os ramos de salgueiro ajudarão a  afastar os espíritos malignos que vagueiam  durante o festival.

Clima

Qingming é um dos 24 termos solares na cultura chinesa tradicional, que se refere ao aquecimento do clima e floração das plantas. Durante o tempo de Qingming, o clima na China está ficando quente, é a primavera chegando. No entanto, há variações climáticas grandes, fazendo com que as temperaturas oscilem entre 25°C e 12°C em algumas regiões.

“Está sempre a chover durante o tempo de Qingming”, frase de um famoso poeta da Dinastia Tang. Mas a situação pode variar de acordo com a região: o sul e a parte ocidental da China muitas vezes sofrem com o tempo seco. Já o sudeste recebe um maior volume de chuva.

Rodovias liberadas

Durante o Festival Qingming, as rodovias não cobram pedágio para que todos possam ir até suas cidades natal e reverenciar seus mortos.

Na realidade o governo implantou essa lei em abril de 2013, para todos os feriados nacionais.

Colheita do Chá

Este feriado tem um significado na cultura do chá no que diz respeito a sua colheita. Os chás verde que são colhidos antes do festival, são conhecidos  como “pré-Qingming” (清明 前) e tem o preço muito mais elevado. Estes chás são valorizados por terem sabor muito mais leve e mais sutil do que os colhidos após o festival.

Plantação de chá.

Plantação de chá.

Tem mais algumas curiosidades sobre esse festival num outro post que escrevi aqui.

Bom, ficamos assim: nesse final de semana, vocês comem ovo de chocolate e eu fico aqui degustando meu chá verde! Rs

Zài Jiàn!

12 pensamentos sobre “Festival Qingming – os chineses venerando seus mortos.

  1. Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China | China na minha vida

  2. Pingback: Qing Ming | China na minha vida

  3. Pingback: Qingtuan – para celebrar o festival Qingming. | China na minha vida

  4. Pingback: Visitando o Leshan Giant Buddha – China | China na minha vida

  5. Oieeeee…
    Muito bom isso de estipularem um dia só no ano depois q li q cd família abastada fazia um ritual gigantesco para seus mortos.
    Tb a cremação é o melhor do q túmulos infindáveis…rsrsrs
    Vc fez melhor q a gente aqui em tomar chá verde e comer ovos normais, saiu ganhando muito!!! hahaha
    Beijusss

  6. O texto foi muito bem escrito e QING MING JIE foi bem apresentado em português. Eu aprendi muito com seu texto. Parabéns, Cris, pelo belo trabalho que você tem feito.

  7. ….oi! Mais uma vez, Feliz Páscoa! Muita saúde para vc,
    e familia!
    Como sempre o post é super interessante!
    PS.: votei na foto que mais gostei do post anterior!
    ……………………………beijão!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.