Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Ano Novo Chinês – o que você precisa saber

O ano novo chinês é a data mais importante do calendário desse povo. A grosso modo, seria uma mistura bem interessante da nossa celebração de natal (família reunida, agradecimentos, troca de presentes) com a de passagem de ano (superstições, usar roupas de uma determinada cor, comer os pratos certos, soltar fogos e muitos brindes ao novo ano).

Imaginem tudo isso num dia só! Sim, pois como os ocidentais, a data mais importante é a virada, o jantar em família. Mas não para aí, pois as coisas continuam por mais 15 dias e, dentre eles existem os que são tão importantes como o primeiro. Mas isso você pode conferir aqui: Os 15 dias de celebração.

Mas a coisa tem muito mais detalhes, do que se pode imaginar. Podemos escolher o nome que quiser: tradições, costumes, superstições – todos se encaixam na celebração do ano novo chinês.

Muita gente (os estrangeiros) acham todas essas regras para atrair boa sorte exageradas, mas nós, como brasileiros não podemos falar muito, pois temos uma lista imensa de tradições, costumes, superstições (como queira chamar).

E vou citar algumas aqui, depois me falem se não somos parecidos.

9d4b29ff28c9e4b5d87ab06ebc2443d

Se preparando para a virada

Antes do ano novo chinês, a limpeza da casa é essencial, chamam de limpeza da primavera. Deixar a sujeira do ano anterior, que aqui é comparada a má sorte, seria o mesmo que querer levá-la conosco para o novo ano. E tem que ser antes, pois durante o ano novo não se deve limpar nada (as vassouras devem ser muito bem guardadas, escondidas), afinal quem quer varrer a boa sorte que está entrando com o novo ano para fora de casa? Se alguma limpeza for necessária, terá que ser feita com as mãos.

Uma outra coisa que não se deve ter em casa durante a virada do ano, são as flores e plantas sem vida, ou que estão morrendo. Troca-se tudo por vasos com plantas novas e viçosas.

A decoração de casa deve ser alegre e com muito (mas muito mesmo) vermelho e dourado. Qualquer coisa nessas cores está valendo – lanternas, tigelas de frutas (particularmente laranjas e tangerinas, que têm seu próprio significado), dísticos – poemas curtos escritos em caracteres chineses, nas portas das casas, nós chineses, e determinados caracteres que tragam prosperidade e boa sorte.

Outra coisa inadmissível, são contas em atraso, dívidas. Pague todas se não quiser que seu ano comece mal. E vale lembrar que aqui não tem essa história de 10 vezes no cartão, tão comum no Brasil, o que nos livra de muita compra desnecessária ou acima das nossas posses no momento. As dívidas que se referem é se está devendo algum dinheiro que pegou emprestado de um amigo, por exemplo.

Faça as pazes com qualquer amigo ou pessoa da família que, porventura, possa estar brigado ou chateado. Isso traz muita má sorte.

Também deve planejar um corte de cabelo – é o mesmo conceito de limpeza, agora com seu próprio corpo – deixar a sujeira para trás.

No dia da virada e nos seguintes de celebração

Use vermelho. Nada de branco para a paz, pois aqui o branco significa a paz eterna (no sentido literal). O preto, como na nossa cultura, também não é uma cor auspiciosa para iniciar o novo ano. Além do que, as roupas devem ser novas, para a família toda.

Quanta comida é muita comida? Essa frase foi traduzida literalmente de uma manchete que li e é perfeita para descrever a mesa do ano novo. Não há limites, já que a fartura para o chinês está ligada a quantidade (exagerada) de pratos na mesa. Além disso, o peixe com cabeça é fundamental. Já os budistas fazem uma ceia vegetariana. O mais interessante dessas superstições com comida, é que não se pode comer mingau, que está associado à pobreza. E isso é o que ninguém quer para o ano que se inicia, não é mesmo?

Cortar-se e sangrar por isso ou matar seres vivos é considerado má sorte. Ninguém quer coisas ligadas com o mal e a morte no dia da virada (toda a comida de origem animal já foi preparada antes. Alguns também dizem que o uso de facas também é proibido, e aqui elas só são usadas para cortar o alimento no preparo. Jamais vão à mesa.

Bom, mas com tantos anos de blog, claro que já escrevi sobre isso outras vezes – talvez até tenha coisas repetidas aqui. Mas vale à pena dar uma espiada nos artigos abaixo:

Superstições do Ano Novo Chinês

Costumes do Ano Novo Chinês

d4341cca5fa0e57af4305bfd3525edb

E se você ainda não sabe o que esperar no ano do Galo, que se inicia nesse sábado, 28 de janeiro, vai ler esse aqui: 2017 – Ano do Galo no horóscopo chinês.

Afinal, em se tratando de povo supersticioso, estamos numa disputa acirrada com o chinês! =P

E já vão treinando durante a semana:

Feliz Ano Novo!

新年 快乐

xin nian kuai le!

Zái Jián!

Anúncios

Um pensamento sobre “Ano Novo Chinês – o que você precisa saber

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s