E vem chegando o Ano Novo Chinês, também conhecido aqui como Festival da Primavera, e as pessoas estão se mobilizando para começar a aventura de se movimentar pela China durante o feriado mais importante para o povo chinês.
Essa mobilidade humana, a maior do planeta, tem um nome: Chun Yun 春运– migração da primavera, que dura 40 dias, começando 2 semanas antes e terminando 2 depois do ano novo chinês.
Eu escrevi sobre isso já, e podem conferir aqui. Mas li uma reportagem na CNN, com números de 2017, que como tudo que se refere à China, são astronômicos.
Fiz uma síntese abaixo:
Nos sete dias do Ano Novo Chinês, os chineses devem gastar mais de 100 bilhões de dólares entre alimentação e presentes (quase o dobro do que os americanos gastam no dia de Ação de Graças).
As vendas de bilhetes de trem on-line são mais de 1000 (sim, mil) por segundo!
Em 2019 – Ano do Porco, as autoridades chinesas tem uma previsão de que aconteçam 3 bilhões de viagens terrestres (carro e ônibus – e os pedágios são liberados em feriados), 356 milhões de trem, 58 milhões aéreas e 43 milhões marítimas, durante o período de 40 dias que começou em 13 de janeiro e terminará em 21 de fevereiro.
Há uma estatística que a viagem individual média no ano passado foi de cerca de 410 quilômetros, sendo assim, o número total de viagens deve chegar a 1,2 bilhões de quilômetros: o equivalente a oito vezes a distância da Terra ao Sol ou um vagaroso passeio até Saturno. E para esse ano, o governo diz que os números crescerão ao menos 2,2%.
Isso acontece, porque o Ano Novo Chinês é a data mais importante para os chineses (pode-se comparar ao Natal para os cristãos), onde é fundamental se estar junto da família. Então, todos que saíram de casa para tentar a vida ou estudar em outra região, querem voltar. Ou melhor: tem que voltar para casa.
E com os números chineses não se brinca, não é mesmo?
E tem estrutura
Como já escrevi, todos os pedágios estarão liberados e o investimento em infra-estrutura nas estradas é imenso.
Mas a ‘menina dos olhos’ aqui é a malha ferroviária. As linhas de trem bala (alta velocidade) já chegam aos 20 mil quilômetros. Que fazem parte dos 121 mil quilômetros de trilhos cortando o país de norte a sul. Ela só perde para os Estados Unidos (por enquanto… veremos no ano que vem!).

Os novos hábitos
Hoje em dia, com o aumento do poder aquisitivo do povo chinês, e muitas famílias com patrimônios invejáveis, e a abertura do governo facilitando a saída do país, as viagens ao exterior também ganharam espaço e é uma opção bem aceita. Mas, deixemos claro, vai a família toda: avós, pais, filhos, tios.
A mídia estatal estimou que em 2016, 6 milhões de chineses passaram o Festival da Primavera no exterior. Vamos ver como ficarão os números em 2019.

Mas que as agências de viagens, com uma forte campanha de marketing, estão aparecendo em cada esquina por aqui, não dá para negar. Tem uma num shopping perto de casa, que instalou um painel gigante e lá ficam passando clips dos locais mais paradisíacos do mundo, e os pacotes oferecidos. Além de muitos vendedores espalhados pelos corredores para levar o cliente para conferir as possibilidades ao vivo!
Já pensaram, esse fenômeno alcançando o mundo?
E se for ficar por aqui mesmo, aproveitem para fazer turismo em Shanghai, já que é uma das poucas cidades chinesas que fica vazia durante o Chun Yun.
Zái Jián!
Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China - China na minha vida
Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China | China na minha vida
Pingback: Automação Seja Louvada | PIRATAS
Pingback: Ano novo chinês: como eles celebram
Chris,
Números astronômicos mesmo!
Pedi à uma amiga para trazer um carimbo e ela informou que já tem muitos serviços parados por aí…
Tenha um lindo Spring Festival!
Abraços brasileiros,
Simone Raquel
CurtirCurtir
Oi! sim, muita coisa já parou, principalmente os pequenos comércios. Eles fecham mesmo! Se não conseguir, me avisa, que vou em abril.
Beijo
CurtirCurtir
Semana passada a China inaugurou a linha de trem Londrês – China e eu acho que já superou em extensão a dos EUA, essa linha só transporta mercadorias e leva 15 dias para chegar em Londres. Saiu na CCTV essa matéria e vi pelo perfil deles do wechat. Bjs Adoro seu blog ❤
CurtirCurtir
OI Edvan,
Eu li isso. Então, mas só conta nessa comparação (acho eu) as linhas dentro do território chinês.
E obrigada! Uma honra ter vc aqui! ❤
Beijão.
CurtirCurtir
Seu texto sempre gostoso de se ler… E saudades de Shangai…. Vcs renovam o passaporte por mais quantos anos? Eu estou terminando a minha organizaçào de casa, do carro e dos meus afazeres que rolaram soltos durante este ano que passou. E também do material que juntei na China… já está tudo dividido em pastas. Eh só acalmar e começar a escrever… Quando estiver escrevendo sobre Shangay ficaremos bem conectadas.
Um beijo grande, e mais uma vez obrigada pelas suas muitas gentilezas.
CurtirCurtir
Aiii que bom receber notícias suas!
E não tem o que agradecer… temos boas histórias da sua estada aqui em Shanghai!
Bom, temos contrato até final de 2018, mas o visto se renova ano a ano…rs coisas de China.
Aguardando ansiosa seus escritos sobre a China. Beijo enorme.
CurtirCurtir