viver na China

Chun Yun – o maior movimento humano do planeta

E vem chegando o Ano Novo Chinês, também conhecido aqui como Festival da Primavera, e as pessoas estão se mobilizando para começar a aventura de se movimentar pela China durante o feriado mais importante para o povo chinês.

Essa mobilidade humana, a maior do planeta, tem um nome: Chun Yun 春运– migração da primavera, que dura 40 dias, começando 2 semanas antes e terminando 2 depois do ano novo chinês.

Eu escrevi sobre isso já, e podem conferir aqui. Mas nessa semana li uma reportagem na CNN, com números previstos para 2017, que como tudo que se refere à China, são astronômicos.

Fiz uma síntese abaixo:

Nos sete dias do Ano Novo Chinês, os chineses devem gastar mais de 100 bilhões de dólares entre alimentação e presentes (quase o dobro do que os americanos gastam no dia de Ação de Graças).

As vendas de bilhetes de trem on-line são mais de 1000 (sim, mil) por segundo!

Em 2017 – Ano do Galo, as autoridades chinesas tem uma previsão de que aconteçam 2,5 bilhões de viagens terrestres (carro e ônibus – e os pedágios são liberados em feriados), 356 milhões de trem, 58 milhões aéreas e 43 milhões marítimas,  durante o período de 40 dias que começou em 13 de janeiro e terminará em 21 de fevereiro.

Há uma estatística que a viagem individual média no ano passado foi de cerca de 410 quilômetros, sendo assim, o número total de viagens deve chegar a 1,2 bilhões de quilômetros: o equivalente a oito vezes a distância da Terra ao Sol ou um vagaroso passeio até Saturno. E para esse ano, o governo diz que os números crescerão ao menos 2,2%.

Isso acontece, porque o Ano Novo Chinês é a data mais importante para os chineses (pode-se comparar ao Natal para os cristãos), onde é fundamental se estar junto da família. Então, todos que saíram de casa para tentar a vida ou estudar em outra região, querem voltar. Ou melhor: tem que voltar para casa.

E com os números chineses não se brinca, não é mesmo?

E tem estrutura

Como já escrevi, todos os pedágios estarão liberados e o investimento em infra-estrutura nas estradas é imenso.

Mas a ‘menina dos olhos’ aqui é a malha ferroviária. As linhas de trem bala (alta velocidade) já chegam aos 20 mil quilômetros. Que fazem parte dos 121 mil quilômetros de trilhos cortando o país de norte a sul. Ela só perde para os Estados Unidos (por enquanto… veremos no ano que vem!).

Foto de 2014, na estação de trem de Guangzhou, publicada pela China.org.cn

Foto de 2014, na estação de trem de Guangzhou, publicada pela China.org.cn

Os novos hábitos

Hoje em dia, com o aumento do poder aquisitivo do povo chinês, e muitas famílias com patrimônios invejáveis, e a abertura do governo facilitando a saída do país, as viagens ao exterior também ganharam espaço e é uma opção bem aceita. Mas, deixemos claro, vai a família toda: avós, pais, filhos, tios.

A mídia estatal estimou que em 2016,  6 milhões de chineses passaram o Festival da Primavera no exterior. Vamos ver como ficarão os números em 2017.

foto by pixabay.com

foto by pixabay.com

Mas que as agências de viagens, com uma forte campanha de marketing, estão aparecendo em cada esquina por aqui, não dá para negar. Tem uma num shopping perto de casa, que instalou um painel gigante e lá ficam passando clips dos locais mais paradisíacos do mundo, e os pacotes oferecidos. Além de muitos vendedores espalhados pelos corredores para levar o cliente para conferir as possibilidades ao vivo!

Já pensaram, esse fenômeno alcançando o mundo?

E eu, vou ficar por aqui mesmo. Estamos em processo de renovação de visto de residência, e não podemos sair da China. Vou aproveitar para fazer turismo em Shanghai, já que é uma das poucas cidades chinesas que fica vazia durante o Chun Yun.

Zái Jián!

Anúncios

9 pensamentos sobre “Chun Yun – o maior movimento humano do planeta

  1. Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China | China na minha vida

  2. Pingback: Automação Seja Louvada | PIRATAS

  3. Pingback: Ano novo chinês: como eles celebram

  4. Chris,
    Números astronômicos mesmo!
    Pedi à uma amiga para trazer um carimbo e ela informou que já tem muitos serviços parados por aí…
    Tenha um lindo Spring Festival!

    Abraços brasileiros,
    Simone Raquel

    Curtir

  5. Semana passada a China inaugurou a linha de trem Londrês – China e eu acho que já superou em extensão a dos EUA, essa linha só transporta mercadorias e leva 15 dias para chegar em Londres. Saiu na CCTV essa matéria e vi pelo perfil deles do wechat. Bjs Adoro seu blog ❤

    Curtir

  6. Seu texto sempre gostoso de se ler… E saudades de Shangai…. Vcs renovam o passaporte por mais quantos anos? Eu estou terminando a minha organizaçào de casa, do carro e dos meus afazeres que rolaram soltos durante este ano que passou. E também do material que juntei na China… já está tudo dividido em pastas. Eh só acalmar e começar a escrever… Quando estiver escrevendo sobre Shangay ficaremos bem conectadas.
    Um beijo grande, e mais uma vez obrigada pelas suas muitas gentilezas.

    Curtir

    • Aiii que bom receber notícias suas!
      E não tem o que agradecer… temos boas histórias da sua estada aqui em Shanghai!
      Bom, temos contrato até final de 2018, mas o visto se renova ano a ano…rs coisas de China.
      Aguardando ansiosa seus escritos sobre a China. Beijo enorme.

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s