China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Dicas de Shanghai/viver na China

Shikumen – a habitação típica de Shanghai.

Existem algumas construções bem típicas da China, como os Hutongs em Beijing e os Shikumen em Shanghai.

Mas hoje vamos falar sobre os Shikumen.

Shikumen 库门, que quer dizer ‘portão de pedra’ é um estilo arquitetônico tradicional de Shanghai combinando elementos ocidentais e chineses que apareceu pela primeira vez na década de 1860. No auge de sua popularidade (final do século 19 até os anos 1930), haviam 9000 shikumens em Shanghai, representando 60% do total de moradias da cidade, mas hoje a proporção é muito mais baixa, devido ao avanço da construção civil e a necessidade de redistribuir os espaços na moderna cidade. Claro que as perdas são enormes, já que esses espaços são o charme da cidade e, muitos, contam boa parte da história local.

Shikumen é classificada como um tipo de residência Lilong.

Em 2010, “técnicas de construção de arquitetura shikumen lilong ” foram  reconhecidas pelo governo chinês como Patrimônio Cultural Imaterial.

Outras cidades portuárias chinesas, também receberam essa arquitetura pitoresca nas suas concessões estrangeiras, como Hankou, hoje parte da cidade de Wuhan.

Este estilo de habitação surgiu para adaptar o estilo ocidental de casas com terraço, às condições e necessidades da vida cotidiana chinesa. A revolução dos Boxers e a de Taiping, trouxeram um grande n[umero de migrantes a Shanghai (1843/53). Para atender essa demanda começaram a construir esses edifícios residenciais, feitos de madeira, por ser mais rápido e barato. A essa construção foi dado o nome de “Li” (里) – vizinhança, “Long” () – alameda ou beco. Daí surgiram os primeiros ‘Lilong’ de Shanghai.

Reprodução de uma página do livro "Shanghai Shikumen".

Reprodução de uma página do livro “Shanghai Shikumen”.

Devido ao grande perigo de incêndio que as casas de madeira proporcionavam, este tipo de construção foi proibida pelas autoridades da cidade. No entanto, com o mercado imobiliário crescendo, houve a adaptação dessas casas para os Shikumen. Eles usaram uma técnica tradicional chinesa de estrutura de madeira e de suporte com  tijolo de construção.

As residências Shikumen possuíam um pátio muito menor do que as residências ocidentais tradicionais, e eram acessadas através de ruas estreitas. Eles também eram mais baratos de construir (apesar de serem mais caros que os originais de madeira), mais resistentes e com um valor de mercado maior. Foram construídos pela primeira vez na região que era denominada Concessão Britânica (Distrito Huangpu, hoje em dia), mas rapidamente se tornou popular em toda a cidade, e veio a tornar-se a forma predominante de construção residencial em Shanghai.

Hoje em dia vários deles foram destruídos, mas um grande número foi revitalizado e está sendo utilizado para fins culturais e comerciais. Dentre os revitalizados, um dos mais famosos é o complexo situado na Xintiandi e que abriga o ‘Memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista’, além de lojas famosas e restaurantes internacionais.

Outro lugar super charmoso, que foi revitalizado é a Tianzifang (na Taikang Lu, 210).

Numa visita ao Museu de Arte da China, comprei um livro, tipo de bolso, bem interessante com fotos de Shikumen Lilong – estrutura do complexo, fachadas, peculiaridades e interior das casas. E aqui estou reproduzindo um pouco dessas fotos, que achei bem interessantes por mostrarem a realidade que até hoje encontramos nas ruas de Shanghai.

Capa do livro.

Capa do livro.

abbab4b5-8d9c-4395-aa16-a8ce5a6b813a

Reprodução de uma página do livro “Shanghai Shikumen”.

Planta de um Shikumen Lilong em Shanghai. Reprodução de uma página do livro "Shanghai Shikumen".

Planta de um Shikumen Lilong em Shanghai. Reprodução de uma página do livro “Shanghai Shikumen”.

Sinceramente, acho esses locais super charmosos, apesar da primeira impressão ser de bagunça, confusão, lembrar os antigos cortiços do Brasil… Só que hoje são tidos como ‘points’, lugares descolados e cheio de inovação.

Um blog bem interessante para visitar sobre esse tema: Shanghai Streets Stories (em inglês).

E você, o que achou? Conta para nós aqui! =]

Zài Jián!

Visite o China na minha vida no IG – @chinanaminhavida e no Facebook.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Shikumen – a habitação típica de Shanghai.

  1. Pingback: Profissões pelo mundo:  Designer de Jóias na China

  2. Pingback: A arte da Caligrafia Chinesa | China na minha vida

  3. Pingback: Shikumen – a habitação típica de Shanghai. | BLOG DO MARCVIN

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s