brasileiras pelo mundo/Cenas da China real/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

E tem Natal na China?

Como é que os chineses comemoram o Natal? Ou na China tem Natal? É uma das perguntas que mais ouço nessa época, até porque nunca vamos ao Brasil no final do ano.
Já escrevi outros textos sobre Natal aqui, mas todo ano a coisa se repete…

Apesar de muitas tradições terem suas origens nas celebrações pagãs, o Natal é um feriado cristão para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Como os chineses batizados como cristãos são cerca um por cento da população, o Natal não é uma data importante, um feriado ou algo que se possa dizer que movimente o comércio e a cidade. Mas mesmo assim, essa pequena parcela da população ainda celebra com o intuito verdadeiramente cristão.

Ano Novo Chinês é o feriado mais importante na cultura chinesa. Ainda assim, isso não significa que o Natal é completamente ignorado. Li numa revista local a história de um chinês/canadense. Seus pais emigraram de Hong Kong na década de 1950. Quando os filhos eram pequenos, eles começaram a montar uma árvore de Natal todo ano e trocavam presentes na manhã de Natal. Sendo assim, eles tiveram a tradição da celebração cultivada em família. Mas na ceia ou no almoço de Natal, seus pais trocavam o tradicional perú por carne de porco assada, frango e sopa no melhor estilo chinês. No final a ceia terá mais parecida com um banquete do Ano Novo Chinês do que um jantar de Natal. (Se bem, que na minha opinião o que interessa é a celebração do nascimento de Cristo. O que se come é um mero detalhe…)

Mas depois que cresceram, a árvore foi esquecida na garagem, e muitas vezes nem fazem a ceia, embora todos os filhos ainda recebam presentes, e o Ano Novo chinês voltou a ser o grande feriado de inverno e momento de celebração em família. Na realidade isso aconteceu porque, sendo imigrantes queriam que os filhos se adaptassem à cultura ocidental e não ficassem ‘perdidos’ numa época em que normalmente todos estão envolvidos com decoração, Papai Noel, presentes, cultos e a excitação é quase palpável. Mas fé, sentido religioso, não era o que motivava a celebração.

Apesar do dia de Natal não ser feriado, as celebrações estão se tornando mais populares na China. Especialmente nas áreas urbanas, você vai encontrar árvores de Natal, luzes e outros enfeites nas ruas e em lojas de departamento. As crianças penduram meias na esperança de que ‘Dun Che Lao Ren’, a versão chinesa do Papai Noel, venha visitar e deixar presentes. Participação em missas de Natal também está se tornando mais popular nos últimos anos.

november 2014 003

Mas mesmo assim, o verdadeiro sentido do Natal ainda está muito longe de existir na China. É uma cultura sem tradição cristã, então não faz sentido para eles. Mas em cidades como Shanghai, onde a parcela de estrangeiros é muito grande e geralmente os restaurantes e hotéis preparam ceias e as pessoas compram presentes (mesmo os que vão para seu país, claro que levam os presentes daqui, né?), o comércio e a população estão bem conectadas com o ‘bom velhinho’. Canso de ver criaças andando na rua com os gorros vermelhos (até porque aqui está próximo de 0°C nessa época) e arregalando os olhinhos em frente as árvores de natal, que possuem toda exuberância que a China sabe fazer como ninguém. O interessante é que a maioria do comércio mantém os enfeites até as celebrações do Ano Novo Chinês, afinal o vermelho e dourado são as principais cores das duas celebrações.

november 2014 002

Agora o mais irritante nessa época aqui em Shanghai é que parece que só existe um CD , ou melhor, uma música natalina em todo o globo terrestre… “I wish you a Merry Christmas, I wish you a Merry Christmas, I wish you a Merry Christmas and Happy New Year…” Gente… em todas as lojas, restaurantes, elevadores, hospitais… tudo, você tem que ouvir essa música. É de enlouquecer… rs

Mas, como sempre falo, se estamos aqui, vamos aprender a conviver com o povo e a cultura daqui e cantar com eles ‘I wish you a Merry Christmas…’

Muita Luz, Amor e Harmonia. Que a Fé que nos mantém, seja renovada e esteja presente em todos os corações abertos à receber Jesus.

Feliz Natal!

圣诞快乐!

Shèngdàn kuàilè!

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

Anúncios

12 pensamentos sobre “E tem Natal na China?

  1. Pingback: Natal na China – 2017 | China na minha vida

  2. Pingback: Mais um Natal na China! | China na minha vida

  3. Conheci hoje o site e estou gostando,tem muito interesse de conhecer a china e quem sabe fazer faculdade aí.

    • Olá Vitória,
      Obrigada pela visita e comentário. Vc viu os posts sobre estudar na China? Tem bastante possibilidades aqui. E também tem os links das universidades lá.
      Abraço e boa sorte!

  4. Christine,

    acho que você tem mesmo é que curtir I Wish You a Merry Christmas… See stivesse no Brasil seria pior: Simone destruindo a música do John Lennon… De qualquer maneira, “então é Natal…”

    Abraços e Shèngdàn kuàilè!

  5. Como eu encontro você no seu face… Pelo seu nome completo??? Como é o seu nome no face??
    desculpe a minha ignorância digital. beijinhos,
    arcelina

  6. Amiga gostos dos seus textos e das informações você que você nos passa. Estou me preparando para visitar a China e tudo que você escreve é importante para mim. Eu gostaria de saber se é fácil para uma recém chegada entrar em contato com as igrejas cristãs do continente. Tenho inúmeros contatos em Macau e Hong Kong. Mas as autoridades eclesiais do Brasil, das diferentes igrejas cristãs, se fecham sobre este assunto no continente. O que você puder me informar eu agradeço. Depois eu informo mais a você sobre meus objetivos na China. Abração…. continue firme com o seu blog. arcelina

    • Arcelina, Hong Kong e Macau não são China. hehehe. Simples assim. Aqui há algumas igrejas católicas, há cultos evangélicos, mas a maioria voltada para os ocidentais. Se bem que o número de chineses criatão está crescendo, mas ainda não é representativo na sociedade.
      Abraço.

  7. oi!
    boa tarde!
    já estamos no mes de NATAL!
    pretendo dar uma olhada no comércio, para ver se tem
    alguma novidade made in CHINA!
    CURTI O POST!
    beijo grande para vc e familia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.