Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Curiosidades sobre o Natal na China

E ai eu escrevi outro dia que não iria fazer post sobre o natal esse ano, já que havia feito para o ‘Brasileiras pelo Mundo’. Mas sabe como é… Espírito natalino acaba contagiando, e uma coisa puxa a outra… Bem, achei duas coisas bem interessantes sobre natal aqui na China e resolvi compartilhar com vocês! (uma vez já escrevi em algum lugar nessa página ‘nunca diga nunca’…rs)

A primeira foi esse link de uma rádio de Beijing que fez um programa de Natal e tocam a versão chinesa das músicas natalinas ‘Jingle Bells’, ‘We wish you a Merry Christmas’, ‘Silent Night’, entre outras. Todas executadas por um coral feminino chinês chamado Shengnv.

Além disso, eles falam sobre a celebração chinesa do Natal que não tem relação coma religião, mas sim com a beleza da festa. Mas, uma pesquisa realizada pela Academia de Ciências Sociais Chinesa mostrou que o número de chineses cristãos em 2010 era de 23 milhões, e dentro desse grupo havia 5,7 milhões de católicos. Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao crescimento econômico chinês. Inclusive há uma série de websites chineses dedicados ao catolicismo, e esta figura da Nossa Senhora com o Menino Jesus (usando roupas tradicionais chinesas e ainda nas cores do Imperador, o que tem uma importância muito grande para a cultura local), foi reproduzida de um deles.

20111225chinahorizonschristmas1

Depois de ver essa figura, lembrei que há alguns anos atrás, numa feira de Natal, vi um estande que vendiam presépios entalhados em madeira e com personagens com feições chinesas. Na época comprei algumas peças pequenas que acabei dando de presente e no final fiquei sem nenhuma! =}

Mas como hoje em dia, Google é a solução de quase todos os nossos problemas, e dando uma pesquisada encontrei a empresa que faz esses presépios. Eles são de Beijing e a única fábrica chinesa que produz objetos cristãos entalhados em madeira, segundo o site da empresa Dong Yang Christian woodcarving factory. A empresa foi fundada em 1986 (10 anos depois que se iniciou o processo de abertura econômica na China) e hoje além de vender na China, exporta seus trabalhos para o mundo todo. Também tem um link em que conta a história de Zhang Wan Long, o artista fundador da empresa.

Selecionei algumas imagens do trabalho deles para colocar aqui:

presepio chines

arca de noé china

Como sempre falo a China é um país de extremos, por vezes situações antagônicas, ou tudo ou nada. E com relação ao Natal não poderia ser diferente. A abertura econômica e politica que vem sendo praticada na China há mais de 30 anos resultaram em maior liberdade de expressão aos chineses, às religiões e às escolhas pessoais. Para quem vê na ótica de um país democrático, ainda parece pouco. Mas olhando pela história da China, os passos foram gigantes!

Só que ainda assim, o Natal nas terras de Mao ainda tem uma conotação muito mais comercial e segundo Ma Zhichao, diretor de pesquisas da Academia de Ciências Sociais de Shanxi, num depoimento ao China Daily, esse tipo de festa acaba sendo para os chineses uma época de boas compras, oportunidades de fazer bons negócios, um ‘Shopping Festival’ (sic).

Até mesmo os elementos natalinos estão se adaptando à cultura local, como os dumplings, os instrumentos musicais e as roupas. E independente do significado religioso, que muitos nem sabem que existe, há o desejo de terem um Feliz Natal, cheio de presentes e decorações acolhedoras para o inverno rigoroso da China!

Para nós estrangeiros, cristãos, que vivemos aqui, cabe aproveitarmos o clima natalino existente e trazer o sentido original do Natal para dentro de nossos lares e corações.

Um excelente Natal para todos os leitores do China na Minha Vida!

Obrigada por todo carinho, apoio e incentivo recebido de cada um de vocês.

Que Deus continue iluminando nossos passos e nos guiando no caminho do Amor e da Paz!

chinachristmas

Feliz Natal!

Shèngdàn jié kuàilè!

诞节! 

ET: quem quiser conhecer curiosidades sobre as celebrações de Natal em outras partes do mundo, confiram o especial de Natal do ‘Brasileiras pelo Mundo’. Desde o Brasil até a China, vocês poderão entender um pouco de cada cultura nessa época do ano.

Anúncios

11 pensamentos sobre “Curiosidades sobre o Natal na China

  1. Pingback: Mais um Natal na China! | China na minha vida

  2. Pingback: E tem Natal na China? | China na minha vida

  3. Pingback: E o Natal está aí… até na China. | China na minha vida

  4. Pingback: (Algumas) Crenças Chinesas. | China na minha vida

  5. muito legal mais esta postagem e a figura da virgem com o menino é fantástica!
    já toquei no assunto com vc e espero que quando tiver oportunidade, ache mais coisas das manifestações católicas ( reprodução dos santos cm características chinesas). acho isso incrivel, de uma beleza sem ingual!……………beijão para vc e familia!

    Curtir

  6. Esqueci de dizer que adorei essas peças de Natal. Parecem ser muito bem feitas e com as características raciais e culturais chinesas são imperdíveis!
    Também quero lhe deixar meu abraço de Natal com votos de felicidade, paz e amor… A você e à sua família
    bjs da regin@

    Curtir

  7. Olá Chris, fiquei matutando sobre esse post acerca do Natal na China. Embora a cultura chinesa não tenha nada a ver com Natal, pois a maioria não é cristã, o momento atual – nem tão atual assim – é o de ganhar dinheiro. E digo isso não apenas baseada no que você nos relata.A quantidade de objetos, de todos os tipos e qualidade, que encontramos aqui no Brasil, com a etiqueta “made in China” é incalculável. Há lojas aqui no Rio onde tudo é made in China. E quando digo tudo é tudo mesmo, desde porcarias, até objetos criativos e úteis. A impressão que tenho é que eles, chineses, pesquisam muito antes de fabricar alguma coisa e então lançam no mercado e têm sucesso. E eu entendo essa característica nova (?) do ganhar dinheiro. O país é imenso e hiper populoso e só poderia crescer, como tem crescido, dessa forma, ou seja, produzindo e produzindo e gerando empregos e vendendo.
    Acho que essa história de Natal nem importa muito, ou nada mesmo. É mais uma forma de produzir, vender e fazer dinheiro.
    Não tenho dúvidas de que mais um 20 anos ou menos a China será a economia mais forte do planeta. Por enquanto, com a mão de obra barata, eles exportam para o mundo inteiro e vendem a preços mais que accessíveis… Não sei até quando esses preços serão assim tão accessíveis… Penso que daqui a mais um pouco, vão impor seus preços e mundo que se cuide. Será o Dragão se virando com toda a sua força para o ocidente minguando e de pires na mão. Estarei enganada? Me diga…. bjs da regin@

    Curtir

    • Oi Regina,
      Vc tem razão em tudo que coloca, mas não são os chineses que criam sozinhos tudo. As grandes multinacionais (e hoje em dia as nem tão grandes assim) vem para a China com o protótipo do produto e vão desenvolver um fornecedor. Ai claro que tem o jeito chinês de reinventar a roda (rs) e eles saem criando em cima e copiando mesmo. Então, quando as pessoas falam que a China vai dominar o mundo, que os chineses são isso ou aquilo, sempre lembro que quem veio para cá em buca de lucros maiores, afinal os chineses eram um povo pobre e sem conhecimento de mundo, foram os estrangeiros. Só que os chineses surpreenderam o mundo com seu isntinto de dragão e a força de fenix (nunca uma lenda caiu tão bem para uma situação) e hoje o mundo quebra se a China quebrar! Como sempre digo: se quer entender o presente, olhe para o passado! É fato! Beijo e um excelente Natal carioca… saudades da lagoa e dos Natais que passei ai qdo eu tinha crianças em casa…hehehe

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s