Hoje, com quase 10 anos de blog, já escrevi várias vezes sobre diversas datas, feriados e comemorações chinesas, mas também tem muitos artigos sobre o natal na China. Prometi a mim mesmo que não escreveria mais sobre o assunto, já que na China não há natal oficialmente.
Mas conversando com a Dani (@danitassy), chegamos à conclusão que há, sim, algo a se dizer: como entrar em clima de natal estando na China! Afinal, muitos estrangeiros (como nós duas) não voltam ao seu país de origem para as festas de final de ano. E fica aquele vazio… até porque os dias 24 e 25 de dezembro são dias comuns desse lado do mundo. Dia de trabalho, de ir à escola (com exceção das internacionais), academia, uma consulta médica. Quando estava na universidade, meu filho chegou a ter exame final no dia de natal.

Decoração “made in China”
Aí vocês podem estar se perguntando: Mas todas as decorações de natal comercializadas no mundo são “made in China”, não são? Sim, são. Agora vale lembrar que nem tudo que é produzido na China é vendido no mercado interno.
Apesar disso, cada ano que passa, vemos mais e mais decorações natalinas nas ruas e comércio das grandes cidades chinesas. Porém, isso não quer dizer que há a presença do espírito de natal na China. Shanghai é a campeã em mega decorações. Beijing parece ter bem menos desse inusitado ‘espirito natalino’ e, quanto mais ao interior ou nos afastarmos desses grandes centros, menos veremos a presença do natal.
As decorações natalinas se restringem aos centros comerciais, hotéis, restaurantes e alguma coisa nas ruas onde há uma frequência maior de estrangeiros (ao menos em Shanghai). E isso se dá porque aqui a matemática é lógica: NATAL (decoração bonita, e os chineses são mestres nesse quesito) + COMÉRCIO AQUECIDO (Já que Papai Noel é um personagem que leva presentes a todos) = LUCRO
Com essa conta básica e certeira, cada ano que passa Papai Noel está mais presente na vida do povo chinês.
Dentro desse falso clima de natal (já que o significado cristão existe somente para 10% da população do País do Meio), nós estrangeiros vamos atrás de alternativas viáveis.



Entrando no clima natalino
Passar o natal na China pode ser muito divertido já que, ao menos para nós brasileiros, aqui realmente tem neve e frio, o que torna tudo mais mágico, bonito e inusitado. Isso é um bom começo.
E vamos ao que interessa:
- Compre decorações natalinas (afinal estamos na China): de uns anos para cá, está muito fácil encontrar tudo que puder imaginar nesse quesito, e por preços realmente tentadores. Para quem não está nos grandes centros, o TAOBAO é a salvação – e vamos combinar que mesmo para quem vive em Shanghai, comprar pelo Taobao é muito conveniente e evita o desgaste da tão famosa barganha. Clique aqui para ver um pouco desse paraíso do consumo online.
- Bazares Natalinos: sim, nas grandes cidades chinesas tem muitos, e geralmente tem muita diversidade de comida e artesanato. Além do vinho quente alemão em quase todos eles.
- Assista a filmes e ouça músicas natalinas: como disse, para se sentir no clima de natal aqui na China, você terá que estar dentro de shoppings o tempo inteiro, então, por que não montar sua árvore de natal ao som de Jingle Bells?
- Organize a ceia (24) e/ou o almoço (25) com os amigos: nada mais natalino do que confraternizar com as pessoas queridas. Descubra quem estará por aqui, ou mesmo dias antes do dia de natal, combine com seus amigos um almoço ou jantar. Você pode organizar em casa ou reservar um restaurante para receber a todos. Geralmente os restaurantes e hotéis internacionais promovem ceias e brunchs de natal. Nesse link tem algumas dicas de Shanghai.
- Amigo secreto: já que reuniu os amigos (que no nosso caso, chamamos de família chinesa), quer algo mais divertido do que trocar presentes mesmo que seja uma lembrancinha ou aquele presente engraçado que fará você lembrar até o próximo natal?
- Ligue para quem esta longe: independentemente se você está aqui sozinho ou com a família, com certeza existem pessoas no outro lado do globo que te amam e te querem bem. Então separe um tempinho para se conectar com todos eles.
- Celebre o nascimento de Jesus: não é porque estamos distantes de nossas raízes e num país não cristão, que vamos esquecer o verdadeiro sentido do natal. Para quem é católico, existem igrejas com missa em inglês nas grandes cidades. Para os demais cristãos, sempre há algum grupo que se reúne para orar, para confraternizar nessa data tão especial.
O natal é um desses momentos que nos faz refletir um pouco sobre nossas relações, o que vale a pena, o quanto o carinho e o amor são necessários na nossa vida. Um momento de celebrar a vida, de se preparar para um novo ano e, especialmente, agradecer por estarmos aqui.
Bem, é isso pessoal! Espero que vocês tenham um natal cheio de luz e amor, junto com quem te faz bem, mesmo que essa pessoa seja você mesmo.

Curiosidades sobre o natal na China
Se você chegou aqui agora, seguem alguns links dos artigos que escrevi nos anos anteriores sobre o natal aqui na China.
Então é Natal… mas até na China?
Curiosidades sobre o Natal na China
PS: Como falei em agradecer, vamos a ação: esse artigo só saiu porque a Dani me deu um baita empurrão, enviou a pauta mastigada (eu estava bem desanimada mesmo).
O blog me deu muitas coisas nesses quase 10 anos, mas o que recebi de mais precioso com ele, foram os amigos que fiz para a vida. E a Dani é uma delas. Se você não conhece o trabalho dela, dá um pulinho no Instagram @danitassy e no canal do Youtube, que tem dicas muito legais sobre a China e especialmente sobre Beijing.
Feliz Natal!
圣诞快乐!
Shèngdàn kuàilè!
Pingback: Natal na China – um resumo dos fatos | China na minha vida
Obrigada pelostextossobrea China,continue levando pitadas de informações sobre esse país continente tão fascinante.Comovida e agradecida!!!!
CurtirCurtir
Eu que agradeço sua visita Cinthia! ❤
CurtirCurtir
Eu amei teu post…eu viajo através das tuas palavras….um abençoado Natal para a Família chinesa…
CurtirCurtir
Obrigada Rosi,
Para vc também!
CurtirCurtir