Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

Então é Natal…

Pois é pessoal, chegamos no dia de Natal…

E nós aqui do outro lado do mundo vivendo o Natal literalmente no “clima de Natal”, hoje está perto de 0° novamente. Só não tem neve.

Mas na China, celebram o Natal?  Você deve estar se perguntando. Pois é, não celebram mesmo. Mas eles adoram um enfeite, um brilho, luzes piscando e muita coisa junta. Quer época melhor do que o natal para juntar tudo isso e entrar no clima? E quando falamos em decoração e enfeites, com nossos amigos chineses não tem para ninguém!

Na realidade acho que para se falar de Natal (e acredito de qualquer outro assunto) na China, precisamos fazer um parênteses do que vemos em Shanghai e o que acontece na “China real”. Shanghai está cada vez mais ocidentalizada e apesar de sabermos que existem chineses cristãos, o que vemos nas ruas é mais pelo sentido “decorativo” do que pelo real espírito de Natal.

Quando vivíamos em Chang Chun, no norte DA China, não havia nada de decoração natalina no comercio e nas casas. Os hotéis internacionais montavam uma árvore no saguão e pronto. A noite de natal, ou mesmo o dia 25 era uma data como outra qualquer. Shanghai, pelo grande número de estrangeiros, acaba sendo invadida pelas nossas tradições, temos o exemplo do “Thanks giving” Americano celebrado em todos os lugares possíveis por aqui.

Então é assim que a coisa está funcionando: todos os lugares enfeitados, todos os shoppings com Papai Noel, todos os restaurantes com promoção de ceia e almoço natalinos. O sentido: puramente comercial e decorativo. Eles acham bonito, tanto que o Papai Noel vai continuar trabalhando até o dia 31 de dezembro. Eles querem fotos com o bom velhinho não importa a data.

Dia 24 e 25 de dezembro são dias comuns, com aulas nas escolas chinesas e expediente de trabalho. Quem para são as escolas internacionais e as empresas estrangeiras.

Para os estrangeiros que ficam, faz-se a celebração em pequenos grupos, com as pessoas que são próximas aqui. Sempre digo que, do outro lado do mundo, nossos amigos são nossa família. É para quem vamos correr na hora do desespero, é com quem comemoramos as vitórias, é com quem celebramos nosso dia a dia.

natal2010

Mas mesmo assim, acho que acabamos perdendo um pouco do referencial. É diferente o clima, o espírito das pessoas, sei lá. Vai ver que é porque aqui estamos congelando e não naquele calor de 40°…

Mas as igrejas católicas e outras religiões cristãs acabam fazendo alguma celebração, missa ou culto. De alguma forma temos como passar o Natal sem apertos.

O interessante é que conheci um Papai Noel da Finlândia, Santa Claus original! Ele veio à Shanghai somente para trabalhar em um Shopping durante esse período e tirar muitas fotos com os chineses. A empresa que o trouxe está com um estande vendendo produtos da Finlândia e divulgando o país como a verdadeira “Terra do Papai Noel”.

Uma curiosidade é a quantidade de gorros de Noel que eles estão vendendo, independente das pessoas comprarem as fotos, os gorros eles levam. E já saem com ele na cabeça. Sem problemas! J E viva a festa do Natal!

Zhú dà jiá Sheng Dàn Kuài Le!

Desejo a todos um Feliz Natal!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Então é Natal…

  1. Pingback: Mais um Natal na China! | China na minha vida

  2. oi!
    já é Natal!
    e o tempo voa!
    Por aqui, as lojas praticamente sem nada de enfeites de Natal!
    Não vi novidades made in china e, quem tem alguma coisa para vender, parece resto do ano passado!
    Está tudo muito diferente e frio este ano, apesar do puta calor úmido que já está fazendo! Me repetindo, gosto do jeito que vc escreve!!!!!!!!!!!!!!!!! beijão para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s