Outro dia escrevi sobre alguns fatos sobre Shanghai e muita gente adorou (inclusive eu, que descobri coisas interessantes durante a pesquisa) e resolvi pesquisar mais algumas curiosidades chinesas e sobre cidades.
Por merecimento e importância, nada mais justo do que falar sobre a capital desse pais: Beijing.
Beijing, 北京
Que literalmente significa capital (jing) do Norte (bei), costumava ser chamada de Beiping ou “Paz do Norte” por breves períodos de tempo, incluindo de 1928 a 1949, quando a capital chinesa estava em Nanjing, 南京, capital do sul.
A cidade teve uma série de nomes durante sua história: Jicheng (Cidade de Ji), Yanjing (Capital de Yan), Zhongdu (Capital Central), Dadu (Grande Capital). Beijing foi o décimo sexto nome dado à cidade
É uma das cidades mais antigas do mundo.
A história de Pequim remonta a 3.000 anos. Tem a idade de Londres, seis vezes mais que Nova York e dez vezes mais que Sydney. A cidade mantém uma riqueza de locais históricos, como a Grande Muralha e a Cidade Proibida.
Beijing é também uma das áreas habitadas mais antigas do mundo. Os fósseis indicam que o Homem de Pequim (Homo erectus) viveu lá de 770.000 a 230.000 anos atrás.
Foi a capital de seis notáveis governos chineses.
A China é governada por Beijing há mais de 700 anos, e é por isso que existem tantos locais históricos para explorar.
221 AC: Capital do Estado Yan, Período dos Reinos Combatentes
1271: Capital nacional para a dinastia Yuan
1402: Tornou-se capital da Dinastia Ming (1368-1644)
1644: Capital da dinastia Qing
1912: Capital da República da China
1949 até os dias atuais: Capital República Popular da China inaugurada por Mao Zedong
Retrato de Mao
O retrato oficial de Mao Zedong na Cidade Proibida em Beijing, mede 6 x 4,6 metros e deve ser repintado anualmente devido aos efeitos do clima e da poluição do ar.

A cidade abriga sete locais de Patrimônio Mundial da UNESCO:
A Grande Muralha, a Cidade Proibida, o Palácio de Verão, o Templo do Céu, os Túmulos Ming, o Zhoukoudian Pekin Man site (museu do Homem de Pequim) e o Grande Canal.
Além disso, como sempre digo que na China nada é grande, tudo é enorme, temos que levar em conta que:
- A Grande Muralha é uma das maiores atrações do mundo – a maior muralha do mundo.
- A Cidade Proibida é o maior palácio do mundo. É também o palácio imperial mais bem preservado da China.
- O Palácio de Verão é o maior jardim imperial do mundo, onde os imperadores passavam o verão.



E falando em Cidade Proibida
Também é conhecida como Gu Gong em mandarim, fica no centro da cidade de Beijing e já serviu de palácio imperial para 24 imperadores durante as Dinastias Ming e Qing (1368 – 1911).
A construção levou 14 anos durante o reinado do imperador Chengzu na dinastia Ming (1368-1644). De forma retangular, é o maior complexo de palácios do mundo e cobre 74 hectares. Está cercado por um fosso de 52 metros de largura e uma parede de 10 metros de altura e contém mais de 8.700 quartos. Era proibido entrar no complexo sem a permissão especial do imperador. Daí o nome ‘A Cidade Proibida’.
Ópera de Beijing
É uma forma tradicional de teatro chinês, além de ser uma parte importante da cultura chinesa. Esta forma de arte consiste em uma combinação de música, diálogo falado e sequências de ação. As pessoas praticam sua ópera cantando em parques da cidade (já vi vários artistas nos parques aqui em Shanghai) e também em casas de ópera.
Pato de Pequim
Também conhecido como Pato de Beijing, pato laqueado ou Pekin Duck. O prato é feito com patos brancos, assados com ar comprimido injetado entre o pato e a pele. Utiliza-se madeira menos esfumaçada e dura, como galhos de pera, pêssego ou tâmaras, levando a um sabor frutado e a uma cor avermelhada na pele
A história desse prato tradicional, remonta à dinastia Ming, cerca de 600 anos atrás. Cozinheiros de toda a China viajavam para a Cidade Proibida e queriam cozinhar para o Imperador, porque apenas os melhores chefs podiam entrar nas cozinhas do palácio. Quando a dinastia Qing terminou em 1911, os chefs que deixaram a Cidade Proibida começaram a trabalhar em restaurantes da cidade e popularizaram a especialidade servida ao Imperador.
Seriam muito mais que oito fatos
Claro que se eu quisesse poderia enumerar uma lista enorme, imensa, gigantesca como a cidade merece. Só que resolvi me apegar nos fatos mais da historia dessa cidade e de obedecer a superstição do numero 8, por ser um numero auspicioso para os chineses!
Para quem gosta de listas, tenho mais alguns artigos interessantes nessa linha:
10 fatos sobre Shanghai
26 fatos sobre o Ano Novo Chinês
Pandas – 10 fatos sobre eles.
Divirtam-se!
Zái Jiàn!
Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas…
Beijos 😘.
CurtirCurtir
Obrigada Agatha!
Feliz em ter vc por aqui.
Beijo
CurtirCurtir
Nossa, coisa boa vc de volta
CurtirCurtir
Mariel,
Bom te ver aqui também!
Uma vez por semana estou por aqui. No Instagram, diariamente…rs
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Abraço e se cuide
CurtirCurtido por 1 pessoa