China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

26 fatos sobre o Ano Novo Chinês

São muitas as curiosidades que envolvem essa data tão importante para o povo chinês e, mesmo já tendo escrito bastante coisa sobre o Ano Novo Chinês, sempre encontramos algo mais para falar.

Pesquisando aqui e ali, encontrei alguns fatos bem interessantes que destaquei aqui, principalmente para os que estão descobrindo os mistérios dessa celebração.

people-3110562_960_720

  1. O dia mais importante do Ano Novo Chinês é a véspera, é o mesmo costume que temos para Natal e ano novo, e o primeiro dia do ano.
  2. O feriado oficial atualmente são 7 dias, mas na época que cheguei aqui eram 15.
  3. Estima-se que um sexto do mundo comemora o Ano Novo Chinês, incluindo mais de 1 bilhão e 400 milhões de cidadãos chineses. Nos últimos anos, as celebrações em Nova York, Londres e outras cidades globais se espalharam pelas `Chinatowns` locais e se tornaram eventos tradicionais no calendário. No Brasil a maior festa é na Liberdade, em São Paulo.
  4. São Francisco, EUA, tem a maior celebração do Ano Novo Chinês fora da Ásia. Em 1860, durante o Rush do Ouro, quando grande número de chineses imigrou para a região, foi realizada a primeira celebração.
  5. O Ano Novo Chinês rivaliza com o Natal como o evento mais celebrado do mundo.
  6. O recorde mundial de mensagens de texto enviados em um dia é quebrado anualmente durante o Ano Novo Chinês. O atual recorde é de 19 bilhões.
  7. Além da China, o Ano Novo Lunar também é celebrado no Vietnã, Singapura e alguns outros países asiáticos. É chamado de lunar porque a data é baseada no movimento da lua.
  8. Em vez de presentes embrulhados, as crianças recebem envelopes vermelhos cheios de dinheiro, chamados HONGBAO. A quantidade é tradicionalmente um número par, não divisível por quatro, pois simboliza a morte. Hoje em dia com o fenômeno do wechat, os envelopes são entregues virtualmente em muitas casas.
  9. Acredita-se que todas as contas pendentes, dívidas a amigos e familiares, devem ser pagas antes do Ano Novo Chinês, para não começar o ano com débitos.
  10. Os chineses acreditam que chorar no primeiro dia do Ano Novo chinês resultará em momentos tristes para o resto do ano.
  11. Não importa a data de nascimento – no Ano Novo Chinês, todo mundo fica um ano mais velho. Então, mesmo que seu aniversario seja só em novembro, a partir do primeiro dia do ano lunar já se diz a idade que ira completar.
  12. Na China, é comum contratar uma namorada ou namorado “falso” para levar para casa durante o Ano Novo chinês, evitando a pressão dos pais para se casar.
  13. De acordo com a tradição chinesa, o que quer que alguém faça no Ano Novo define o precedente para o resto do ano. Por exemplo, se alguém empresta dinheiro no Dia de Ano Novo, passará o ano fazendo isso. Vai saber…
  14. Os chineses são encorajados a não usar palavrões ou palavras “azaradas” no dia de Ano Novo. As palavras negativas e a palavra “quatro” (que tem o som da palavra “morte” em mandarim) também são tabus.
  15. Falar sobre o passado é desencorajado no dia de Ano Novo Chinês, porque tudo deve ser voltado para o futuro: ano novo e novos começos.
  16. No dia de Ano Novo, os chineses não devem lavar os cabelos porque podem `lavar` a boa sorte para o novo ano.
  17. No Ano Novo Chinês, ninguém usa tesouras ou facas, porque acreditam que poderão cortar a boa fortuna.
  18. Tradicionalmente, no Ano Novo Chinês, as primeiras palavras que alguém ouve indicam o tipo de fortuna que terá para o resto do ano. Por isso o cuidado com palavras negativas.
  19. Durante as celebrações, é considerado desafortunado cumprimentar alguém no quarto, para que todos, mesmo os doentes, tentam se vestir e sentar na sala de estar.
  20. No primeiro dia de Ano Novo, as famílias chinesas comem um prato vegetariano composto por 18 ingredientes chamados `jai`, que foram atribuídos com qualidades supersticiosas, como a semente de lótus (para descendentes masculinos), algas de musgo preto (para a riqueza) e broto de bambu (para o bem-estar).
  21. Comer uma galinha inteira é muito comum, mas é importante que a galinha ainda tenha a cabeça, a cauda e os pés para simbolizar a integridade.
  22. Durante o Ano Novo Chinês, o macarrão (noodle) não pode ser cortado, como forma de representar uma longa vida (isso também é bem comum no dia de aniversário).
  23. As duas flores mais comumente associadas ao Ano Novo Chinês são a flor de ameixa, que é um símbolo de coragem e esperança, e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.
  24. No primeiro dia do Ano Novo Chinês, as pessoas geralmente não comem carne. Abster-se da carne no primeiro dia não só garante uma vida longa e feliz, mas também ajuda a purificar e a limpar o corpo. Além disso, honra a tradição de que nada deve ser morto no primeiro dia do novo ano.
  25. O 5º dia do Ano Novo Chinês, as pessoas ficam em casa para receber o Deus da Riqueza. Ninguém visita amigos ou famílias porque acredita que a visita trará às duas partes má sorte.
  26. É considerado desafortunado comer tofu no Ano Novo Chinês porque é branco. Para os chineses, o branco significa morte e infortúnio.

E porque 26? Simples, 2+6 é 8, e 8 é o número mais auspicioso e de boa sorte para os chineses. Então… se esta na China, faça como os chineses. E, no final, um pouquinho de boa sorte não faz mal a ninguém, não é mesmo?

new-years-eve-2771139_960_720E não esqueçam: o primeiro dia do ano novo em 2018 será 16 de fevereiro. A celebração começa dia 15. E estamos entrando no ANO DO CACHORRO.

Ja leu as previsões para esse ano? Clique aqui!

Xīnnián kuàilè!

新年快乐!

Feliz Ano Novo!

 

 

2 pensamentos sobre “26 fatos sobre o Ano Novo Chinês

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.