China/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

2019 – Ano do Porco na China

2019 – Ano do Porco

E, oficialmente, estamos em 2019.

Daqui quase 1 mês, dia 4 de fevereiro, estaremos no ano do porco, o animal que vai reger o ano para os chineses.

E o que isso significa?

Na prática, os porquinhos já invadiram a cidade e estão por toda a parte: nos supermercados, cartazes de rua, propagandas, envelopes de presente, roupas e decoração de rua. Impossível passar despercebido e, claro, já comprei meu porquinho fofo para saldar o novo ano.

Horoscopo chinês

Mais do que um mero horóscopo, que como estamos acostumados no ocidente, que nos traz previsões para nossa sorte (ou não) no ano que se inicia, o zodíaco chinês tem uma influencia massiva na sociedade desse pais. É extremamente respeitado e nascer do ano de um animal (em 2018 cachorro, 2019 porco e por aí vai…) pode ser sua glória ou seu triste futuro. Nas devidas proporções, claro.

O fato é que existem os animais que são os preferidos de quase todos por aqui: dragão e cavalo são os campeões em disparada, e as pessoas costumam planejar casamentos, nascimentos de filhos, aberturas de empresas e o que mais puderem, baseados nas características que esses animais (signos que regem o ano vigente) podem agregar ao seu empreendimento ou nova fase da vida.

Já publiquei alguma coisa sobre o ano do Porco –Qual o signo do horóscopo chinês para 2019?– e em como se proteger no ano que seu animal rege – Como trazer boa sorte em seu ano do horóscopo chinês (Ben Ming Nian) -, mas vamos ver o que o Porco nos promete para 2019.

Minhas pesquisas

Como todos que me acompanham já sabem, meu conhecimento de astrologia é raso, só mesmo a minha curiosidade que me faz buscar algumas explicações para entender melhor tudo que envolve a astrologia e como podemos interagir com ela.

Nessas buscas, encontrei algumas previsões para 2019, baseadas no horoscopo chinês e, assim sendo, como o porco vai influenciar a vida dos chineses e de quem acredita nele!

Seguem alguns links que encontrei, com introduções das previsões que eles publicaram (clica no nome do website para acessar o link com a matéria completa):

Astro Rei

“Haverá sensação de abundância em 2019, o que pode levar a uma má gestão de recursos financeiros. Deslizes com o controle dos orçamentos determinam a amplitude de perdas de dinheiro. Os assuntos financeiros serão acometidos pela crise, levando o bolso ao processo de esvaziamento. Luxos e confortos demandarão melhor gestão de sua parte”.

Horóscopo do dia

“Será um ano perfeito para fazer balanços e para descansar, cheio de lazer e de leveza para aqueles que conseguiram aproveitar todo o potencial oferecido durante esses últimos anos. O clima estará mais leve, com boas vibrações. A vontade de não fazer nada, de relaxar e de deixar as coisas fluírem serão sensações que tomarão este ano, com mais tranquilidade e menos trabalho duro. Carpe diem!” 

Terra – Vida e estilo

Nesse site achei as características de todos os signos, só clicar no nome para conferir, mas resolvi transcrever aqui as do porco, por ser o animal da vez, certo?

Porco (Zhu) – Com uma força interior extraordinária e de personalidade forte, o Porco está sempre cercado por uma aura de mistério. Naturalmente, exerce domínio sobre as outras pessoas, embora pouco fale e muito observe. Sua natureza desconfiada e arredia esconde emoções fortes e sentimentos poderosos, que ele procura não revelar ou expor às pessoas, enquanto não confiar nelas totalmente. Reservado nos assuntos do coração, pode pôr de lado a sensibilidade e o romantismo, evitando ser levado pela paixão. Mesmo assim, apaixona-se com relativa facilidade. No sexo, dá um valor enorme ao prazer físico, que para ele é como uma necessidade. Seu otimismo e sua sensualidade criam uma clima agradável, principalmente para parceiros ansiosos ou pessimistas, ajudando-os a encontrar beleza e encanto nas coisas da vida.

VIRTUDES: usar na medida certa a prudência e a coragem. Signo de muita atividade, que busca tenazmente alcançar suas metas com ambição e determinação
DEFEITOS: irritabilidade descontrolada, decorrente da inveja. O instinto vingativo é muito forte e a sensualidade pode fugir ao controle, com o predomínio dos instintos
SAÚDE: o signo governa as glândulas, o cérebro e os pulmões, com tendência à diabete e a problemas respiratórios

Signo zodiacal correspondente: Escorpião
Horas governadas pelo signo: das 21h às 23h
Mês favorável: maio (outono)
Elemento: Água
Polaridade: Yin
Planeta regente: Mercúrio
Metais: aço
Pedras: opala e topázio
Erva: tomilho
Perfume: almíscar
Cores: púrpura e marrom
Flor: azaléia
Número de sorte: 8
Número dee: terça-feira

KarmaWeather

Esse é um outro site que acho bem interessante, pois nos apresenta uma serie de variáveis para cada signo, como Feng Shui, compatibilidade, cores etc.

Feliz 2019!

Bom, independente do seu signo chinês ou do zodíaco que usamos no ocidente, que 2019 seja um ano de muita paz, fartura, capacidade de lidar com os desafios e, acima de tudo, que o ano seja de muito AMOR, que é disso que todos precisamos.

Sejamos mais maleáveis, caridosos e que possamos espalhar amor por onde nosso destino nos levar!

Xīnnián kuàilè!

Feliz Ano Novo!

5 pensamentos sobre “2019 – Ano do Porco na China

  1. Pingback: E chegou o ano do PORCO na China! | China na minha vida

  2. Pingback: O que não pode faltar na ceia do Ano Novo Chinês | China na minha vida

  3. Pingback: 26 fatos sobre o Ano Novo Chinês | China na minha vida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s