China/Cultura Chinesa/Viagens/viver na China

Aplicativos para (sobre)viver na China

Já escrevi em algum lugar aqui no blog que ter um smartphone na China é uma questão de sobrevivência, necessidade básica.

A infinidade de aplicativos disponíveis nos ajudam desde de aprender a língua (seja em cursos formais ou simples jogos que nos distraem e quando percebemos… foi!), a escolher restaurantes e atrações turísticas, andar pela cidade e os incríveis tradutores que estão cada vez mais elaborados.

Por isso resolvi recomendar alguns aqui que uso e facilitam muito meu dia a dia.

DeathtoStock_SlowDown2

Smartphone é produto de primeira necessidade por aqui!

Claro que existem centenas de outros, e se alguém quiser recomendar algum aqui nos comentários, por favor, pode fazê-lo. O objetivo é divulgar informação e facilitar a vida de quem vem para a China, seja para viver ou para passear.

Outra coisa interessante de saber, que mesmo sem um número chinês, você consegue acesso à internet por wi-fi em praticamente todos os lugares. De lojas de Departamento, shopping, restaurantes e cafés. O mais divertido é que geralmente as senhas são os números de 1 a 8, ou I love … (nos 3 pontinhos coloque o nome do estabelecimento ou o que ele serve – pizza, coffee). Mas se essa dica não funcionar pode pedir para qualquer atendente a senha, que eles fornecem na hora. Alguns locais já deixam a senha do wi-fi nas mesas ou em algum local de visibilidade.

O chinês não vive sem internet. Isso é fato!

Se você fala para um chinês – vamos no restaurante x? – rapidamente ele saca o celular e vai correndo no app de cotação de restaurantes, te diz qual o melhor prato, quantos pontos tem no geral e se vale à pena ou não ir ao lugar! Isso vale para lojas, preços, compras…

Não é à toa que os vendedores do Taobao ficam malucos atrás da sua avaliação. Isso faz muita diferença para o consumidor chinês.

Bom, seguem aí minhas sugestões.

 China Metro – tem os mapas de metro nas principais cidades chinesas e outras pelo mundo.

Google Maps – Funciona muito bem e te leva a qualquer lugar, desde que você tenha internet e VPN (tem uma dica abaixo) pois o google é bloqueado na China.

Slide1

Linhas de Metro e Mapas em tempo real.

Hi Shanghai – ou Hi Taxi Shanghai – ele já foi meu queridinho, tanto que escrevi um post sobre o seu uso aqui. Mas o último update do app deixou ele um pouco difícil. Ainda uso, mas não mais com a frequência que usava. A vantagem é que ele é free.

Smart Shanghai – Esse é pago, mas com as dificuldades que encontrei no Hi SHanghai, acabei mudando para esse. É bem completo e tem versões para outras cidades chinesas. No website você acessa as informações de graça.

Slide2

Aplicativos para bares, restaurantes e dicas de locais bacanas, parques, museus…

Google Translate – desde sempre ele é meu companheiro inseparável na China. Infelizmente o Google foi bloqueado e agora esse app só funciona com o VPN ligado.

VPN Express – esse é o que uso no iphone (no meu computador uso outro). Gosto muito, tem um sinal estável, mesmo quando saio do 3G e entro no wi-fi, ele mantém conectado. O VPN, seja qual for o de sua preferência, te dará acesso aos websites que são bloqueados na China, como: facebook, instagram, google e vários sites (esse do blog é um deles…). Também já escrevi sobre a censura na China.

Slide3

OS tradutores que nos salvam de muitas situações e o bendito VPN.

Uber – é um aplicativo para taxi, mais caro que os que se pega na rua. Mas com a atual dificuldade de se conseguir um taxi em Shanghai, ele salva muita gente.

WeChat – é a mesma coisa que o whatsapp, mensagens instantâneas. Também tem a função de ligação gratuita. Além disso você monta uma página pessoal como o face book, mas eu não uso muito. Não acho tão interativa, não me acostumei… Mas como ‘messeger’ é bom.

Slide4

Para taxi e o app de mensagens queridinho dos chineses.

Waygo – esse app é pago também. Mas vale cada centavo que custou. Você coloca o leitor (que funciona com a máquina fotográfica do celular) sobre a palavra impressa: ele reconhece os caracteres e te dá a tradução em inglês. Sabe aquela hora no supermercado que você vê duas embalagens semelhantes, sabe que há uma diferença crucial e não tem ideia de qual é? O Waygo resolve seu problema. Adoro e super recomendo.

KTdict C-E – é um dicionário do inglês para o mandarim, o interessante dele é que lista todas as palavras possíveis e o que realmente significa. Também uso bastante no dia a dia.

Slide5

Dicionário e leitor de caracteres. Genial.

Learn Chinese Mandarim – é para aprender, mas funciona como um guia rápido para te dar frases para as situações do dia a dia. Bem prático também.

Mandarim Chinese by Nemo – você escolhe quantas palavras quer aprender por dia, e ele vai te dar as palavras em pinyin e caracteres, além de exercícios para fixar as mesmas. Todos os dias você aprende novas palavras.

Slide6

Para aprender mandarim.

Pleco Chinese Dictionary – é mais um dicionário que tenho no meu iphone. Também dá bastante opções, sons e usos das palavras.

Chinese Skill – outro aplicativo para aprender mandarim, com lições iniciando do básico e fixando o que foi aprendido com exercícios lúdicos. Bem interessante. Comecei a usar agora e já fiz algum progresso…rs

Slide8

Mais dicionários e aprendizado interativo.

Shanghai Daily e China Daily – ambos são a versão eletrônica de jornais chineses. Te mantém atualizado.

Slide9

Para se manter informado.

Simple AQI – esse aplicativo é bem usado pelos estrangeiros aqui. Mede a qualidade do ar. Eu pessoalmente não uso diariamente. Acho que ficaria maluca olhando quão ruim é o ar que temos disponível. Mas conheço quem não saia na porta de casa sem consultar um desses app.

Slide10

E o ar que eu respiro…

Como escrevi no inicio, esses são somente alguns… Para turismo tem uma série deles. O Taobao também tem o seu próprio aplicativo, bem como vários supermercados e serviços de ‘delivery’.

Todos eles ajudam muito a nossa vida aqui, principalmente os de endereços e os dicionários/tradutores.

E você, conhece algum? Deixe sua dica no comentário.

Zài Jiàn!

27 pensamentos sobre “Aplicativos para (sobre)viver na China

  1. Oi! Estou indo pra china em abril! Este VPN que você indicou em 2015 ainda é o que você usa atualmente? Obrigada por tantas informações!!
    Ana Alice

    • Oi! Ana!
      Sim ele funciona, mas hoje tem algumas opções gratuitas, como o Betternet.
      Como assino anula, o que está funcionando melhor agora é o Astrill, mas não sei se ele oferece planos para um mês de assinatura somente.
      Abraço.

  2. Pingback: Dicas úteis para viajantes na China | China na minha vida

  3. Pingback: Aprender mandarim – opções gratuitas disponíveis online | China na minha vida

  4. Pingback: O que é bom saber antes de vir para a China | China na minha vida

  5. Pingback: Dicas úteis para viajantes na China. | China na minha vida

  6. Pingback: Shanghai – dicas para facilitar a vida do turista (4) | China na minha vida

  7. Pingback: China – Dicas úteis para viajantes

  8. Christine! Como vai?
    Estou em Xangai e adorando! Comentei no seu blog no inicio de maio justamente perguntando sobre os sites bloqueados e a internet nessas bandas…e tenho sobrevivido bem! rs

    Minha outra dúvida é sobre devolução de produto, como funciona aqui? Comprei um celular ontem à tarde, (loja física da Huawei) e fucei, fucei…mas não adaptei mesmo mudando o idioma, as configurações são teimosas, enfim. Ele tá bonitinho, inteirinho.
    É possível devolver o aparelho e reaver meu dinheiro?

    Um abraço, e obrigada pelas ótimas dicas!
    Mari

    • Oi Mari.
      Desculpa a demora, mas estou com acesso restrito a net.
      Bom, eu já comprei roupas e não gostei e a loja me devolveu o dinheiro. Fui lá com a nota fiscal em menos de 24 hras, com a roupa com etiqueta e foi simples. Até me espantei na hora, pois queria trocar por outra coisa (que era o que aconteceria no Brasil) , mas eles pediram o numero da minha conta e em 2 dias o dinheiro estava de volta! Demais.
      Quanto a celulares, realmente não sei.
      Mas acho que devieria tentar.
      Abraço e aproveite essa cidade!

  9. Oieeee…muita coisa para guardar mas excelentes dicas.
    Aqui temos o UBER q esteve ou está causando vários problemas.
    Bjs
    ***tem gente q ia apanhar mesmo, se já acontece isso por muito menos. rsrsrs

    • OI Patrícia, sim, você precisa de um chip de internet. Com ele você só vai acessar a internet básica da China. Para acessar sites como o Facebook, Youtube etc, vai precisar do VPN. Um aplicativo. Abraço.

  10. Oláaa excelente, melhor impossível, irei para China em agosto/setembro e já sei que vou devorar sua página. Muito obrigada

  11.   Você sempre dando dicas valiosas. Parabéns! Ah, o Uber já causa polêmica em Sampa com os taxistas.   beijos Katia

    • Não, Samuel. Você compra um chip em qualquer ponto de venda das operadoras (incluindo supermercados como carrefour), por 50RMB. Ai depois vc pode comprar algum tipo de pacote para ligações e internet também.
      Abraço.

  12. como sempre excelente matéria! viva a tecnologia! te confesso que pra mim já é muita informação!
    beijo grande para vc e familia!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.