Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Curiosidades da mesa chinesa

Algumas dessas curiosidades eu já devo ter escrito em algum momento…

Já escrevi sobre alguns pratos, sobre a etiqueta a mesa e outras coisas mais.

Mas sempre é bom relembrar:

Chopsticks, Kuàizi. Eles têm sido usados ​​há mais de 5.000 anos. Acredita-se que Confúcio que influenciou seu uso, baseado na sua filosofia da não-violência. Desta forma, não havia nenhuma arma sobre a mesa. Na realidade esse é um costume que vemos pela Ásia toda. E as diferenças você pode conferir aqui.

Chineses comem cães? Tem sido tradicionalmente consumidos nas regiões do sul da China e na fronteira coreana. Na verdade, ele é considerado como um renomado prato. No entanto, hoje é mais difícil de encontrá-lo, bem como insetos, cobras ou escorpiões pratos que ainda estão sendo consumidos hoje em dia, mas geralmente por estrangeiros/turistas. E esse assunto deu bastante polêmica há um tempo atrás, inclusive fiz um artigo sobre o tema.

Fan / Cai. Na filosofia chinesa, a comida é dividida em duas categorias, que são os cereais (principalmente arroz) e o resto dos alimentos (legumes, carne, peixe, etc.). Em cada refeição, eles tentam equilibrar ambos; é por isso que é normal para acompanhar a refeição com arroz ou macarrão. Além de que toda refeição tem de tudo um pouco. Não existem os pratos individuais, tudo é para todos e se come pequenas porções das dezenas de pratos espalhados pela mesa.

P1020413

Alimentação e saúde. Na tradicional medicina chinesa, alguns alimentos têm sido utilizados com fins terapêuticos ou tratamentos médicos. Por exemplo, se associam os principais sabores com base nos cinco elementos: a terra é representado por alimentos doces e é usado para dor de estômago e baço. Fogo é simbolizado por alimentos ácidos que são para o coração e intestino delgado. A água é o sal que influencia rins e bexiga. A madeira lida com sabores ácido e é utilizada para o fígado e vesícula, e para terminar o metal é representado pela comida picante que cura pulmões e intestino grosso.

Yin-Yang. O conceito do yin-yang também está associado aos alimentos e suas propriedades curativas. O Yin está relacionada com os alimentos frios, o yang com os quentes e existe uma terceira denominação que os complementa, a comida neutra (ex: cenouras, cerejas, rã, amendoim, molho de soja, etc). O objetivo é equilibrar todos estes alimentos para alcançar a harmonia e ordem.

Doces. Na China, sobremesas não existem do mesmo modo que no Ocidente. Eles comem frutas e bolos doces junto com os outros pratos na refeição. No entanto, é normal ter horários para comer doces, como a tarde, do jeito que chamamos chá da tarde! =]

Uma experiência engraçada foi num aniversário do meu marido, que fizeram um jantar para ele na empresa e eu resolvi levar brigadeiros. Gente, não é que quando dei por mim, eles estavam comendo os brigadeiros junto com o peixe, o frango e os vegetais? E acharam muito doce… só para constar!

O pato. A carne mais famoso na China é, sem dúvida, carne de porco. Mas o pato tem uma grande notoriedade na gastronomia do país, especialmente em Beijing. E é nessa cidade onde há o maior número de criadouros de pato na China.

P1020407

Minorias culinárias. Na China, 93% da população é do grupo étnico Han, mas existem 55 minorias presentes no território chinês, que envolve 100 milhões de pessoas. É por isso que quando se trata de gastronomia, as variedades são imensas, com aparência e sabores bem distintos, como o uyghur, o tibetano, o mongol ou o manchú.

Wok. Esse tipo de panela é popularmente associado à cultura japonesa, mas tem suas origens na China; na verdade, os japoneses chamam de “pote chinês”. Este instrumento permite cozinhar alimentos a temperaturas muito elevadas, de uma maneira rápida e sem o uso de óleo.

A arte do corte. O corte dos alimentos é um processo essencial na comida chinesa, um corte errado pode mudar todo o sabor do prato. Além disso, a apresentação é muito importante e é graças às técnicas de corte que eles criam formas e cores inacreditáveis. A apresentação dos pratos são verdadeiras obras de arte.

P1020420

E eu podia ficar enumerando aqui mais um monte de fatos interessantes, mas aos poucos vou juntando e mais para frente faço outra lista!

Zái Jián!

Anúncios

9 pensamentos sobre “Curiosidades da mesa chinesa

  1. Christine, sempre me surpreendo (positivamente!) a cada post, impressionante!

    Que interessante essa simbologia de “armas à mesa”!! Quando ainda nos perguntam “oq vc foram fazer na China?”. Tenho que me segurar para não monopolizar o assunto…hahaha

    O pato morará para sempre em nossos corações!! O restaurante motivou uma trilha sonora (Quanjude = Hey Jude, Beatles kkk) e a explicação do menu foi registrada no diário da viagem (1 duck, 2 pancakes, 2 sweet sauces and vegetables, perfect for two 👌🏻).

    Tal como vc, tb poderia me estender muito mais…

    Bjinhus

    Curtir

  2. Oi Christine!
    Tudo bem?Eu gostaria de saber uma coisa. Quanto custa ir para entrar naquele parque em Chengdu + o dinheiro da doação? Tenho uma amiga que quer conhecer a região e mais um pouquinho, viagem de no máximo duas semanas. Pode me ajudar para calcular as despesas?
    Obrigada e até logo 🙂

    Curtir

    • OI Beatriz, a entrada no parque é RMB58,00, mas a doação para abraçar o Panda, eu paguei RMB2000,00, mas não sei se ainda é esse valor e também tem que checar se as visitas estão liberadas. Até junho era possível visitar o parque, mas não abraçar o panda! Beijo

      Curtir

  3. oi!
    bom dia!
    deu fome de ver o pato!!!!!!!!!rsrsrsrsrsrsrsr
    não vejo pato para vender tem anos! encontrava-se no supermercado.
    cheguei fazer!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s