Blog/Cenas da China real/China/China na NOSSA vida/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

Novos projetos – a China pelos olhos de brasileiros

Desde 2010, o ‘China na minha vida’ tem sido meu grande projeto de vida. Ver o blog tomar forma, crescer, ter credibilidade, ser reconhecido foi um longo, trabalhoso, mas gratificante projeto.

Uma das coisas mais interessantes de tudo isso são as pessoas que, de alguma forma, acabaram aderindo às ações do blog com o passar dos anos. São muitas postagens com a tag ‘China na NOSSA vida’, são participações anônimas que me enviam fotos, ideias, sugestões de tópicos… E assim fomos construindo uma comunidade em volta do interesse mútuo pela China.

A fanpage no Facebook e o Instagram também são elos fantásticos com o público que segue o blog. Hoje, tenho amigos que serão para sempre, feitos à partir do blog e das redes sociais.

O livro ‘China na minha vida – o que aprendi com o Dragão’ é um marco para mim, que nunca imaginei na vida ter um blog com toda essa audiência e o que dirá um livro! Realmente a vida nos dá presentes que são difíceis de mensurar seu grau de importância em nossa vida.

Bom, mas e o que isso tem que ver com novos projetos?

Tudo!

Depois de tantos anos escrevendo sobre a China, com mais de 700 artigos publicados aqui no blog, digo à vocês que fico pensando o que mais posso fazer em termos de informação sobre esse país. Além do que, nada é estático nessa vida, precisamos sempre estar evoluindo, pensando em novos caminhos, buscando alternativas para se reinventar.

A China pelos olhos de Cibele Camara Rosen (projeto veiculado na fanpage do blog no Facebook).

China pelos olhos de…

Assim, primeiro iniciamos pela fanpage do facebook, o projeto ‘CHINA PELOS OLHOS DE…’

Nesse projeto, publicamos durante 7 dias fotos de pessoas que vivem ou visitaram a China e dividiram seus clicks conosco. São 14 fotos de cada fotógrafo, fazendo a agenda das postagens da fanpage semana após semana.

Fiquei tão feliz, pois já estamos com a agenda pronta até final de novembro. Adorei ver como as pessoas se colocaram à disposição para dividir seu olhar sobre a China. São fotos lindas e até agora já tivemos fotos especiais na galeria e muito mais está por vir… não deixem de acompanhar.

E se tiver fotos do lugar onde mora e/ou visitou, entre em contato e compartilhe conosco sua visão da China!

A China pelos olhos de Antonio Cardoso (projeto veiculado na fanpage do blog no Facebook).

Viver na China, na cidade de …

O segundo projeto, que está sendo preparado e irá começar em breve aqui no blog, é o ‘Viver na China…’

Comecei a minha vida chinesa pela cidade de Chang Chun, mas desde 2009 estou em Shanghai. E quando falo sobre a China, apesar de saber um pouco sobre como é morar fora da ‘bolha’, minha visão mais forte é sobre essa metrópole que, como muitos já sabem, oferece muitas facilidades para a vida do estrangeiro, seja pelos serviços e até pela língua, já que aqui o inglês é muito mais comum euq em outros locais da China.

Como escrevi no inicio, o blog tem muitos seguidores e, para minha alegria, muitos deles estão vivendo aqui na China. A venda do livro em terras chinesas, me mostrou o quanto o blog alcança nesse lado do mundo. Enviei livros para a China toda e, em consequência, fiz contato direto com muitas pessoas. Fora as que sempre estavam presentes por aqui, mesmo antes do livro existir.

Junto a isso, comecei a perceber, pelos contatos que recebo de pessoas que estão mudando para a China, que cada vez está vindo mais gente para as cidades fora do padrão internacional que são Beijing, Shenzhen e Shanghai. As oportunidades estão indo para o interior, para o norte, se espalhando pelo país.

A China pelos olhos de Elaine Golubics (projeto veiculado na fanpage do blog no Facebook).

E aí, como é viver numa cidade onde não há Carrefour, ninguém fala inglês, não tem comunidade estrangeira? Minha experiência em Chang Chun foi muito superficial e muito distante da realidade de hoje.

Por isso resolvi convidar vários leitores do blog, para colaborarem com sua experiência, nos contando um pouco de como é viver em outras cidades da China.

O primeiro artigo dessa série será publicado nas próximas semanas e será sobre Harbin (sim a cidade de gelo…, é possível viver lá!), escrito pela Ana Cristina Nasguewitz (que já colaborou com o projeto dos Patrimônios da Humanidade na China).

Fora ela, tem outras pessoas lindas que se propuseram a contar como é viver nas cidades de Chang Chun, Beijing, Ningbo, Kumming, Dalian, Qindao, Donghuan, Changzhou, Taican, Wuhan, Shenzhen, Xiamen, Baoding… e por aí vai.

A China tem centenas de cidades que não estão nesta lista e se você mora em alguma delas, entre em contato e conte um pouco como é viver na China real! Se a sua cidade está na lista acima, mesmo assim entre em contato, afinal sempre teremos visões diferentes do mesmo retrato, e podemos nos unir para passar informações cada vez mais precisas.

De antemão, já agradeço a todos vocês que, de alguma forma, seja lendo, comentando ou sendo colaborador, ajuda o blog a crescer e ter cada dia mais respeito e credibilidade por quem busca informações sobre a cultura, o dia a dia do estrangeiro e como é viver no país do Meio.

COm certeza, a união faz a força, e se hoje o ‘China na minha vida’ tem o alcance que tem, você faz parte desse sucesso.

Obrigada! Xie xie!

Quero ver você por aqui novamente…

Zái Jián!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Novos projetos – a China pelos olhos de brasileiros

  1. Amo seu blog.Morei dois anos em Beijing. E depois que voltei,deixei um pedacinho do meu coração nessa cidade.Meu filho que ficou para fazer Universidade e hoje em dia trabalha em Beijing.Acredito que a China tenha algo que nos atrai.Pq quando fazia 4 meses q estávamos morando lá,meu filho falou que havia gostado tanto que ele falou que iria ficar morando lá.Nada acontece por acaso.Hoje em dia,já retornei para Beijing várias vezes pata visitá-lo e tbm para desfrutar desse lugar tão cheio de histórias e magia.Tenho algumas fotos,como faço para lhe enviar?Abraço grande!!

    Curtir

    • Que delicia de depoimento Ana Maria. Vc pode me contatar inbox pela fanpage no Facebook, e enviar as fotos por lá. São 14 fotos de qualquer lugar da China. Obrigada por sua participação.
      Quanto ao seu filho, comigo aconteceu o mesmo… ainda não fomos embora, mas sei que quando for ao menos um deles fica aqui…rs
      Abraço.

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s