Esse é mais um artigo do Projeto ‘Viver na China’ (confere o link) que abre espaço para brasileiros que vivem em outras cidades chinesas contarem um pouco sobre a vida nesses lugares. Como é um projeto em parceria com pessoas que vivem em cidades chinesas, respeito o tempo de cada uma para me enviar o material, o que faz com que os artigos sobre as cidades fiquem espaçados em questão de tempo. O que vale mesmo é ter a informação e assim, vamos publicando quando o material chegar.
Para quem tiver interesse, temos artigos de Harbin e Suzhou já publicados.
Dessa forma, vamos tentar mostrar o que a cidade tem de melhor, como o estrangeiro pode se adaptar, a comunidade de expatriados etc, cada colaboradora está colocando suas impressões pessoais.
Se você mora na China e quer participar, entre em contato. Toda colaboração é bem-vinda, afinal nada se constrói sozinho. Quanto mais dividimos, mais multiplicamos, concordam?
E dessa vez, a Ariane Pizzol vai nos contar um pouco de como é viver em Hefei.




Mas onde fica Hefei?
Hefei é a Capital da Província de Anhui, e está localizada no Vale do rio Yangtzé. A cidade ocupa a parte Central da Província, fazendo fronteira com Huainam ao Norte, Chughou a Nordeste, Chaohu a Sudeste e Luan a Oeste. Tem cerca de 8 milhões de habitantes.
Fica aproximadamente a 1030 km de Beijing e 450 km de Shanghai.
A principal fonte de renda são as indústrias, principalmente as de tecnologia.




História
Antes da guerra civil, Hefei tinha como principal atividade a agricultura. Logo após a fundação da República Popular da China, a capital de Anhui foi transferida de Anqing para Hefei.
Este fato trouxe maior numero de pessoas capacitadas e volume de capital para cidade, que acabou implantando indústrias têxteis, siderúrgicas e eletrodomésticos. Além de ser a sede da fabricante de automóveis JAC Motors.
Mesmo assim, Hefei ainda tem grande nível de pobreza. Os migrantes de toda a província vão para a cidade em busca de oportunidades. Este fluxo migratório constante mantém os salários baixos.
No entanto, as implantações de Zonas Econômicas Especiais da China (ZEE) deu oportunidades a cidade que resultou em empregos na indústria e para a escola técnica e graduação.
Comunidade brasileira
Não temos uma Comunidade de Brasileiros expressiva em Hefei, somos somente 8 brasileiros vivendo aqui.
Os brasileiros normalmente são expatriados e as principais empresas que os trazem são Whirlpool, Unilever, Heli e Cires.


Custo de vida
O Custo de vida em Hefei é bem variado, depende da região em que se vive, mas com certeza, muito mais baixo que nas grandes metrópoles como Shanghai e Beijing.
Os preços médios são:
- Refeição em Restaurante Chinês entre RMB 17,00 e 50,00.
- Refeição em Restaurante Internacional entre RMB 80,00 e 100,00.
- Apartamento área central 2 dormitórios – RMB 2500,00.
- Apartamento fora da área central – RMB 1800,00
- Energia/ aquecimento/água e coleta de lixo em apartamento de 80 m2 – RMB 350,00.
- Cinema – RMB 45,00.
- Ônibus e metrô – RMB 2,00.
- Táxi – tarifa inicial – RMB 8,00.
- Cerveja – RMB 5,00 /local e RMB 12,00/importada.
- Café/ cappuccino – média RMB 20,00.
Mais informações sobre custo de vida, pode ser conferido no NUMBEO.





Dia a dia
A vida em Hefei é ótima.
Moramos em um local privilegiado onde vivem os Estrangeiros /Laowais.
O trânsito é intenso, porém não caótico.
O transporte público é bom. Temos ônibus que circulam em toda cidade, mesmo nos bairros mais afastados, 2 linhas de metrô (esse mês serão inauguradas mais 2 linhas, ficando com 4 no total). Possui também um aeroporto internacional, 2 estações ferroviárias e 6 estações rodoviárias.
Hefei possui 17 Universidades (sendo 10 públicas, 4 privadas e 3 militares), 37 Colégios Técnicos e 12 Escolas Internacionais. Além de 8 Hospitais, sendo 2 Internacionais.
Em termos de lazer, a cidade oferece muitos parques e templos, além de shoppings e centros comerciais.
Hefei mistura a modernidade da China atual com a tradição da China antiga.
Sobre Ariane
Ariane A R Andrade Pizzol, tem 45 anos, é educadora física e mora em Hefei, desde abril/2019. Ela e a família são expatriados pela Empresa Unilever. Os planos são de ficar na China até maio de 2021.

Mais uma vez, agradeço a Ariane e a todos que, de alguma forma, colaboram com o blog e o Instagram do China na minha vida, afinal, a China esta na vida de muitos brasileiros!
Zái Jiàn!
Querida Christine, continuo lendo com saudades o que você escreve sobre China. O meu livro “Na China com os anjos”( um deles é você) está em tres editoras … Espero anciosamente o resultado. Não se esqueça de mim quando vier ao Brasil.
grata por tudo que você continua a fazer neste país que vcs escolheram para viver… Até quando?
b js e saudades de vc e da China.
CurtirCurtir
Arcelina, Ansiosa estou eu! heheh
Sucesso em 2020!
Beijo enorme
CurtirCurtir
Sempre acompanho o vosso trabalho, fico muito contente pelos artigos. Cada vez mais me atrai para estar mais presente na cultura chinesa.
Muito obrigada e continuem!
Bom Ano 2020
CurtirCurtir
Feliz Ano Novo, Cheyenne!
CurtirCurtir