Nesses anos todos de China, algo que me ajudou muito a entender esse país foram os livros. Sabemos que não se entende o presente sem conhecer o passado, e para isso precisamos mergulhar na historia.
Claro que fiz resenha de todos os livros que li, mas com a quantidade de artigos no blog, eles acabam se perdendo e fica difícil de encontrar as dicas preciosas contidas neles. Por isso resolvi listar aqui (será em 3 partes) os links desses tesouros que me proporcionaram momentos de lazer e me ajudaram a entender essa complexa historia e cultura.
Vou tentar dividir por assuntos, autores, algo que faça a lista ter mais sentido. E clicando em cada link terão a resenha completa do livro e foto de capa.

Sobre Cixi, a imperatriz de ferro
Uma das figuras mais polêmicas da historia do Império chinês. Até hoje ela é uma figura ambígua para os chineses: amam ou odeiam, mas o fato é que ela teve um papel realmente importante na historia recente do país e na queda do Império. Seguem as historias vistas pelo olhar de vários autores.
A Imperatriz de Ferro – a concubina que criou a China moderna
A Cidade Proibida ou A Imperatriz Orquídea
Livros de Xin’ran
Agora separei títulos de uma só autora, pois ela merece destaque. Xin’ran é uma jornalista que através de suas crônicas mostrou a China pelos relatos que recebia através de seu programa de rádio da madrugada e das suas pesquisas de campo, em especial sobre a situação das mulheres. São livros fortes e polêmicos, mas de uma sensibilidade sem igual. Ela tem mais títulos que ainda não li, mas deixo aqui os que conheço e me ensinaram muito sobre vários tópicos da nova China.
Compre-me o céu – a incrível verdade sobre as gerações de filhos únicos na China
Mensagem de uma mãe desconhecida
Relatos de épocas atuais
Aqui seguem alguns títulos de vários autores que relatam fatos dos últimos 40 ou 50 anos. Historias cheias de emoção, sentimentos contraditórios e uma noção mais clara do que foi viver na China entre o império e a potência econômica que é hoje.
Garotas da Fábrica – da aldeia a cidade, numa china em transformação
Adeus, China. O último dançarino de Mao
Boa Leitura!
Zái Jiàn!
Tive a oportunidade ler Gao Xingjian. Gostei.
CurtirCurtir
Oi! Nunca li esse autor. Já vou buscar! Valeu a dica.
CurtirCurtir
Dicas valiosíssimas!! Obrigado.
CurtirCurtir
Obrigada!
CurtirCurtir