Já escrevi sobre o primeiro livro dessa série aqui: O tempo do pai.
E o segundo volume não há muito que acrescentar em termos de sinopse sem que eu conte a história, e perca a graça o livro para quem quer ler, não é?
Na realidade eu havia trazido do Brasil somente o primeiro. Mas uma amiga que visitou Shanghai me trouxe o segundo livro da série de presente, e aí pude continuar a leitura. Como é bom receber esses carinhos!

Reprodução da capa do livro.
‘Uma vida chinesa’ é narrada por Li Kunwu e P. Ôtié. A obra é composta de 3 volumes, mas em português só temos disponível o primeiro: “I – O tempo do pai”, e o segundo: “II- O tempo do partido”. A edição original completa foi publicada em francês.
Como já havia colocado no outro artigo, a sinopse disponibilizada pela editora é essa:
‘Relato autobiográfico, em três volumes, em que a China é contada pelo lado de dentro, da tomada de poder de Mao Tsé-tung até hoje. Este segundo volume se passa entre 1976 e 1980. Li, que tem entre seus ascendentes “bastardos malditos”, ou seja, “proprietários de terra”, precisa limpar essa “mancha” para entrar no Partido Comunista chinês, “único futuro da China”. Depois de sete anos de exército e trabalho no campo, seus esforços têm êxito quando seu talento é reconhecido, e ele se torna desenhista de um jornal oficial.’
Minhas impressões
Uma das coisas que me chamou atenção foi que o autor ainda colocou um outro subtítulo no livro: De Xiao Li a Lao Li. Isso pode parecer um mero detalhe, mas na realidade quer dizer que esse volume relata a vida de Li Kunwu desde criança (xiao – pequeno) até a vida adulta (lao – senhor). Um dos costumes chineses é se referir as pessoas usando essas palavras antes do nome.
Outra curiosidade é que o primeiro volume termina com a morte de Mao Tsé-tung, o pai da nação, e o segundo com a morte de seu próprio pai.
Reprodução do meu livro.
A história é interessante, muito bem narrada e prende o leitor do inicio ao fim. Principalmente, na minha opinião, por ser uma história real. Fico imaginando como foi para Li Kunwu desenhar a própria vida.
Agora aguardando o último volume!
Zài Jián!
Pingback: Livros interessantes sobre a China (parte 1) | China na minha vida
Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | Youlan Tours, especializados en China
Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | China na minha vida
Estou lendo As Rãs por indicação sua. Estou gostando muito.
Este é no mesmo estilo?
CurtirCurtir
Olá Aristotels,
Esse é uma história em quadrinhos, mas retrata uma história de vida real, achei bem interessante. Mas não tem a narrativa de um romance…
Abraço.
CurtirCurtir
oi!
bom dia por aqui! até tem um pouco de sol hoje, e parece que a temperatura vai ficar um pouco mais quente!
o livro deve ser super interessante mesmo, pena eu ser vadio para a leitura! fiquei
muito curioso!
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É muito fácil de ler… história em quadrinho…hehehe Beijo
CurtirCurtir