Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Presentear na China

Uma das primeiras coisas que aprendi sobre o que deve e o que não deve ser feito para manter a educação nesse país de cultura e hábitos tão diferentes, foi à questão de presentear.

Presentear aqui é um hábito muito cultivado e importante nas relações comerciais. Mas não é assim tão simples. Para começar não se abre presente na frente de quem te deu. Imagine eu, que adoro abrir um pacotinho! Ainda mais aqui que as embalagens são lindas, apesar de os conteúdos nem sempre fazerem jus a elas. Bom, mas é a maior falta de educação, pois se não gostar do presente você pode demonstrar isso e deixar a pessoa constrangida. Faz sentido.

Presentes populares incluem cigarros, selos (coleção de selos é um hobby popular), camisetas. Moedas exóticas também é um bom presente para os chineses. E comida – frutas, nozes de todos os tipos, biscoitos – eles amam.

Detalhes que fazem a diferença

Entregue seus presentes com as duas mãos. E quando embrulhar esteja ciente de que os chineses dão muita importância às cores. Então capriche na escolha dos papéis:

  • Vermelho: sorte;
  • Rosa e Amarelo: alegria e prosperidade;
  • Branco, Cinza e Preto: cores de funeral (só entregue o presente embrulhado com essas cores se quiser arrumar um bom inimigo!)

Entre os presentes que devem ser evitados

Flores brancas e amarelas (especialmente crisântemos): são usadas em funerais. E aquelas nossas tradicionais coroas de flores, para funerais, onde predomina o tom de vermelho, aqui são usadas em inaugurações, para dar boa sorte. Inclusive tem as faixas com letras douradas! Quase cai para trás à primeira vez que andando pela rua dei de cara com uma dezena de coroas de flores colocadas na entrada de uma loja. Será que eles fazem os velórios nos locais de trabalho das pessoas? Me perguntei. Nada disso. Essas coroas significam sorte e prosperidade. As de funeral são com flores brancas e a faixa é preta.

12172009731
a12172009731

Peras: o som da palavra pêra em chinês é o mesmo que separar e é considerado má sorte.

Relógios de parede: o som da palavra relógio lembra a expressão “o fim da vida”.

Cartões ou cartas escritas em tinta vermelha: isso simboliza o fim do relacionamento.

Para finalizar

Aproveitando a deixa dos sons das palavras: os sons de morte e quatro são semelhantes, e por isso que alguns edifícios não possuem o quarto andar. Os celulares que contém número quatro são mais baratos também. Como não sou chinesa, comprei um desses!

Realmente esse é um povo supersticioso.

Outras curiosidades sobre presentear na China

Zái Jiàn!

4 pensamentos sobre “Presentear na China

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s