Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

A arte de presentear na China.

É importante saber que os presentes são uma parte importante da cultura chinesa. Os chineses dão muito valor para presentes e agradecem seus presentes com outros presentes. Fica meio que implícito que você receberá alguma coisa em retribuição ao que deu.

Dar presentes, mais do que afeto (pois isso não conta muito aqui), mostra o respeito que se tem por quem te recebe para um jantar ou um encontro de negócios.

Mas nem tudo é tão simples assim. Existem regras que permeiam a arte de presentear na China e, para nós ocidentais, isso pode ser muito delicado, pois muitas delas não fazem sentido na nossa cultura.

large_article_im1381_Fazendo-negocios-com-chineses

Fatos

Os presentes são uma forma importante para construir relacionamentos na China.

Chineses gostam de itens que não são acessíveis na China, meio complicado, eu sei, já que tudo hoje em dia é ‘made in China’. Por exemplo, artesanato do seu país – e eles adoram as coisas brasileiras e/ou algum tipo de comida, snacks, chocolates.

Os chineses não costumam abrir os presentes quando os recebem. Isso demonstra respeito ao sentimento de quem presenteou, já que eles não vão expressar seu desagrado caso não gostem.

Do mesmo jeito não se deve abrir um presente dado a você, a menos que eles insistam. Se bem que eu quase sempre quebro essa regra… minha curiosidade fala mais alto e aviso que no Brasil a gente gosta de abrir na hora. Certo não é, mas aquela caixa pegando fogo no meu colo, não mereço!

Alguns chineses podem recusar um presente duas ou três vezes antes de aceitar. Mas é só charme… Não desista na primeira tentativa e somente se a negação passar da terceira, com justificativa, guarde seu pacote e deixe para a próxima. Membros do governo, em especial, de uns 2 anos para cá, estão proibidos de receber presentes caros, mas algo como uma lembrança não há problema.

Simbolismo e tabus

Facas, tesouras e outros objetos cortantes não devem ser dados de presente pois simbolizam a quebra de um relacionamento.

Evite também relógios de parede, ou qualquer coisa em conjuntos de quatro, que é um número de azar, pois o som é semelhante ao da palavra “morte”). Ambos são mau agouros, como se você desejasse a morte do presenteado… ui!

presentes

Seis, oito e nove são de números da sorte. Qualquer coisa que tenha esses números são apreciadas.

Para as relações de negócios, cigarros estrangeiros, conhaque, uísque fino, e vinhos de qualidade são ótimas opções de presente.

Chocolates estrangeiros são adorados pelos chineses. Na realidade comida é sempre um presente que o chinês ama receber.

Para os enamorados

Se você ama alguém, um cinto é um presente significativo. Isso significa que você quer manter o relacionamento para sempre!

Relógios de pulso e carteiras também são bons presentes. O relógio perigoso de presentear é o de parede!

Presentes tradicionais para nós ocidentais, como chocolate e rosas, estão se tornando mais comum.

Crisântemos brancos nunca devem ser presente. Eles são utilizados em enterros. Evite flores brancas em geral.

Dar uma cesta da maçã é bem educado, pois maçã em mandarim é ‘ping guo’, e tem o som semelhante a palavra ‘paz’.

celular SEP 2014 006

Se alguém acaba de se mudar para uma nova casa, seria conveniente dar um vaso, ou ‘hua ping’, uma vez que também soa como paz.

Se alguém abrir uma loja ou inicia um negócio, um bom presente é a flor de bambu ou ‘shui zhu’. Os muitos anéis no tronco de bambu significam que você está desejando-lhes crescimento contínuo e renda farta.

Vermelho e dourado são as melhores cores para papel de presente, sacos ou caixas. Jamais use branco, pois é a cor de funeral.

E essa dica não é bem de presente, mas achei interessante:

Nunca cortar uma pêra ao meio e oferecer uma das metades para alguém. Isto é a mesma coisa que você dizer para a pessoa que quer romper a relação, já que a frase é ‘li kai’ tem o duplo sentido de “cortar uma pêra” ou “quebrar algo”.

1897729_815764431808779_3127931272768716910_n

Ahhh… os chineses e seus simbolismos e superstições.

E essa coisa dos sons das palavras e as associações com atitudes é para deixar a gente de cabelo em pé, não é?

Conhece mais alguma ‘regra’ chinesa? Conta para nós!

Zái Jiàn!

Anúncios

11 pensamentos sobre “A arte de presentear na China.

  1. Pingback: Ditos Populares chineses    | China na minha vida

  2. Pingback: Mais algumas dicas sobre presentear na China. | China na minha vida

  3. Pingback: Negócios na China também tem suas regras | China na minha vida

  4. Ola Christine, muito interessante esta matéria, já havia comentado algumas destas dica em post anterior, mas sempre há algo de novo. Quanto as “regras chinesas” de relacionamento, não me lembro se já comentou, mas seria a entrega de cartões de visitas, aprendi esta regra quando visitei Jinan, na Provincia de Shandong, e foi me ensinado que o cartão de visita deve ser sempre oferecido e não simplesmente entregue, isto é, oferece o cartão de visita com as duas mãos, sendo apoiado nos dedos das mãos e segurado pelos polegares, com o seu nome sempre na posição de leitura para quem vai receber, ao mesmo instante se curvando e sempre em pé, nunca sentado. Sempre indo de encontro a pessoa que ira receber o seu cartão de visita. Grande abraço.

    Curtir

    • Sim, Ramon, essa é a regra para cartões de visita. Aqui em Shanghai as coisas se tornaram um pouco menos cerimoniosas, mas o cartão ainda é uma ‘obrigação’ protocolar. Também recomendo que as pessoas venham com seu cartão escrito em mandarim, de um dos lados. Abraço e obrigada pelas dicas! =]

      Curtir

      • Ola Christine, verdade, o cartão de visita em mandarim é essencial e obrigatório, pois tenho o meu com um dos lados em mandarim, e pode ter certeza é muito bem visto e você passa de visitante para um nível de amigo, principalmente se o seu nome puder ser transcrito para o mandarim. Outra regra de etiqueta que aprendi e lembrei, é que durante um jantar, sempre espere o anfitrião brindar com você, mesmo que você for o “First Gess” e estar sentado a direta do anfitrião, pois se você brindar (chamar) para o anfitrião, você estará dizendo a ele que a quantidade de bebida não é suficiente para você e para todos. Outra coisa, sempre que o anfitrião brindar com você, procure sempre manter o seu copo/taça num nível mais baixo que o dele, isto significa respeito e agradecimento ao anfitrião. Lembrando de mais , vou enviando.
        Abraço

        Curtir

  5. oi!
    bom dia por aqui!
    frioooooooo! Depois de um dia e uma noite de chuva!
    se me lembro bem, vc jápostou algo a respeito dos presentes! Realmente é
    muito interessante, principalmente no que se refere, as cores!
    Pq não se deve dar relógios de parede?
    ………estou sem palavras para elogios, mas vc escreve gostoso!
    Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s