Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Mais algumas dicas sobre presentear na China.

Já escrevi bastante coisas sobre presentes e as regras para os mesmos, mas sempre aparecem algumas informações novas, curiosidades. E vou postando, afinal, depois de mais de 550 artigos publicados aqui, eu mesma me surpreendo com os artigos mais antigos e nem lembrava que os havia escrito. Coisas de Christine.

Bom, mas vamos ao que interessa, a inovação desse post, é que encontrei algumas frases em mandarim relacionadas com o dar e receber presentes. Universalmente, os presentes  são dados para expressar respeito, gratidão, amizade, amor ou hospitalidade. Mas a arte de dar presentes na China é um pouco diferente dos países ocidentais, tem suas peculiaridades e a etiqueta está acima de qualquer outro quesito.

Como  sua história milenar, o hábito de dar e receber presentes segue uma tradição passada de geração a geração, e mesmo com toda a tecnologia e o progresso dos últimos tempos, ela ainda se mantém presente.  Um ditado conhecido por todos os chineses  sobre o ato de presentear:

礼尚 往来  –  Lǐ shàng wǎng lái, que quer dizer  ‘cortesia recíproca’.

Os chineses acreditam que o que oferecemos para os outros voltará para eles.  A reciprocidade é também considerada uma forma tradicional para construir e manter amizades. Se um chinês  recebe um presente, convite ou hospitalidade de alguém, eles vão devolver o gesto quando houver ocasião apropriada.

14115hinh-nen-cac-mau-bao-li-xi-an-tuong-nhat

E num parênteses pessoal aqui, eu também acredito nisso, não só para dar e receber presentes, mas para tudo nessa vida, o que você joga ao universo ele te retorna, mas voltemos à China.

Como já escrevi antes, nos casamentos chineses, amigos próximos e familiares tendem a expressar parabéns  presenteando com um Hongbao, que é um envelope vermelho onde se coloca dinheiro. O valor a ser colocado no hongbao varia de acordo a sua relação que se tem com a família dos noivos e da situação financeira de quem está dando o presente. Geralmente os valores que possuem 8 são os mais apreciados e jamais coloque o montante com algum dígito em 4.

As regras gerais de dar presentes na China

  1. Dar um presente é considerada uma forma adequada de dizer obrigado, tanto para seu anfitrião, como para alguém que lhe prestou algum tipo de favor.
  2. Quando fizer uma visita, presentes como vinho, chá ou algo útil para toda a família são sempre bem vindos. Também, os presentes especiais como coisas típicas do seu país de origem (no caso de um estrangeiro) são sempre apreciados.
  3. Tradicionalmente o presenteado não deve parecer ganancioso ao receber um presente, por conta disso, a regra é que não aceite o presente na primeira ou segunda vez que for oferecido, e só com a insistência de quem está oferecendo, a pessoa aceita depois da terceira oferta. Portanto, insista em entregar o seu presente e não se sinta ofendido. Se bem que hoje em dia, em cidades como Shanghai, isso vem mudando bastante e aceitar um presente sem declínio está se tornando muito normal.
  4. Na China, o presenteado não deve abrir o presente na frente de quem o deu. Isso porque, não gostam de deixar a pessoa que deu em situação embaraçosa, caso eles não gostem do presente e não consigam disfarçar. Depois eles costumam mandar uma mensagem de agradecimento.
  5. O presente deve ser acondicionado corretamente. Jamais use papel branco, pois significa luto. Também já escrevi sobre isso. Para nunca errar, vermelho é o segredo!
  6. Frutas são sempre um presente muito bem vindo na China e artigos importados, como vinhos e chocolate também.

Img214801938

Coisas que você não deve dar de presente na China

Relógio de parede – A palavra chinesa para “relógio” soa exatamente como “final”. E isso quer dizer para eles que se está desejando seu final, sua morte. (já disse inúmeras vezes que o chinês é o povo mais supersticioso do mundo…)

Guarda-chuva – significa você deseja romper sua relação com eles.

E tem mais algumas dicas do que não dar aqui.

Dicas para receber presentes

  1. Deve-se receber o pacote com as duas mãos, o mesmo gesto usado para receber e dar cartões de visita.
  2. Como já disse, os chineses não gostam de abrir presentes na frente de quem os deu. Então, para não passar nenhum constrangimento, é de bom tom perguntar a quem lhe deu o presente se ele se incomoda se você o abrir na sua frente.
  3. Ao receber um presente, você pode dar um presente em troca, ou enviar uma mensagem de agradecimento.

gift-in-China

Expressões para usar quando você dá um presente:

Este é um presente para você.

这 是 给 您 的 礼物.  Zhè shì gěi nín de lǐwù.

Por favor, aceite.

请 收下.  Qǐng shōu xià

Expressões para usar quando você receber um presente ou um convite:

Obrigado pelo convite.

谢谢 您 的 邀请.  Xièxiè nín de yāoqǐng.

Você é muito educado.

您 太 客气 了. Nín tài kèqìle

(Uma dica: copia a frase em mandarim e coloca no google translator, clica no botão de som, e você aprenderá a falar certinho…rs. Anos de China ensinam alguns macetes para facilitar a vida da gente.)

Você já recebeu algum presente de um chinês?

Já teve algum ‘contratempo’ com presentes na China?

Conte para nós aqui nos comentários.

Zài Jián!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Mais algumas dicas sobre presentear na China.

  1. Eu recebi um presente de um amigo, não entendi o motivo,mas me pareceu algo em questão de relacionamento, eu quero retribuir,alguém pode me ajudar em que dar a ele de volta?

    Curtir

  2. oi!
    bom dia! finalmente um domingo de sol, sem chuva e não tão quente!
    depois vou ver se aprendo a pronunciar as expressões!
    nunca ganhei presente de chines, mas de uma amiga que mora
    lá e sempre me presenteia com o que eu adoro!
    …………muita saude! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s