Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Yu Garden – o tesouro de Shanghai

Nesses anos de blog, já devo ter escrito sobre esse lugar dezenas de vezes. Não exatamente sobre ele, mas na realidade ele está presente em todas as descrições turísticas da cidade. Não tem como vir a Shanghai e não conhecer esse lugar.

Quando você entra no complexo, leva até um susto, pois é como um grande bazar, onde existem muitas lojinhas que vendem de tudo que você imaginar: de comida até máquina portátil de passar roupas, e no último ano, os drones ficam voando sobre nossas cabeças enquanto andamos pelos pátios sempre lotados.

O bazar e suas centenas de lojinhas...

O bazar e suas centenas de lojinhas…

Comida também é um dos pontos fortes desse local: você poderá encontrar as lojas de doces industrializados, como é o caso das balas ‘white rabbit’, até os dumplings. Passando, é claro, por muitas comidas do tipo ‘de rua’, os mal cheirosos tofus e fast foods chineses. Claro que também tem Mc Donald’s, Starbuck e Haagen dazs… são os novos tempos.

Uma das peculiaridades desse local é a ponte dentada, pois maus espíritos não fazem curvas, que leva a uma casa de chá situada no centro da ponte e no final, terminamos em frente ao:

Yu Yuan’  豫园 (Jardim Tranquilo) – o jardim de fato.

IMG_5136

Para entrar nesse jardim, custa de 30 a 40 remembies, dependendo da época do ano (sempre no verão os preços são mais altos) e ali você poderá apreciar um modelo clássico de jardim chinês, que está sobre a proteção arquitetônica e cultural do governo chinês.

Esse local foi construido durante o reinado do Imperador Jiajing, da dinastia Ming (1559), como um jardim privado da família de Pan Yunduan, um funcionário público da província de Sichuan, que construiu para que seus pais pudessem uma velhice tranquila, num lugar bonito e calmo. Mas, infelizmente seus pais faleceram antes da obra estar completa.

IMG_5045

A área total é de mais de 2 hectares e é conhecido pelo grande numero de esculturas em marmore, um ambiente cheio de beleza, harmonia, os maiores ícones da cultura chinesa foram usados em cada pedaço desse local.

Mas essa beleza toda teve seus dias de destruição também, nos períodos da Guerra do Ópio e da Revolução Taiping. Já no século 20, o jardim foi doado a municipalidade, todo revitalizado, e novamente aberto ao público.

IMG_5097

Detalhes que simbolizam proteção, nos telhados dos pavilhões.

Suas atrações

O jardim ocupa um espaço significativo e inclui algumas salas e pavilhões interessantes. Suas relíquias culturais incluem  mobiliário do século 19, caligrafia e pintura de artistas famosos, esculturas de barro e esculturas de tijolos.

Um dos destaques do jardim é a Rocha de Jade, com 5 toneladas, poroso, que se diz ter sido trazido de Taihu (Tai Lake) na província de Wuxi, Jiangsu. A rocha é caracterizada por sua aparência enrugada, forma esbelta, natureza translúcida e inúmeros buracos feitos pela água. Uma interessante lenda diz que a rocha foi encontrado cerca de 1000 anos atrás, e era originalmente da coleção particular do Imperador Huizong, da dinastia Song.

Além dos Jardins

Desde a abertura da ‘nova China’, esse jardim já recebeu mais de 100 milhões de visitas, entre elas o presidente dos Estados Unidos J.Clinton e Fidel Castro de Cuba.

Coberto de símbolos que trazem boa sorte, fortuna, harmonia e prosperidade, segundo a cultura chinesa, é um local que vale à pena visitar em Shanghai.

Fora que sempre se pode sair com boas compras do local! Mas, como todo o lugar turístico, a barganha faz parte do processo de compra…

Algumas fotos, das centenas que tenho, desse local mágico:

download (5)

download (4)

DCIM101GOPRO

DCIM101GOPRO

IMG_5144

IMG_5063

IMG_5092

IMG_5096

O local é enorme e está dividido em vários setores, conforme mostra o mapa:


download (3)

O local é de fácil acesso, próximo ao Bund em Puxi. Usando metrô, a linha 10 (violeta) tem a estação chamada Yu Garden, não tem erro!

E é aqui também onde fotografo a maioria das lanternas que posto no IG e no facebook! =]

Zái Jián!

Anúncios

7 pensamentos sobre “Yu Garden – o tesouro de Shanghai

  1. Pingback: Yu Garden – o tesouro de Shanghai | drudenicola

  2. com certeza vc já fes alguns posts sobre esse jardim! as esculturas são fascinantes!
    essas lanternas são de papel? são lindas!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  3. Christine,
    muito bonito o lugar. A cada post fico com mais vontade de conhecer a China.
    Espero que em 2017 ela esteja mais adaptada aos turistas ocidentais.
    Espero também que maio seja um bom mês para visitar este pais cheio de novidades.
    Acho que se você animasse e lançasse um livrinho com roteiros de 3 dias para conhecer Shanghai teria muitos leitores/compradores.

    Curtir

  4. Chris,
    Ahhhhhhhhhhh se no ano que vem minha vida voltar a normalidade eu vou ai viu 😉 ! Amei tudo, é o tipo de local que me encanta. Apaixonada aqui.
    Um beijooooooooooooooooo

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s