Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/viver na China

‘White Rabbit Candy’ – a delícia de Shanghai.

Na semana passada, lendo uma revista local, vi uma matéria sobre produtos, conceitos e pessoas que tem o orgulho de ser ‘made in Shanghai’ ou simplesmente ‘original de Shanghai’.

Nessa lista tem o famoso jogador de basquete chinês Yao Ming, que nasceu na cidade, e é um dos chineses mais reconhecidos na China e no mundo.

YaoMingonoffense2

O restaurante UltraViolet, que é caríssimo, mas te proporciona um espetáculo de sabores e sensações numa performance de 3 horas e um menu degustação de 20 pratos, foi criado em Shanghai pelo Chef Paul Pairet.

Neri & Hu, uma empresa de arquitetura e design, que tem nos seu currículo vários hotéis na China e no mundo. Uma das poucas empresas de design chinesas que conquistaram o mundo.

Câmera Seagull, a mais antiga fábrica de câmeras na China, que antes de 1968 chamava-se “Shanghai’.

seagull1

A bicicleta ‘Forever’ (Yongjiu), que foi a primeira fabrica de bicicletas de Shanghai, inaugurada em 1940, e que virou ‘fashion’ em 2010, com o lançamento da versão “Forever C”.

O tênis (sneaker) FEIYUE, uma marca que surgiu em 1920 (nessa época o nome da empresa era Da Fu), e eram usados principalmente pelos monges taoístas e praticantes de artes marciais chinesas. Entre 1960 e 1980, ter um para de FEIYUE era símbolo de status na China. No inicio dos anos 2000, 3 franceses reinventaram a marca e ela a passou a ser objeto de desejo no mundo. Me lembro que em 2008/09, quando mudei para cá, ele era meio que uma ‘febre’ no Brasil, tendo destaque nos editoriais de moda. Mas para mim, o nome dele diz tudo, no português: FEIO. (rs) Minha singela opinião.

-font-b-Feiyue-b-font-Running-Athletic-font-b-shoes-b-font-Spring-autumn-Canvas

E… o que me levou a escrever esse post:

As balas ‘White Rabbit’ (coelho branco). A empresa que detém a marca (Shanghai’s ABC Candy Factory), produziu pela primeira vez essa bala em 1943, e foi inspirada numa bala de leite inglesa. Na época a bala tinha como ‘mascote’, ilustrando sua embalagem o Mickey Mouse e chamava-se ‘ABC Mickey Mouse Sweets’.  Com a entrada do comunismo em 1949, a empresa passou a ser estatal e o famoso personagem da Disney não era bem vindo, pois representava a cultura estrangeira. Nessa ocasião, o nome do doce, que já era muito popular, mudou para “White Rabbit Candy”. Ele é indispensável nas comemorações do Ano Novo Chinês moderno. E hoje é feito em vários sabores.

download (1)

E, no dia seguinte que li o artigo, fui ao Yu Garden e a embalagem me chamou atenção. Afinal tinha acabado de ver a foto na revista.

Claro que comprei na hora! Optei pela original e pela de chocolate (chocólotra assumida…). E saí abrindo o pacote para experimentar o que estava aguçando minha curiosidade.

Abri o papel que envolvia e me deparei com um papel fino envolvendo a bala, que não saia de jeito nenhum. Estraguei a primeira que abri tentando ‘limpar’ esse papel. Na segunda, olhei e pensei: vai com papel mesmo. Depois o Liu me disse que o papel é de arroz, e feito para comer junto com a bala… Ufa, que bom.

download

Quando dei algumas balas ao Liu, ele abriu um sorriso. Como bom shanghainês, cheio de orgulho, virou e disse que era a melhor bala da China e feita em Shanghai.

Minhas impressões:

ADOREI e virei fã da original.

A de chocolate, realmente é bem sem graça, perto da original.

Agora preciso ir comprando dos outros sabores para experimentar.

download (2)

Então, se você está em Shanghai, não deixe de experimentar essa delicia shanghainesa. E é também uma boa opção para levar de presente de viagem: produto típico.

E claro, que agora os coelhinhos brancos saltam na minha frente…hahaha

È muito fácil de encontrar, e um pacote de 250gr, custa RMB 15,00 fora da zona de turismo e de RMB 18,00 a 25,00 em locais como o Yu Garden.

Fica a dica!

Zài Jián!

Anúncios

6 pensamentos sobre “‘White Rabbit Candy’ – a delícia de Shanghai.

  1. Pingback: E quem vai receber o cartão postal da China… | China na minha vida

  2. Pingback: Yu Garden – o tesouro de Shanghai | China na minha vida

  3. oi!
    bom dia por aqui!
    que maravilha, veja como ai a sua volta ainda tem muita coisa para descobrir,
    e vc é capaz disso!
    gostei muito do post e, curioso pela bala!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s