Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Presentes de casamento.

Maio, como no Brasil, é um mês cotado para casamentos por aqui. Na realidade por conta das temperaturas mais amenas e confortáveis para festas com toda a pompa e circunstância que a tradição chinesa exige.

Já falei alguma coisa sobre casamento há algum tempo atrás. Mas sempre descobrimos algo mais.

A questão do vestido e da festa são primordiais: a noiva usa, no mínimo 3 vestidos durante a cerimônia. Tem as que usam 5! A festa tem que ter muita comida e bebida, quase o suficiente para sobrar para outra festa. Apesar da fartura ser um costume para qualquer evento que envolva comida. No final a mesa tem que estar cheia. É a certeza de que os convidados estão satisfeitos, apesar de ainda ter muita comida. Faz sentido… apesar de ser um desperdício imperdoável aos nossos olhos ocidentais.

Mas no quesito ‘presente’ eles são mais práticos, sem dúvida. Nada de aparecer na festa com caixas de liquidificador, enfeites de prata ou cristal, faqueiros e afins. Isso é quase uma ofensa.

Presentes de casamentos esperados por todos os noivos e suas famílias aqui é o ‘hongbao’, aquele envelopinho vermelho com letras douradas, que também é usado no ano novo chinês, nascimentos e aniversários. Dependendo da posição social e do numero de convidados os noivos podem receber milhares de notas de 100 remembies. J

weddinghongbao

E para os convidados há regras básicas para não errar na hora de colocar as notinhas dentro do envelope. O valor vai depender muito do quanto se é próximo ou intimo da família, mas nunca se coloca um valor menor do que o casal gastou por pessoa na festa, ou seja, não se pode dar menos para os noivos do que eles gastaram para te convidar. Deve-se escrever seu nome no envelope para que eles possam identificar quem deu. Já li em algum lugar, que os pais dos noivos fazem uma contabilidade, um livro-caixa, do dinheiro recebido. Mas nunca se abre o envelope na frente de quem deu (você pode deixar transparecer seu desapontamento, se for o caso!!!).

Um outro detalhe importantíssimo: jamais coloque valores com 4, nem no começo nem no final da cifra. Geralmente se oferece valores múltiplos de 2. Os valores mais populares são 600 e 800, por serem prósperos. O 888 representa boa fortuna e 666 boa sorte (esqueçam a crendice ocidental entre esse numero e a ‘besta’, estamos na China). 588, 366, 288, 188 e 168 também são bem vindos, mas jamais coloque moedas para chegar nesses números.

Há casais que passam de mesa em mesa coletando os envelopes e em cada uma eles precisam brindar com os convidados que desejam o tradicional ‘felizes para sempre’. Geralmente os noivos saem da festa um pouco ‘chapados’, mas com os bolsos cheios!!!

Yao Kuáilé!

Seja Feliz!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Presentes de casamento.

  1. Ola, gostei muito do seu Blog. Parabéns!!! Vou me casar no mês que vem com um Chines. Também irei conhecer a família dele justamente nesta ocasião, quero presentes-los e após ler suas potagens vi que eles tem esse costume de presentear, tornando isso agora uma obrigação pra mim. Não faço a minima ideia do que dar. Ja perguntei ao meu noivo, mas ele disse que eu não preciso dar nada, pra eu não me preocupar com isso, mas logicamente eu vou comprar algo de qualquer jeito.
    Não sou boa em comprar vinho, moro em Porto Seguro Bahia, aqui tem muita coisa de artesanato, porem tenho medo de errar. Vc teria alguma sugestão pra me dar?

    Curtir

    • Olá!
      Obrigada pela visita. Olha presente que chinês gosta é comida. Leve alguma coisa típica. Artesanato também gostam, talvez um livro com fotos do lugar onde vc mora possa agradar. Mas presentes para eles tem que ser coisas especiais, que tenham um significado, porque geralmente o que se dá além de comida (e que sempre é bem vindo), é dinheiro no envelope vermelho, mas acho que não caberia na sua situação. Só fique atenta ao que não pode: pacotes brancos, chápeu verde, relógio de parede…
      Abraço.

      Curtir

  2. Pingback: Mais algumas dicas sobre presentear na China. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s