A China tem uma longa história de tradições marciais, que inclui centenas de estilos diferentes, cada um com seu próprio conjunto de técnicas e idéias. Há temas comuns aos diferentes estilos, que muitas vezes são classificados por famílias, seitas ou escolas. Há estilos que imitam movimentos de animais e outros que reúnem inspiração de diversas filosofias chinesas, mitos e lendas.

Treinamento de crianças em Kung Fu. (os ‘laowais’ são os filhos da Cristina Lasaponara, que envou as fotos)
O surgimento das artes marciais chinesas é atribuído à necessidade de auto-defesa, caça e técnicas de treinamento militar na China antiga.Segundo a lenda, as artes marciais foram criadas durante a dinastia Xia mais de 4.000 anos atrás. Diz-se que o Imperador Amarelo, Huangdi introduziu os primeiros sistemas de combate.
A divulgação internacional aconteceu com a fundação da República Popular da China em 1949, quando muitos mestres migraram para Taiwan, Hong Kong e em outras partes do mundo. Esses mestres começaram a ensinar nas comunidades chinesas no exterior, mas acabaram despertando a curiosidade e o interesse dos estrangeiros que começaram a praticar.

Treinamento de crianças em Kung Fu. (os ‘laowais’ são os filhos da Cristina Lasaponara, que envou as fotos)
As artes marciais chinesas podem ser divididas em várias categorias para diferenciá-las: externas e internas, do norte e do sul (se referindo a que parte da China eram), ou segundo sua província ou cidade e até religião. A principal diferença percebida entre os estilos do norte e do sul, é que os primeiros tendem a enfatizar rápidos chutes e saltos, com movimentos fluidos e rápidos. Já o estilo do sul se concentra mais no braço forte e técnicas de mão, posições imóveis e passos rápidos.
No entanto, poucos mestres experientes fazem uma clara distinção entre os estilos internos e externos, ou do Norte e do sul. A maioria dos estilos contem tanto elementos ‘duros e moles’. Baseados nos princípios yin e yang, os filósofos afirmam que a ausência de qualquer uma das categorias citadas tornaria a pratica desequilibrada ou deficiente.
O treinamento em artes marciais consiste em treinos físicos, filosofia, ética e até a prática médica. Um ditado popular diz que a formação básica em artes marciais chinesas precisa ‘treinar tanto os externos como os internos’. Resumindo: formação externa inclui as mãos, os olhos, o corpo e posturas. Formação interna inclui o coração, o espírito, a mente, respiração e força. Em muitas artes marciais chinesas, a meditação é considerada um importante componente de formação básica. A meditação pode ser usada para desenvolver o foco e a clareza mental.
Como tudo que vem da antiguidade Chinesa, a arte marcial também é baseada no equilíbrio de corpo e mente. E é comum vermos as pessoas praticando nos parques e praças na hora do almoço ou de manhã cedo. Independente da confusão da cidade. Só com muita concentração mesmo! J