Blog/China/Curiosidades/viver na China

Praia em Shanghai

Se me perguntarem o que mais sinto falta de morar no Brasil, fora os amigos e a família, digo sem pestanejar: a praia!

 beach2

Nasci em Santos e sempre morei em praia. Na realidade nunca fui uma frequentadora assídua, de sentar na areia e ficar torrando. Mas o fato de ter a praia é algo que, hoje eu sei, realmente faz parte da minha vida. Olhar o por do sol, a linha do horizonte, o cheiro de maresia (que só percebemos que existe, quando ficamos muito tempo longe do mar)… sinto falta.

Sim, Shanghai é uma cidade costeira, tem porto, navios e mar. Mas não tem praia. Na realidade nos limites da cidade tem um rio, que deságua no mar (óbvio…), que corta a cidade em duas partes: Puxi e Pudong. Mas não tem praia. Faz calor escaldante, sol a pino, as pessoas andam de shorts e chinelo. Mas não tem praia.

beach2

Na realidade a ficha caiu, depois de um ano morando aqui, quando fui visitar Sanya, a única região chinesa com clima tropical. Quando abri a porta do taxi na entrada do hotel, o cheiro da maresia quase me derrubou… Bingo! É isso o que sinto falta.

Mas vocês já devem ter notado que na China há jeito para tudo, e também que aqui nada se cria, tudo se copia. Então, se o problema era a praia, vamos criar uma!

Isso mesmo!!! Criaram uma praia artificial…

Outro dia fomos almoçar num restaurante na beira do rio Huangpu e quando olho pela janela, que ficava no segundo piso, vi uma faixa de areia de praia. Pensei que a minha abstinência já estaria me levando ao delírio. Mas não, era verdade… com cadeiras, guarda-sol, rede de vôlei de praia e tudo mais.

 beach1

Então essa será a sensação do verão em Shanghai: a praia à beira do Rio. Essa semana passei por lá novamente para mostrar o ponto turístico aos meus primos que estavam aqui. E não é que além de tudo, agora também tem uma piscina??

Para usufruir desse espaço ‘naturalmente fake’ temos que desembolsar 100RMB, sendo 50 consumíveis. Quem sabe não rola uma raspadinha ou um mate-gelado por aqui?

Isso não vai resolver meu problema, mas não posso mais dizer que não há praia em Shanghai! J

Zai tian!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Praia em Shanghai

  1. Olá, pretendo viajar em Agosto para Xangai. Sei que não é muito boa altura mas devido ao meu trabalho não tenho alternativa. Gostava que me dissesse o que devo visitar! Muito obrigada

    Curtir

    • Ai, Patricia… mais ou menos….haahaha.
      Eu sou de Santos, litoral de SP, e a coisa que mais me faz falta aqui é a praia…
      O ar, a maresia, o cheiro, sabe?
      Mas a gente se acostuma a tudo nessa vida!
      Beijo

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s