Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

O biquíni de Beijing

E aqui começa mais um artigo da série “a China e suas curiosidades”. Pois bem, como sempre digo, a questão cultural no País do Meio transcende a lógica ocidental e nem todo o progresso, a inovação tecnológica, a economia dominando o mundo é capaz de mudar hábitos milenares desse povo tão rico culturalmente.

Vamos combinar que alguns deles são bem esquisitos, exóticos e inexplicáveis para nós, mas se existem, vamos tentar entender, respeitar e conviver já que, no meu caso e de mais milhares de brasileiros, vivemos aqui.

Mas o que é o biquíni de Beijing?

De forma bem resumida, é um estilo dos homens chineses (a maioria de meia idade) de enfrentar o verão escaldante, enrolando as suas camisetas até o peito, deixando a mostra suas barrigas.

Foto de Dani Tassy.

O nome em mandarim para esse hábito é ‘ – Bǎng yé’, que segundo o Plexo (dicionário mandarim/inglês), significa “rapaz de topless – homem que em lugares públicos não estão vestindo camisetas”.

Só que não é bem assim: eles usam a camiseta cobrindo os ombros e peito, só a barriga fica de fora, por isso acho mais apropriado o apelido que os estrangeiros deram de ‘biquíni de Beijing’.

Embora seja desconhecido quando e onde o biquíni de Beijing se originou, isso se tornou uma marca registrada dos homens chineses.

A explicação também pode se ancorar na medicina tradicional chinesa: a barriga é um recipiente essencial para a energia. Quando se deixa ela de fora para se livrar do calor, está ajudando a energia do corpo a circular melhor. Será?

O detalhe é que essa prática existe na China toda, mas parece que em Beijing os grupos de homens sentados ou passeando calmamente pelas ruas ou hutongs usando seus ‘biquínis’ chama mais atenção.

Colocando ordem na casa

Segundo li em alguns websites de noticias locais, algumas cidades estão implantando multas aos cidadãos que circulem em locais públicos com a barriga de fora.

Em Jinan, província de Shandong, a secretaria municipal decretou oficialmente que o governo considera esse costume como “comportamento indecoroso”, além de outros hábitos como expor os pés descalços, cuspir no chão, cortar em filas, jogar lixo nas janelas dos carros, e encorajava os moradores a denunciar os ‘infratores’.

A cidade de Tianjin, no norte do país, aplicou uma multa que pode variar de 50 a 200 RMB, para os que se recusam a abaixar as camisas após serem advertidos pela polícia.

Campanhas contra esses e outros costumes chineses (geralmente vindo das pessoas mais velhas) são reativadas periodicamente. Desde a Olimpíada de Beijing em 2008, esse hábito, bem como o de usar pijamas nas ruas, cuspir em locais públicos como aeroportos e estações de trem, vem sendo coibidos. Alguns com mais e outros com menos sucesso.

Hábitos e costumes, cada um tem os seus

Acho bem interessante esses costumes de cada lugar. Nasci numa cidade de praia, então não só os homens, mas as mulheres também andam com quase nenhuma roupa e barriga de fora é a coisa mais comum.

Vale uma comparação: os homens não andam sem camisa, como no Brasil, isso para eles seria um insulto, mas levantam até o peito, mantendo os ombros cobertos. Talvez um sinal de respeito.

As chinesas por sua vez, não usam decote de jeito nenhum, mas as saias mostram até a lua, se é que vocês me entendem. E isso é um costume milenar, so reparar nos Qipaos, os vestidos tradicionais chineses, que são fechados até o pescoço, mas tem fendas laterais na saia até quase a cintura.

Para descontrair

Todas as fotos desse artigo são da Dani Tassy, brasileira que vive em Beijing (sigam o instagram @danitassy e o canal dela no YouTube), mas vale a pena entrarem nesse link de busca do Google e ver as mais inusitadas fotos dos biquínis de Beijing juntas num mesmo local.

Divirtam-se e depois me contem o que acharam disso tudo.

Já pensou se a moda pega?

Zài Jián!

10 pensamentos sobre “O biquíni de Beijing

  1. Querida Christine, adorei o seu post, parabéns! Eu e o meu esposo vivemos na China por um tempo e de facto víamos a grande maioria dos homens com a barriga à mostra. Para nós ocidentais é estranho, mas para eles, orientais faz todo o sentido. Interessante as questões culturais. Um beijinho e sucesso

    Curtir

  2. Querida Christine,
    Você teve uma boa idéia, principalmente esclarecendo que as leis e as autoridades tem o direito de admiistrar seus cidadãos e cidadãs… Aqui no Brasil até agora nào acontecia… o atual presidente deve ter alguma origem Chinesa, pois vive dando uma de super elegante e administrador da moral pública. Você sabe que biquine e top less não está apenas nas praças. E se você olhar para os homens, principalmente nas favelas ou nas calçadas das práias, barriga de fora é muito comum. ( E nenhum soldado ou prefeita vai criar problema.
    bjs, Arcelina
    P.S.
    Estou enviando para você via e-mail o capítulo de Xangai. Corrija tudo pelo amor de Deus, eu já não sou mais aquela. Completo 75 anos em 25 de agosto e a memória fica cada dia mais difícil ,
    bjs novamente
    arcelina

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s