Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

GAN BEI

O ato chinês de brindar: Ganbei!

Numa tradução livre, quer dizer copo seco (Bei = copo; Gan = seco).

Este hábito pode ser presenciado principalmente nas cidades do interior da China, Chang Chun é uma delas, claro. O costume do Ganbei é algo freqüente no mundo dos negócios. É usado como que para selar um acordo ou uma parceria. Pode-se passar o dia negociando, mas nada é fechado antes do jantar (às 5 da tarde), com muitos ganbeis.

E não vale dizer que não bebe. Vai ser a deixa para que os chineses queiram testar o convidado e começar uma série de brindes e para cada Ganbei pronunciado, uma batida com o copo na mesa, a virada (de uma vez) e a exibição do copo vazio (seco)… sem choro!! Tudo bem, que são copos quase como os de licor. Mas os mais radicais como o Mr. Zhu (lembram do cara do beijo na mulher?), usam os tipo “americano”.

imagesCATMLJTH

O pior do que o brindar repetidas vezes e “enxugar” o copo, é a bebida colocada no recipiente: Bài jiu (bài = branco; jiu = vinho) ou o nome oficial: MOUTAI. Que na realidade é chamado assim, pois é produzido na cidade de Moutai, Província de Guizhou. Esta é sem duvida a bebida nacional chinesa, usada em banquetes, recepções oficiais e em celebrações (como as de negócios, citadas acima). Também é nomeada como “bebida diplomática”.

imagesCA24O81W

É produzida a partir do sorgo chinês, com adição de trigo e água, a mistura é fermentada e destilada várias vezes. Todo o processo leva cerca de 8 meses e depois vai para a etapa de envelhecimento de 3 anos antes de ir para as prateleiras. Sua aparência é de cristal, por isso o bài. A título de curiosidade (mais uma), o que chamamos de vinho branco, aqui é vinho amarelo!

O sabor… bem, intragável para nosso paladar. Ok, não sou uma expert em vinhos, mas ainda não conheci um ocidental que tenha gostado do dito cujo MOUTAI ou bái jiu!

O teor alcoólico pode chegar a 75% e, para mim, assemelha-se mais à nossa cachaça do que a vinho! J

Esse da foto é o verdadeiro MOUTAI e custa uma pequena fortuna. Mas existem outras marcas e teores alcoólicos também e pode-se encontrar exemplares bem baratinhos por aí. Só digo uma coisa: bebendo o original, já vi muita gente ir parar no banheiro por horas a fio (e depois nem sequer ter “vaga lembrança” do ocorrido), imagine beber um desses baratinhos!

63wpib

Ah, as embalagens são maravilhosas. E sempre há as edições especiais em caixas luxuosas e design diferenciado para a garrafa.

Ganbei, wo men péng you!

(péng you, se fala “pén iou” = amigo)

Anúncios

5 pensamentos sobre “GAN BEI

  1. Pingback: Beijing – Tour gastronômico | China na minha vida

  2. Pingback: Etiqueta à mesa. Na China também têm! | China na minha vida

  3. Oiêeeeeeeeeeeee…
    Ao menos uma coisa, é fácil de falar…rsrsrs, ñ estou imaginando a pronúncia, só como vejo escrito…rsrsr
    Pela descrição, acho q é mais a nossa cachaça…afffffffffffff e o cheiro, é ruím tb???
    pudera a pessoa ñ lembrar de nd o teor alcólico é altíssimo…
    Aqui vinhos com 14/15 já acham forte….
    Beijusssssssssss

    Curtir

  4. Eles fazem isso para ver se a pessoa e confiavel pois, depois de beber bastante as pessoas se soltam e mostram a verdadeira pessoas. Conheci pessoas que sabendo disso pediam junto um refrigerante em lata e ao virar o copo jogavam discretamente a bebida na latinha kkkkk

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s