Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens/viver na China

Parque Jingshan – a melhor vista da Cidade Proibida

Na minha última visita a Beijing, decidi que se era para turistar novamente na cidade, que fosse em locais que eu ainda não havia ido. E assim foi. Dentro do que pude escapar do roteiro básico, mas sem deixar de ver a essência da cidade, visitamos o Ninho do Pássaro (Cidade Olímpica), fizemos o Tour Gastronômico pelo Hutongs e fomos conhecer o Parque Jingshan, conhecido como o melhor local para fotografar a Cidade Proibida.

Visita casada

Segundo todas informações que coletei antes de ir, inclusive do Xiaowei, meu guia de Beijing preferido, visitar o parque é quase um ponto obrigatório saindo da Cidade Proibida (quase, pois essa foi minha quarta visita ao local, e só agora decidi conhecer!), pois o portão de entrada dele é exatamente em frente ao portão de saída da Cidade Proibida.

Agora, vamos combinar que precisa ter fôlego! Sim, pois a caminhada dentro da primeira atração é grande e, saindo de lá, entrar no parque e chegar ao ponto onde vale à pena tirar a foto, requer a subida de algumas centenas de degraus. “Pernas para que te quero” é o pensamento que logo vem quando iniciamos a subida. E depois, um pouco mais acima: “onde estava com a cabeça quando decidi fazer isso” é inevitável.

Essa foto dá uma ideia:

By Pvt pauline – Own work, CC BY-SA 3.0,                                     https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6673864

Apesar de tudo, chegar lá no topo e se deparar com a imensidão do complexo que abrigava o Império, vale todo e qualquer esforço.

Pegamos um dia bom, temperatura amena, fato que ajudou bastante. No verão deve ser bem difícil, mesmo o parque sendo naturalmente fresco, já que tem uma ‘floresta’ linda que acompanha toda a subida.

A única coisa que não vimos, por conta do horário que fomos e do céu um pouco nublado, foi o pôr do sol, que segundo quem conhece, é um dos mais lindos de Beijing.

Foto de Xiaowei  – @greatwallmylove

Se formos analisar essa foto, feita ao fundo da Cidade Proibida, podemos imaginar o quanto esse espetáculo visto do alto, seja magnifico.

Infelizmente, também, nem sempre consigo boas fotos. E nesse dia não consegui registrar exatamente o que vi. Tenham certeza que é muito mais bonito e grandioso do que eu consegui captar pelas fotos.

Parque Jingshan

O parque de Jingshan é um parque imperial com  23 hectares, que fica ao fundo da Cidade Proibida. O ponto alto é a colina artificial (estamos na China) que leva o nome de Jingshan, que significa literalmente ‘vista da colina’. No início, esse parque era um jardim imperial, vinculado à Cidade Proibida. Foi aberto ao público em 1928 e passou a reconhecido como parque em 1949.

A história de Jingshan data das dinastias Liao e Jin, há quase mil anos. A colina artificial de 45,7 metros de altura foi construída durante a dinastia Ming, usando o material que era tirado do solo para escavar os fossos do Palácio Imperial.

Jingshan consiste em cinco picos individuais, e no alto de cada pico encontra-se um pavilhão, que também desenham o eixo histórico aproximado do centro de Beijing (na foto que coloquei acima, dá para ver bem esse detalhe).

Com certeza, esse é um passeio que vale à pena. Inclusive, depois de subir ao pavilhão central e se deslumbrar com a visão privilegiada, recomendo descer com calma e andar pelo parque, sem compromisso. O local é lindo, florido, fresco e agradável.

Como vocês podem notar, Beijing é uma cidade que tem muito para se conhecer e vai bem além da Muralha!

Zài Jián!

Pensando em como adquirir o livro ‘China na minha vida – o que aprendi com o Dragão’?

Basta clicar aqui!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Parque Jingshan – a melhor vista da Cidade Proibida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s