China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Shanghai Tower – mais um ícone de Shanghai

Nada como receber hóspedes em casa para a gente começar a fazer turismo na própria cidade em que vive, não é mesmo? Assim sendo, com meu sobrinho aqui, lá fui eu visitar o mais novo ícone de Shanghai – a Shanghai Tower.

Claro que já havia passado ou avistado ela ao longe incontáveis vezes… vocês poderão notar pela quantidade de fotos que vou colocar aqui, mas não tenho maturidade para passar por ela e não dar um click, perceber um novo ângulo.

WeChat Image_20170601190709

A vista é maravilhosa, e faz a Torre de Pérola e o Jin Mao parecerem pequenos vistos de cima. Mesmo assim, a Pearl Tower jamais vai perder sua majestade como primeiro ícone de Shanghai.

O melhor horário para visita, na minha opinião, é o final do dia. Nesse horário dá para ver a cidade com a luz do dia e depois com a iluminação noturna, que é maravilhosa! Além da vista, os visitantes podem comprar uns cartões em forma de coração, escrever seus pedidos e amarrar na árvore que é chamada ‘Top of Shanghai Tree’, isso no melhor estilo chinês de ser… =P

Sobre a torre

A Shanghai Tower (Torre de Shanghai) ou simplesmente上海 中心 大厦 – Shànghai Zhōngxīn Dàsh é o mais novo arranha céu de Shanghai. Inaugurado em 2015 (um ano após a previsão inicial), ele tem 128 andares, é situado em Lujiazui, Pudong, centro financeiro da cidade e completa o cenário mais conhecido de Shanghai, seu cartão postal. Junto com o ‘Jinmao’ e o ‘Shanghai World Financial Center – SWFC’, formam o conjunto conhecido como os três irmãos.

É o segundo edifício mais alto do mundo até o topo arquitetônico (atrás do Burj Khalifa de Dubai, 828 m) e a terceira estrutura mais alta do mundo (atrás de Tokyo Skytree, 634 m). Mas, como na China tudo é no superlativo, o Shanghai Tower é considerado o prédio mais alto do mundo, levando-se em conta a altura até o último piso útil, que seria o 127° andar (587,4 metros). Também possui o observatório mais alto do mundo situado dentro de um edifício ou estrutura, no 121° andar (561.25 m), e os elevadores mais rápidos do mundo a uma velocidade máxima de 20,5 m/s (74 km/h). A torre é capaz de acomodar até 16.000 pessoas diariamente. Terá um hotel de 258 quartos, localizado entre os andares 84 e 110 e no momento da sua conclusão, será o hotel mais alto do mundo – alguma dúvida? Aqui não tem amadores quando se trata de bater recordes!

Ele foi projetado pela empresa de design internacional Gensler e é de propriedade do governo da cidade de Shanghai. Sua construção em camadas, projetada para alta eficiência energética, fornece nove zonas separadas divididas entre o escritórios, shoppings e lazer. O custo estimado de construção foi de US$ 2,4 bilhões.

A obra foi iniciada em novembro de 2008 e terminada em 3 de agosto de 2013. O exterior foi concluído no verão de 2015, mas todo o complexo foi considerado completo em setembro de 2015. O observatório só foi aberto ao público em julho de 2016, sendo que de julho a setembro de 2016 foi denominado “período de teste”. Fiz um ‘printscreen’ da página da wikipédia onde mostra todas as fases da construção. As fotos individuais podem ser conferidas nesse link.

Picture1

As fases da construção – by Wikipédia

Design

O desing dessa torre, é algo que só vendo de perto para tentar entender. Eu como leiga, acho bem estranha, mas não dá para negar a complexidade arquitetônica e de engenharia utilizada. Achei bem interessante essa explicação: “A torre assume a forma de nove cilindros empilhados uns em cima dos outros, totalizando 127 andares, todos fechados pela camada interna da fachada de vidro. Entre isso e a camada externa, que se torce à medida que sobe, nove zonas internas fornecem espaço público para visitantes. Cada uma dessas nove áreas tem seu próprio átrio, com jardins, cafés, restaurantes e varejo e oferece vistas panorâmicas sobre a cidade”. Dá para imaginar? Só vendo de perto mesmo.

Seguem (algumas) fotos que tenho das torres. No instagram @chinanaminhavida tem muito mais!

Quem quiser saber mais sobre o assunto, vale à pena visitar o site Skyscraper Center.

Picture2

O endereço é 501 Yincheng Middle Rd, Lujiazui, 陆家嘴 Pudong.

E os ingressos custam RMB 160,00 (crianças, estudantes e idosos tem desconto).

Zái Jián!

 

Pensando em como adquirir o livro ‘China na minha vida – o que aprendi com o Dragão’?

Basta clicar aqui!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Shanghai Tower – mais um ícone de Shanghai

  1. Oiii adoro ver sobre a china meu namorado está aí em Dalian, já ate comentei em outra foto. Gostaria que me tirasse uma duvida se possivel, estou comprado online flores para entregar no dia dos namorados o rapaz que mora com ele me mandou uma foto de uma encomenda que chegou que consta o endereço. Coloquei no tradutor e aparece essa rua [大连市]大连沙区九部的小李 15909857591 – Li [Dalian] nove Dalian Areia [15909857591) Só queria saber se os endereços daí sao assim mesmo?
    Se puder me ajudar agradeco bjos

    Curtir

    • Oi Aline,
      Sinceramente não sei se isso é o endereço.
      As únicas coisas que entendo é que é na cidade de Dalian, e na área de areia (?! – pode ser praia). O número enorme, é o celular de quem recebeu essa tal encomenda, então não use. O certo é colocar o celular de quem vai receber, no caso seu namorado. Mas acho melhor vc pegar uma fonte mais confiável de endereço. Peça para seu amigo pedir para o porteiro do prédio escrever o endereço num papel. Mais garantido.
      Abraço.

      Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s