Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

A cabeça do Dragão e os 3 irmãos.

37084396901121742_YZTJxNYI_c

Os 3 irmãos, mas o terceiro aqui está numa versão virtual! Por enquanto…

Em 1988, Deng Xiao Ping, que então era o líder nacional, anunciou que Shanghai seria o novo centro financeiro da China, a ‘cabeça do dragão’, e o local escolhido para erguer esse centro foi Pudong, o lado novo e planejado da velha cidade. E foram feitos projetos e metas para os próximos 25 anos, ou seja até 2014.

E para o espanto de todos, principalmente nós os brasileiros onde as metas dos nossos governantes se estendem por décadas e interesses eleitorais, tudo está em pleno vapor e se concretizando cada etapa a seu tempo. Os atrasos são todos perfeitamente aceitáveis e mesmo assim, eles lutam contra o relógio para não falhar.

Um dos projetos era a construção dos ‘3 irmãos’, 3 edifícios que serão (já são, na realidade) mais um símbolo do crescimento economico da China e sua influencia no mundo. Quem duvidou dos chineses, que naquela época estavam com um pais completamente desestruturado, perto do caos, sendo reconstruído pedra sobre pedra, hoje deve estar boquiaberto!

JINMAO

Jinmao Tower quando era o único do trio.

E em 1994 foi iniciada a construção do primeiro dos 3 irmãos: Jinmao Tower ou edifício da Prosperidade Dourada (ou de ouro). Com 420,5 metros de altura, 88 andares, 79 elevadores e 278.707 m2 de área construída, foi entregue à cidade em 1999 e custou 3.3 bilhões de remembies. Hoje é o 13° edificio mais alto do mundo. E seu projeto teve algumas referências interessantes, já que o arquiteto contratado, o mesmo que construiu o Dubai’s Burj Khalifa, Adrian Smith, teve um desafio de ter que entender e incorporar a cultura chinesa, até aquele tempo um mistério para a maioria dos ocidentais.

A ‘missão’ foi entregue a ele em 28/08/1988, o edifício tem 88 andares, o formato é octogonal. Isso para respeitar um pedido do governo, que queria esse prédio vinculado ao número da da prosperidade (entenderam o nome dele?). Buscou isnpiração nos pagodes chineses, e tenta remeter a obra à China antiga, o passado, apesar de toda modernidade empregada. Essa obra foi um marco na história da construção e do design no mundo além de ser o ponto da virada na industria da construção chinesa. Ele foi a inspiração desafiadora para os 2 ‘irmãos’ que ainda tinham que nascer.

SWFCO

SWFC: como era o projeto original do prédio.

Enquanto isso, em 1997 (antes da inauguração do Jinmao), começaram as obras do segundo irmão, Shanghai World Financial Centre ou simplesmente SWFC, que acompanhando a lógica dessa meta, representa o presente. E por ser o ‘presente’, foi aceito pelo governo investimento estrangeiro na sua construção. Foram usados recursos de mais de 40 empresas, encabeçadas pela Japanese Mori Building Corporation. E os arquitetos, liderados por Willian Pedersen, criaram algo que mostrasse a influencia desse capital, mas com design que tivesse uma ligação com a cultura chinesa e, claro, o primeiro irmão. Os dois prédios mostram diferentes pontos de vista sobre a cultura local. O SWFC é mais abstrato na representação simbólica da cultura chinesa. E os dois formam um equilíbrio baseado nas diferenças.

2brothers2

Os dois irmãos! Passado e presente

O quadrado no topo representa o símbolo usado pelos antigos para designar ‘Terra’. Mas o projeto original era de um circulo e, segundo a lenda, os japoneses queriam que o circulo remetesse à bandeira japonesa, em especial quando o sol alcançasse essa parte do edifício, tornando o círculo vermelho. A rivalidade entre os japoneses e chineses ainda é muito forte, apesar da convivência aparentemente pacífica nessa China modernizada. Mas claro, que quando o governo chinês percebeu, mandou o projeto ser refeito. Hoje o edifício é popularmente conhecido como ‘abridor de garrafas’.

Foi entregue em 2008 (a mudança de planos com o círculo depois do projeto andando atrasou um pouquinho a obra), tem 492 metros de altura, 101 andares, 91 elevadores, 381.600 m2 e custou 8.17 bilhões de remembies. Por RMB 150,00 (cerca de 50 reais) você pode subir até o topo do quadrado, onde o piso é de vidro e ter a experiência de andar sobre Shanghai. Mas no dia do seu aniversário, você pode fazer isso de graça! Quanta emoção!

Amanhã falo do terceiro irmão!

Zài Jiàn!

Anúncios

7 pensamentos sobre “A cabeça do Dragão e os 3 irmãos.

  1. Pingback: Shanghai – Redescobrindo a cidade – andando a pé em Pudong. | China na minha vida

  2. Pingback: China – O que Visitar em um Roteiro Turístico?

  3. Pingback: Arquitetura Chinesa: Pagodas | China na minha vida

  4. Puxa em 2011 eu estava ai no dia do meu aniversário e poderia ter “andado sobre Shanghai ” de graça !! (rs).
    Tb fico encantada com a arquitetura em Shanghai! Bjs

    Curtir

  5. Pingback: Fotografando por ai… | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s