Aprender Mandarim/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Aniversário de 60 anos na China

Normalmente os chineses calculam os aniversários pelo calendário lunar  – Li Yin陰曆. Acho que por conta disso, eles não comemoram a data anualmente, não é dada muita importância para essa celebração pessoal. Agora, os mais  velhos e as crianças recebem uma atenção especial, porque na cultura chinesa, os idosos são muito respeitados, e as crianças são de responsabilidade da família para preservar a linhagem com as gerações futuras.

Sobre a celebração para as crianças, você pode conferir nesse artigo sobre os ‘100 dias’.

caractere da longevidade - shou.

Caractere da longevidade – shou.

Os aniversários são categorizados em dois grupos:

Integral: são os aniversários em que a idade contém o dígito 9, que são chamadas de ‘grande festa’, ou Da Qing – 大慶, e os com o digíto 0, que são chamados de ‘celebração formal’ –  Zheng Qing –  正 慶.

Dispersos: Aniversários em que a idade contém os dígitos de 1 a 8, e que não são celebrados com tanto entusiasmo. Se bem que com as mudanças no comportamento da sociedade chinesa, talvez essas celebrações comecem a ser mais frequentes.

Mas dentre essas datas ‘integrais’, a mais celebrada é o aniversário de 60 anos, chamado ‘ Liùshí dàshòu’ – 六十大寿.

É uma idade para se orgulhar.

Completar 60 anos é considerado como um marco importante na vida e, portanto, é uma grande celebração. Baseado no zodíaco chinês essa idade é o fechamento de um ciclo completo: passou pelos 12 animais por 5 vezes, ou seja, pelos 5 elementos que cada signo possui – metal, madeira, água, fogo e terra. Numa equação simples 12 (animais) x 5 (elementos) = 60 anos.

chinese-new-year-symbols-longevity_

Os símbolos da longevidade para o chinês.

Quando se chega a 60, a pessoa ‘deverá’ ter uma grande família cheia de crianças e netos – lembrem- se que eles tem filhos muito cedo, e geralmente são avós por volta dos 45 anos.

Geralmente a festa é organizada pelos filhos que celebram o aniversário de seus pais para mostrar seu respeito e gratidão. A devoção filial, o respeito pelos pais, pelos mais velhos, ainda é algo muito latente na sociedade chinesa (e tomara que não mude…).

De acordo com o costume tradicional, são oferecidos alimentos com uma conotação auspiciosa, que dê sorte, saúde, prosperidade e longevidade.

No dia do aniversário é servido ao aniversariante um prato de ‘macarrão da longa vida’, que nada mais é do que um macarrão imenso, mais ou menos 1,5m de comprimento, que a pessoa tem que comer de uma vez sem quebrar a massa. Quanto maior a quantidade de macarrão que se consegue ingerir de uma vez, mais longa será sua vida. Posso dizer que é ‘tenso’ comer o macarrão sem quebrar, com todo mundo te olhando… já passei por essa experiência, em Chang Chun, claro!

Os ovos também estão entre as melhores opções de alimentos consumidos nesta ocasião, e muitas vezes vem junto com o tal macarrão.

Outra comida tradicional são os pêssegos (que não são realmente pêssegos, mas dumplings em forma de um pêssego com recheio doce), que como o macarrão, são sinais de vida longa.

12342296_1087966887910657_4313605057663030640_n

Entre os presentes para essa data estão: ovos, macarrão longos, pêssegos artificiais ou não, vinho e dinheiro colocado no tradicional envelope vermelho – hong bao 红包.

E resolvi escrever esse post, pois aqui em casa estamos celebrando os 60 anos do meu marido. Aí fui pesquisar como era celebrado na tradição chinesa, afinal de alguma forma teríamos que brindar essa ocasião.

Mas sinceramente, as informações que colhi, serviram para fazer esse artigo, porque optamos pela nossa comemoração tradicional – comes e bebes e um bolo, com um animado ‘parabéns a você’, no final.  =P

Mas como estamos na China:

生日快乐
Shēngrì kuàilè – Feliz aniversário, para o Mário!

Zái Jián!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

 

 

Anúncios

15 pensamentos sobre “Aniversário de 60 anos na China

  1. Já havia enviado os cumprimentos ao Mário na época, mas como estou colocando em dia minhas leituras, que andam meio atrasadas, a pergunta que não quer calar: você não serviu o “macarrãozão”, mas ao menos fez brigadeiros para o maridão??? beijokas

    Curtir

  2. Christine, repasse minhas felicitações ao Mário. Adoro seus textos sobre curiosidades da China. Também irei fazer 60 em breve. Fiquei comovida com a devoção filial, de respeito e agradecimento. Vou seguir suas dicas. Beijos.

    Curtir

  3. oi!
    bom dia!
    Mario,
    que maravilha, 60 anos! Espero e desejo muita saúde, paz, alegrias!
    que a disposição para se aventurar, como vc teve quando optou pela CHINA
    continue firme!
    Christine, quando eu fizer macarrão em casa, vou fazer um pouco com um metro e meio de comprimento! ( tenho a máquina)……
    da disposição dele para se aventurar, estimulou a sua, e assim temos a escritora!
    beijo grande para vcs e os filhos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Legal esta aí uma curiosidade que eu não sabia rs. Transmita ao seu esposo Mário as minhas sinceras felicitações.Parabens! Muita saúde,paz, prosperidade e sucesso! Aproveitem e comemorem bastante esta data especial.Abracos

    Curtido por 2 pessoas

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s