Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Tradicional medicina chinesa (TCM) e os chás

Essa semana estou escrevendo bastante sobre a Medicina Tradicional Chinesa (TCM). É um assunto que sempre desperta a nossa curiosidade e todos buscamos  viver melhor, de forma saudável, não é? Já escrevi sobre chás aqui, mas não com o foco na TCM.

Sobre TCM, vale à pena conferir esses dois artigos mais antigos: ‘TCM e o inverno‘ e ‘Tradicional Medicina Chinesa – TCM

Mais uma vez, quero deixar claro que sou somente uma curiosa, que busca informações aqui e ali e divido com meus leitores o que considero que seja relevante.

Imagem by pixabay.com

Imagem by pixabay.com

Os chás na TCM

Para a medicina chinesa existem muitas formas de se curar ou  se manter saudável. Já mostrei um pouco disso no artigo anterior.

Os alimentos e medicamentos possuem qualidades e sabores, que agem sobre o corpo. Os médicos que praticam as técnicas de TCM, observam o comportamento do corpo depois que um determinado alimento ou medicamento foi consumido.

Dentro das opções de tratamento da TCM, os chás são quase que unanimidade: de emagrecimento até aliviar o estresse, muitas são as opções. Diferentes chás afetam o corpo de maneiras diferentes. Com essas “ações” em mente, o chá não é apenas uma bebida, mas também é usado como um poderoso aliado para manter o equilíbrio e a saúde do corpo.

Para cuidar da pele – Longjing 龙井茶 – (um tipo de chá verde)

Este chá verde clássico é produzido em Hangzhou, onde as mulheres são conhecidas por terem a pele mais bonita na Ásia. Chás verdes como este têm uma ação refrescante e são perfeitos para o verão, ou se você tem uma constituição quente (isso é super importante dentro dos conceitos de TCM).

By Shizuha - Own work, CC BY-SA 3.0,

By Shizuha – Own work, CC BY-SA 3.0,

Para aliviar a fadiga – Tie Guan Yin 铁观音

Tie Guan Yin é o mais famoso chá ‘oolong – 乌龙’ na China. Cultivados na província de Fujian, tem fragrância, sabor incomparáveis. Basicamente, possui um alto nível de cafeína, que deixará a pessoa mais alerta. Se for sensível aos efeitos da cafeína, não se recomenda tomar depois do meio dia, pois poderá afetar a qualidade do sono.

By Quelcrime - Own work, Public Domain

By Quelcrime – Own work, Public Domain

Para a febre do feno – Cha Ju Hua 菊花 – (crisântemo)

A febre do feno (hay fever, em inglês ou rinite para nós brasileiros) na medicina chinesa está relacionada com “vento” e “umidade”. Chás de flores, tais como crisântemo, onde se utiliza a parte superior e mais externa da planta, levando o ‘qi’ para as partes superior e exterior do corpo (para protegê-lo contra o vento que entra no corpo). Este chá tem uma relação especial com os olhos; pode aliviar  a secura, coceira, dor ou quando estão lacrimejantes.

2015-Chrysanthemum-Tea-HOT-Free-shipping-top-quality-100g-Chrysanthemum-tea-ju-hua-cha-chinese-flower

Para a perda de peso – Shou pu’er 寿普洱

O chá tem um efeito geral refrescante sobre o corpo, e na medicina chinesa acredita-se que o consumo demasiado de alimentos frios danifica o ‘fogo de digestão’ e a capacidade de converter alimentos em energia utilizável. ‘Danificar o fogo digestivo’ tem um efeito negativo sobre a capacidade do corpo para tonificar os músculos. Pu’er é um chá mais quente e considerado o mais leve e mais fácil de interagir com o sistema digestivo, graças à sua capacidade de ajudar a drenar a ‘umidade’ corporal. O chá Pu’er é de Yunnan e está intimamente relacionado com as origens da preparação do chá na China.

708642364127365885

Para o sistema imunológico – Genmaicha 玄米茶

Uma versão japonesa do chá verde feito com arroz torrado. Consumir este chá é uma excelente maneira a longo prazo para impulsionar o sistema imunológico e harmonizar o motor principal do corpo, de acordo com a TCM, que é o baço.

Para finalizar, achei um site bem interessante e traduzi aqui uma parte de um texto que mostra bem os conceitos da Tradicional Medicina Chinesa. Não adianta nada tomar um chá ou se alimentar de determinado alimento, sem olhar para o ‘todo’ que é seu corpo. Tudo se comunica, interage e reflete na sua saúde.

genm

Os 4 pilares da TCM

  1. Seu corpo é um todo integrado. Cada um e cada estrutura em seu corpo é uma parte integrante e necessária do todo. Junto com sua mente, emoções e espírito, suas estruturas corporais físicas formam um sistema miraculosamente complexo, inter-relacionados que é alimentado por força vital ou energia.
  2. Você está completamente ligada à natureza. Mudanças na natureza são sempre refletidas em seu corpo. Fatores que influenciam a TCM – estação, localização geográfica, hora do dia, bem como a sua idade, genética, e a condição do seu corpo quando se olha para os seus problemas de saúde.
  3. Você nasceu com uma capacidade de auto-cura natural. Seu corpo é um microcosmo que reflete o macrocosmo. Pense nisso: a natureza tem uma capacidade regenerativa, e você também. Às vezes, essa capacidade pode parecer estar perdida ou de difícil acesso. Na maioria dos casos, nunca é completamente desaparecida.
  4. A prevenção é o melhor remédio. Você sabe que o seu corpo está constantemente revelando sinais sobre o estado de sua saúde? Vamos enfrentá-lo, é comum ignorar esses sinais ou sintomas até que algo mais complicado aconteça. TCM ensina a interpretar o que seu corpo está lhe dizendo.

Tradução livre da página ‘Tradicional Chinese Medicine – World Foundation’.

Já teve alguma experiência com a medicina chinesa? Conte para a gente aqui nos comentários.

Zài Jián!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Anúncios

8 pensamentos sobre “Tradicional medicina chinesa (TCM) e os chás

  1. Adorei esse post,Christine! Estou esperimentando todos!! 🙂
    Adorei o Longjing, super leve e realmente refrescante, mesmo quente (!). O Tie Guan Yin comprei essa semana e achei bastante suave e agradável ao paladar também. O pu’er procuro ter sempre em casa, pelo efeito digestivo (gosto de tomar quando como alguma comida mais pesada). Só falta achar o Genmaicha!
    Abraços!

    Curtir

  2. Oieeeee…..Adorei!!!
    Preciso só fazer um esforço, p tomar chá quente….esqueço!
    Chá verde tomo tds os dias, mas gelado…de nd vale!
    Queria o chá Pu’er….
    Bjs

    Curtir

  3. oi!
    bom dia por aqui!
    finalmente friooooooooooo!
    virou de vez, mas está bem mais agradável que o calor!
    vc sempre nos ensinando! curti demais a matéria!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s