Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Você sabia? Curiosidades sobre a China.

Esse não é o primeiro e, com certeza, não será o último artigo que escrevo sobre curiosidades nesse país tão distinto em hábitos e cultura.

Sempre que acho algo interessante vou guardando numa pasta, até ter um número de ‘novos fatos’ para dividir com vocês. E vamos combinar, que isso não é difícil por aqui!

E aqui vão os últimos que encontrei.

Em números, a China:

– possui um total de 300 diferentes línguas usadas, sendo o sexto país mais multilingues no mundo. Mas, reconhecido pelo governo são somente (!!) 53 dialetos + o mandarim.

– tem 568 bilionários de acordo com um recente pesquisa, deixando os EUA em segundo lugar nesse ranking (535 bilionários). O número de bilionários na China cresceu 80% desde 2013. Shanghai abriga 50 pessoas desse seleto grupo, ocupando o 50° lugar nas cidades do mundo com mais bilionários.

flag-754582_1920

– está com 350 milhões de fumantes. Mas algumas ações estão sendo tomadas para inibir esse consumo. Por exemplo, em Beijing e Shanghai já é proibido fumar em locais fechados (bares, restaurantes, shoppings e escritórios do governo), alguns locais abertos e a propaganda de cigarros também foi proibida nos meios de comunicação de massa. Por outro lado, tem a força da indústria do tabaco, já que a China é responsável por 42% da produção mundial de cigarros.

– possui 31% dos estudantes estrangeiros que frequentam as escolas e universidades nos EUA.

– são 67% dos chineses que dirigem (carros ou motos) que não respeitam os sinais de trânsito, principalmente os semáforos. Mas isso também está mudando, já que as novas regulamentações de tráfego estão cada vez mais severas, bem como o policiamento nas ruas.

– é a dona da maior migração do planeta (e acho que nunca vai perder esse título) durante o ano novo chinês. Esse ano o número de passageiros registrados (ou seja, que compraram passagens de avião, ônibus ou trem) foi de 400 milhões, número 6,7% maior do que o ano passado.

– teve 271 cidades que falharam no alcance das metas nacionais de qualidade do ar durante o último ano novo chinês por conta dos fogos de artifício. Esse ano foi sumariamente proibida a queima de fogos nas grandes cidades chinesas.

– foi para o livro dos recordes pela maior ‘panelada’ de arroz frito – Yangzhou fried rice, que pesava 4 toneladas! Mas logo perdeu o título, pois os membros da comissão de análise perceberam que o arroz não estava próprio para consumo humano. Virou alimento para os porcos…

1500 quilômetros foi a distância que um turista chinês de 73 anos percorreu andando de Beijing para Zhejiang, depois de se perder do seu grupo de viagem! Haja perna e disposição.

people-1118191_960_720

– fez a projeção de habitantes para o final de 2030: 1 bilhão 450 milhões de pessoas. Essa conta está levando em conta a implementação da nova lei que permite dois filhos por casal.

– é o terceiro melhor país para expatriação, segundo uma pesquisa do HSBC e YouGov.

E tem mais uma curiosidade…

Para quem sonha em conhecer Veneza não precisa mais ir para a Itália! Venham para a China…

Como assim?

Em Dalian, uma cidade ao norte da China, foi construída uma réplica da cidade italiana (sim, você leu certinho…). Com o custo de mais de 5 trilhões de renmimbies, um grupo de arquitetos tentaram tornar a réplica o mais parecida possível com a original (!).

shan_zhai_wei_ni_si_03

A ‘cidade’ é formada por 200 prédios em estilo europeu, alinhados à beira de canais inspirados na arte renascentista (sic). A atração vai abrir em maio, segundo a revista de circulação local ‘City Weekend’.

Tem coisas, que só na China mesmo!

Mas cabe um parênteses: existe uma região aqui na China, próxima a Shanghai, que é chamada de Veneza do Oriente, por serem várias cidades circundadas por canais e com gôndolas, mas nada tem que ver com a réplica de Veneza em Dalian. Algumas da cidades que fazem parte da Veneza do Oriente são: Hangzhou, Suzhou, Tongli entre outras. Mas essas tem post aqui no blog e vale à pena conferir…

Zái Jián!

Anúncios

7 pensamentos sobre “Você sabia? Curiosidades sobre a China.

  1. oi!
    bom dia por aqui!
    muito caloooorrrrrrrr! gostei muito do post!
    deve ser um barato a Veneza chinesa!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s