Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Viagens/viver na China

Suzhou – pérolas e seda

Semana passada fui a Suzhou, uma cidade próxima a Shanghai, 50 minutos de carro. Esta cidade faz parte da chamada “Veneza do Oriente”, por ser cortada por canais em que podemos navegar, apesar que desta vez não nos aventuramos por esse passeio. Uma cidade de aproximadamente 6 milhões de habitantes, onde encontramos com poucos estrangeiros, talvez por ser um dia de semana.

 Suzhou_pagoda

A história dessa cidade vem do século 6 AC, mas na realidade foi aproximadamente mil anos depois que os canais trouxeram prosperidade à região, facilitando o mercado da seda. Na Dinastia Ming, Suzhou passou a ser um local refinado para descanso e lazer e, por isso, foram construídos inúmeros jardins, que na realidade são parques, que foram preservados e podem ser visitados até hoje.

Também se pode visitar um pagode de 76 metros de altura, onde é possível subir ao topo e avistar toda a cidade. ‘Beisi Ta’ (pagode do norte) data da dinastia Song.

Na realidade fomos para ver o Mercado das Pérolas e o Museu da Seda. Já falei um pouco sobre Suzhou num post anterior onde mostrei as fotos de uma ‘fazenda’ de pérolas, clique aqui para ver novamente, mas como expliquei lá, essas fotos são da Liliane e eu nunca havia visitado a cidade.

Continuo sem conhecer a ‘fazenda’, mas o mercado onde são vendidas as pérolas é algo de deixar todos de boca aberta. São milhões de cordões de pérolas naturais ou tingidas, para que você possa dar asas à sua imaginação. Sim, eles montam na hora o que você quiser. Mas se a inspiração estiver em baixa, tem milhares de opções prontinhas para serem adquiridas, não se preocupe. Os preços são outro atrativo. Já vi pérolas em Shanghai ou Beijing, mas nunca com os preços de Suzhou.

pearls

Outra coisa interessante é que além das pérolas perfeitas que são as mais caras, tem uma infinidade de opções com pérolas ‘com defeito’ e tipos menos nobres que saem do padrão ‘redondo perfeito’. Esses colares são muito mais baratos e lindos. Vale à pena investir em muitos desses, de diferentes cores e padrões. Claro que poderemos encontrar pérolas literalmente ‘jogadas aos porcos’, ou cavalos… dentro dos padrões chineses de beleza! 🙂

 pearls2

A seda fica para o próximo…

Se precisar se hospedar em Suzhou, clica nesse link.

Zái Tiàn!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Suzhou – pérolas e seda

  1. Christine, boa tarde.

    Já te escrevi anteriormente sobre outro assunto.

    Estou com uma dúvida: Não estou encontrando no google map o mercado de perolas (pearl market) na cidade de Sozhou. Tem outro nome ou qual o endereço?

    Obrigado por tudo.

    Osvaldo

  2. Pingback: Voltando a ser turista na China! | China na minha vida

  3. Pingback: Shopping de Noivas – Suzhou | China na minha vida

  4. Pingback: Zhuji – a cidade das pérolas. | China na minha vida

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.