Blog/China/Cultura Chinesa/Viagens/viver na China

TONGLI

Na semana passada fomos visitar Tongli, um grupo de 28 brasileiros (sendo um único e corajoso homem nesse grupo, fora os guias chineses). Foi a primeira vez que participei de um passeio com os brasileiros e foi muito divertido. Até porque um grupo com 27 mulheres brasileiras era, no mínimo, um foco de atenção durante a semana, na pacata cidadezinha chinesa!

tongli3

O Guilherme num momento que tentou escapar da bagunça, o grupo posando para foto da primeira ponte de pedra e os chineses que pararam para admirar o grupo de ‘Baxi rén’. 

 

 Mas vamos ao que interessa. Tongli fica a 80km de Shanghai e 18km antes de chegar a Suzhou (veja os 2 posts anteriores). Faz parte do roteiro de cidades com canais na China, conhecidas como “Veneza do Oriente”. Tongli era uma antiga vila de pescadores e foi cenário de inúmeros filmes históricos chineses. Ainda é uma das cidades que mantém um forte turismo por conta dos canais que cortam a cidade, onde as casas se abrem às suas margens. Os canais são cortados por inúmeras pontes de pedras e possuem um enorme movimento de barcos de passeio e transporte de pequenas cargas.

tongli

Uma das atrações mais inusitadas dessa cidade é o ‘Ancient Chinese Sex Culture Museum’, que existe desde 1995, mas mudou seu acervo de Shanghai para Tongli em 2004. O museu ocupa uma área de 4000m² e tem expostos mais de 3000 peças em jade, Madeira, seda, bronze, porcelana etc. Claro que fomos até lá e realmente o local é interessante. J

Foi instalado num antigo colégio feminino, com um jardim maravilhoso, não fosse pelas esculturas que enfeitam o espaço, poderíamos dizer que estávamos num convento. E o local é baseado em muita pesquisa e estudos. Para chegar lá, entramos por vielas de pedra entre as paredes laterais das casas, no centro histórico da cidade. O curador tem mais de 75 anos hoje e viveu na busca de trazer a história do sexo na China à tona.

tongli2

Como esse é um blog aberto ao publico, essas são as fotos do Museu que posso disponibilizar aqui! 🙂

Claro que havia muitas lojinhas, que vendiam de tudo. O artesanato forte é o bordado em seda (as fotos do post anterior foram tiradas nas ruas de Tongli). E também há muitas lojas que vendem doces chineses e um tipo de ‘pão’ que lembra um pouco uma massa de pizza, mas é muito mais oleoso. Achei que o sabor lembra um pouco a massa folhada.

Como toda a boa cidade chinesa, vimos coisas que nos deixaram de boca aberta, principalmente as pessoas que estão aqui há menos de 3 meses! Numa das escadas de acesso ao canal vimos uma senhora lavando as panelas e na escadinha seguinte, uma moça lavando a roupa. Tudo bem, não comemos no restaurante da senhorinha e nem usamos a roupa da moça, mas vai saber o que nos espera na próxima parada?

tongli4


O pãozinho tradicional, a moça e a senhorinha usando o canal e o ancião tocando seu instrumento que de longe parecia de cera!

As fotos foram enviadas pelas pessoas que participaram do passeio. Um muito obrigado a todas as moças e ao Guilherme (o brasileiro corajoso), porque agora já não sei mais qual foto é de quem. J Quem quiser pode colocar os créditos nos comentários.

Zái Jián!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s