Muito falamos da comida chinesa, sua diversidade e o quanto é difícil (ou não) se adaptar ao seu paladar. Mas brasileiros, em especial, sentem uma necessidade muito grande de saborear nossa própria culinária e, realmente, há alguns anos era bem complicado manter a mesa do dia a dia com as comidinhas que tanto nos confortam, que ajudam a matar a saudades de casa.
Assim, cada vez que íamos ao Brasil, mais da metade da bagagem vinha repleta de coisas e ingredientes que facilitariam a nossa mesa básica dentro de casa. Eu mesma já cheguei a trazer muitas (mas muitas mesmo) malas com feijão, farofa, goiabada, paçoca, suco de maracujá, guaraná Antártica e tantas outras coisas mais.
Só que com o passar dos anos, isso tem ficado mais distante da nossa realidade, até porque os produtos brasileiros estão chegando cada vez mais desse lado do mundo. O Taobao, site de compras on line, muitas vezes nos facilitam mais a vida que os supermercados físicos, além do que vamos descobrindo o produto chinês que é similar ao nosso.
Temos restaurantes de comida brasileira na China. Aqui em Shanghai tem o Latina e o Brasil Steak House, que são os mais famosos. E eles tem filiais em outras cidades, além de outros restaurantes que servem alguma coisa da comida brazuca. Mas isso não é ter no dia a dia, não é? E as pessoas querem mais. Querem ter na sua mesa, no seu dia a dia.
Outro dia postei na fanpage do Facebook a foto de duas opções de polvilho chinês, para fazer o nosso famoso e tão desejado pão de queijo – sim, desejado! Pois quem mora fora sabe o quanto nosso paladar saliva ao lembrar de um determinado prato que não temos acesso aqui, e as coisas mais banais, acabam sendo objeto de desejo gastronômico!
Mas voltando ao polvilho: fiquei impressionada com a repercussão que essa postagem deu. Muita gente não tinha ideia, pois aqui as embalagens são em mandarim (claro), e nem sempre é fácil reconhecer um ingrediente (principalmente para leigos na cozinha, como eu!). Teve gente que foi correndo no Metro (uma rede de super mercados), comprou, fez e ainda me mandou a foto, de tão felizes que ficaram. Outras pediram receitas…
Então, vamos falar com quem entende
Aqui em Shanghai, a Camilla Escandelari sempre nos salva com os quesitos ‘ingredientes’. Ela é Chef e temos uma entrevista com ela publicada aqui. Claro que ela chegou, acompanhando o marido, e logo se viu embrenhada nos mercados chineses e no taobao, buscando soluções e ingredientes para fazer a comida brasileira na China, com ingredientes encontrados no mercado local.
Trocando impressões com ela sobre isso, ela resolveu nos dar algumas dicas de onde encontrar e como fazer pratos brasileiros com produtos comprados na China (alguns são brasileiros mesmo). Assim, realizamos mais uma daquelas parcerias incríveis que fazem essa página ficar cada vez mais dinâmica.
E a Camilla afirma:
Essa história de que não dá para fazer comida brasileira na China…
…É Lenda!
E com o objetivo de desmistificar essa lenda, a Camilla está dando as dicas de como fazer um delicioso ‘Escondidinho de carne seca’, com todos os ingredientes comprados aqui.
Sim, é possível! Afinal nos estamos na China!
Mas… existe mandioca, aipim ou macaxeira por aqui?
Sim!!!
No Taobao encontramos essas:
Mas… e a carne seca é igual a que existe no Brasil?
Sim!!! Aqui podemos encontrar carne seca brasileira ou usar a carne seca chinesa, que pode ser de carne de boi ou de porco, mas o sabor é quase o mesmo.
A brasileira no Taobao:
E a chinesa no Metro:
Agora vamos a receita:
Para fazer o Escondidinho você precisará de:
400g Mandioca
150ml de Leite
50g de Manteiga derretida (use o microondas)
1 Cebola media picada
3 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho picados
500g de carne seca desfiada
Sal e Pimenta a gosto
200 ml de Molho de Tomate
Queijo parmesão para gratinar.
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca com água até que esteja bem macia, escorra;
Amasse a mandioca ainda quente e acrescente o leite, a manteiga e sal a gosto, misture e reserve;
Se você usar a mandioca cozida, faça o purê acrescentando leite, manteiga e sal.
Se usar a carne seca do Metro:
Corte a carne coloque numa vasilha com água e deixe na geladeira por até 12 horas, troque a agua 2x durante esse período. Retire a agua.
Coloque a carne na panela de pressão com água e cozinhe até que fique macia,
Desfie e reserve.
Numa panela:
Acrescente o óleo, a cebola , o alho e refogue.
Acrescente a carne desfiada, o molho de tomate, misture e reserve.
Se achar necessário acrescente sal e pimenta.
Montagem:
Em uma vasilha própria para levar ao forno despeje a carne e em seguida o purê de mandioca, finalize com queijo parmesão.
Leve ao forno para gratinar.
Então é isso.
Esse artigo acaba por beneficiar mais quem está na China ou aliviar a sensação de desespero de quem está com intenção de vir viver desse lado do mundo.
Até porque o Taobao não tem limites dentro da China, e não importa em que cidade você irá viver (ou vive) ele chega na sua porta. O Metro também é um supermercado que existe em quase todas as regiões da China, e tem muita coisa que se pode comprar lá, como o polvilho que postei na fanpage, e que aqui vai de novo a foto para quem perdeu.
E nesse link tem outros produtos brasileiros disponíveis no Taobao.
Por essas e outras é que digo que está cada vez mais fácil viver aqui. Basta chegar de coração e mentes abertos!
E você, tem alguma outra dica? Gostou da proposta da Camilla, de passar os ingredientes e receitas?
Zái Jiàn!
Ola, vou me mudar para Xangai e em uma primeira viagem que fiz ao pais confesso que fiquei desesperada com a comida local. Muito bom ver brasileiros se virando tao bem bem… Vc tem dicas de mercados em Shangai?
CurtirCurtir
Olá Laís,
Bem vinda a Shanghai.
Olha, aqui tem muita facilidade para a vida do estrangeiro, e a comunidade de brasileiras em Shanghai no wechat (app tipo whatsapp) tem 300 mulheres. Ou seja, não faltará apoio e fonte de informação aqui.
Acho que vc deveria, desde já, instalar o wechat no seu celular e me adiciona, assim posso te colocar nessa comunidade.
E se quiser saber mais, lancei um livro em abril. Nesse link tem o endereço da loja física e virtual que está vendendo o mesmo. Tem entrega para todo o Brasil.
https://chinanaminhavida.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=12507&action=edit
Aguardo seu contato.
Abraço.
CurtirCurtir
Olá Christine!! Leio o seu blogue sobre China na minha vida e adoro, pois sou apaixonada pela China. Gostaria de saber como é a nível de poluição diária aí, se é tão mau como dizem, e se sabe algo a das frutas, vegetais, dos mercados locais, se são saudáveis, sem muitos químicos 🙂 aguardo notícias!! Beijos :**
CurtirCurtir
Olá Claudia.
A poluição existe sim, tem épocas piores e melhores. Mas a gente aprende a conviver com isso. Veja esse artigo:
https://chinanaminhavida.com/2015/12/10/convivendo-com-a-poluicao-na-china/
Quanto às frutas e verduras eu consumo tudo de mercados locais. São bonitas e saborosas. Mas há as opções orgânicas também.
Abraço.
CurtirCurtir
Ola christine marote, poderia passar os links diretos para aqueles produtos, to louco atras de mandioca , porem eu sou ruin de Hanzi. se voce passar o link facilita muito a vida, ou pelo menos o pyin
CurtirCurtir
Oi Rafael, o link é esse:
https://brazilfoodonline.taobao.com/index.htm?spm=2013.1.w5002-12519915972.2.VQW0VS
Abraço.
CurtirCurtir
valew , otimo site, continua com ele tamo junto !!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Xie xie! =]
CurtirCurtir
Olá Christine
Mto boa sua matéria..eu compro o nosso pão de queijo Forno de Minas pelo taobao segue o link
https://item.taobao.com/item.htm?spm=a230r.1.14.49.fQeOgv&id=43219590040&ns=1&abbucket=12#detail
CurtirCurtir
Opa, obrigada pela dica, Marina!
Abraço.
CurtirCurtir
Fiquei feliz pela existência desse blog!!!! Demais!!! E requeijão cremoso tipo catupiry existe aqui na China?
CurtirCurtir
Olá Ana,
Obrigada! Então… catupiry não tem mesmo. Eu costumo usar cream cheese para fazer camarão na moranga, essas coisas. E tem um requeijão que sumiu dos mercados, mas se encontra no taobao. Muito bom. Vou procurar a foto e posto na página do face.
Abraço.
CurtirCurtir
Oieeeee…. Adorei o post e a receita da Camila, amo um escondidinho de carne seca!
Realmente esses produtos da Vapza são ótimos tb aqui para nós,tem uma boa variedade,mas não é acessível para tds.
A carne seca, a mandioquinha, q me lembre agora são perfeitas…
Mas aqui temos a opção de usar outras marcas tão boas qto…para os brasileiros q ai vivem a certeza que estão degustando um produto de alta qualidade.
Parabéns por facilitar a vida dos brasileiros q ai vivem,para os que vão a trabalho por pouco tempo e até mesmo os à passeio, saberem q existem opções do nosso paladar.
Bjs
CurtirCurtir
Isso mesmo! a gente acaba se adaptando ao que tem aqui, mas no final é sempre possível degustar uma receitinha brazuca! Beijo
CurtirCurtir
Adorei o texto a receita e as curiosidades…….é lenda….espetáculo!
CurtirCurtir
haha. Obrigada Elaine! Vc é uma das que descobriram que é lenda! hahahaha
CurtirCurtir
Meninas vocês são DEMAIS, parabéns, muito sucesso para vocês, abraços apertados bem brasileiros, Ede
Enviado do meu iPad
>
CurtirCurtir
Obrigada Edenir! =]
CurtirCurtir
Camila arrasa até do outro lado do mundo. Sempre doce, com um sorriso no rosto e com a mão na massa, ela joga o seu tempero de fada e faz todos agradecerem a cada garfada!!! Parabéns Camila!!! Bjs Aline
CurtirCurtir
Obrigada Aline, pela sua visita e comentário. E realmente a Camilla é tudo isso e mais um pouco. Sou sempre grata por esses ‘presentes’ que a China me dá! =]
Abraço.
CurtirCurtir
oi! bom dia!
aqui, hoje vamos ter um dia de temperatura mais baixa, agradável!
chove!
legal a matéria, e para te deixar com vontade, hoje é dia de feijoada!
rsrsrsrsrsrsrsrsr
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
Oi Edson, aqui é dia de feijoada qualquer dia que tenha os ingredientes…hahaha
Abraço!
CurtirCurtir