Blog/China/China na NOSSA vida/Curiosidades/Viagens/viver na China

Voltando a ser turista na China!

E hoje meus hóspedes foram embora… Foram 20 dias super intensos, mas que valeram à pena por vários motivos. Receber alguém da família quando se mora tão longe é muito bom. Mostrar a eles como vivemos e o que a China tem de coisas boas (e não tão boas também…rs) é divertido e prazeroso. Ver as expressões de espanto, de incredibilidade muitas vezes, proporcionar a descoberta. Adorei.

Estou realmente cansada, mas eles também…rs

E no final ouvir: ‘olha, eu realmente viria morar na China se tivesse essa oportunidade’, tem um sabor de satisfação imensa. Isso porque as pessoas, de modo geral, ainda hoje nos questionam pela nossa escolha de ‘viver do outro lado do mundo’. Ainda ouvimos muito ‘Deus me livre morar na China’ ou ‘eu não faria essa loucura’.

Mas garanto a vocês, que parte desse pensamento ocidental vem do pré-conceito estabelecido pela mídia e por falta de conhecimento da história da China. Também tem aquela coisa de aceitar o novo e as diferenças… Por isso fiquei tão feliz de poder ter mostrado um pouco desse país que vivo e aprendi a gostar.

Quero ver os próximos que virão, pois ainda tem muito #guedesnachina para fazer parte desse grupo! Hehehe.

Bom, mas por conta disso, passei 20 dias como turista no lugar onde moro faz anos. É divertido e interessante também, pois vemos as coisas por outro ângulo.

Das novas descobertas, ou mesmo do outro olhar para o mesmo local, vou descrever um pouco aqui nos próximos posts.

Shanghai

Shanghai

Como foi o roteiro

Para 22 dias de viagem (contando do dia que deixaram o Brasil) preparei um roteiro bem extenso, mas somente com o essencial, afinal minha tia tem 80 anos e não dava para se aventurar demais. Se bem que temos que tirar o chapéu para ela. Se querem saber, aguentou melhor que os mais novos… Uma guerreira nessa nossa aventura! Não deixou de visitar um único lugar e mesmo com o joelho muitas vezes doendo, não desistiu de nada! Tomara que a genética funcione bem na minha família e eu possa chegar perto disso aos 80…hehehe

Dna. Neyde encantada com as flores espalhadas pela cidade, ou melhor pela China!

Dna. Neyde encantada com as flores espalhadas pela cidade, ou melhor pela China!

Ficamos 11 dias em Shanghai, 4 em Hong Kong e 1 em Macau e, claro, 4 dias em Beijing. Para isso, eles vieram com o VISA de 2 entradas, pois Hong Kong e Macau não são China, lembram?

Andamos de avião, de trem, de ônibus, metrô, bicicleta, de carro. E muita caminhada, pois não há como visitar a China sem andar muito!

Em Shanghai

Para Shanghai fiz uma ‘check-list’ que incluiu desde os pontos turísticos básicos até Carrefour e IKEA, pois eles tinham curiosidade de conhecer esses locais na China. Também entramos em alguns supermercados pequenos, mais chineses. Claro que os ‘fake markets’ da vida também, que não há turista que resista.

Slide1

Nossa lista de Shanghai!

No final fiquei feliz que cumprimos praticamente a lista toda. Só não consegui ir no Shanghai Urban Planning e viajar até uma das cidades próximas (Hangzhou ou Suzhou). Mas realmente o tempo foi curto para mais essa esticada…

Dos lugares da cidade que não conhecia, fomos no Shanghai Wild Zoo em Pudong, e depois escreverei somente sobre ele. Os demais locais eu já fui milhões de vezes e vou continuar indo…rs

Alguns voltamos mais de uma vez. O Bund, por exemplo, não tem como ver de dia e não ver à noite. O local muda completamente. Como se fossem dois pontos turísticos distintos. E para mim o cartão postal de Shanghai que precisa ser apreciado com todas suas possibilidades.

Hong Kong e Macau

Aqui fizemos o roteiro básico e vou escrever as dicas que achei interessante sobre mobilidade e facilidades que às vezes passam despercebidas. O único local que não visitamos foi o Giant Budha em Lantau, pois o tempo realmente não nos ajudou. Choveu muito nos 5 dias que estivemos lá, e aquele teleférico é tenso normalmente devido a sua extensão, só que é assustador com chuva, raios e trovão! Então passamos… =O

Macau acima e Hong Kong nas fotos de baixo.

Macau acima e Hong Kong nas fotos de baixo.

Já Macau, apesar da chuva, nos surpreendeu, até porque a última vez que havia estado lá foi em 2007. Aí, muita água rolou embaixo da ponte….literalmente. Hoje, Taipa é um outro local, repleto de casinos no melhor estilo ‘Las Vegas’. E contar com o carinho de uma leitora aqui do blog, a Fernanda Martins, que nos levou para baixo e para cima, e mostrou a cidade inteira, foi muito bom! Aguardem.

Beijing

Aqui também fizemos o roteiro básico: Muralha, Cidade Proibida, Praça da Paz Celestial, Palácio de Verão e Templo do Céu. Além da rua das comidinhas estranhas para turista. E dessa vez, com apoio incondicional dos Guedes, experimentei o tão famoso escorpião!

Eu e minha prima já dividimos muitas coisas na vida, mas nunca imaginamos dividir um espetinho de escorpião...hahaha

Eu e minha prima já dividimos muitas coisas na vida, mas nunca imaginamos dividir um espetinho de escorpião…hahaha

A novidade aqui ficou por uma nova estação da Muralha que possui teleférico para subir e tobogã para descer…uhuuuuu. E pela visita à vila Olímpica, que é surpreendente.

E também contamos com a ajuda de um guia indicado por outros brasileiros que foi um anjo! O Xiaowei. Mas teremos um espaço somente para essa aventura, também.

Slide3

Templo do Céu, Vila Olímpica, Muralha da China e Cidade Proibida.

Como vocês puderam notar, meu mês de maio foi intenso! =]

Mas agora vamos voltar à rotina e correr atrás do que ficou em ‘stand-by’.

Tem bastante novidade em termos de fotos no Instagram @chinanaminhavida e também no Facebook. Passem lá para visitar e curtir as páginas.

Zài Jiàn.

13 pensamentos sobre “Voltando a ser turista na China!

  1. Pingback: Beijing – Tour gastronômico | China na minha vida

  2. Olá Cris, estou planejando minha viagem para fevereiro de 2017 (não cai na época das comemorações do ano novo chinês, né?). Pesquisando por cima, estou achando os voos ou trens muito caros, dai tô quase desistindo de visitar outra cidades e ficar só em beijing desta vez. Minha ideia inicial seria fazer beijing, chengdu, xi’an e shanghai.
    Você poderia me dar um luz?!
    Obrigada
    Barbara

    Curtir

    • Olá Bárbara,
      Obrigada pelo contato.
      Então… o Ano Novo Chinês em 2017, será em 27/28 de janeiro. Isso significa que as comemorações, bem como as viagens dentro da China, serão intensas até, no mínimo dia 11 de fevereiro (são 15 dias de comemorações). Realmente nessa época os preços das passagens sobem muito, porque a procura é grande.
      Se vc pudesse marcar sua viagem para começar depois do dia 15/02, seria o ideal.
      Não sei quantos dias você vai ficar, mas é uma pena vc não conhecer, no minimo Shanghai e Xi’an, além de Beijing. Dá para fazer viagens de trem (procure pelos trens D e G, que são os rápidos).
      http://www.chinahighlights.com/china-trains/
      Para Chengdu, também é muito bom, mas se for para cortar algo, nessas opções que colocou, cortaria ela.
      Abraço!

      Curtir

  3. Ufffaaaa… foram dias bem corridos e cansativos, pena que tivemos que parar para dormir durante as noites (e não porque não houvessem coisas a serem vistas nesse horário, mas porque nossos corpos não resistiriam… rsrsrs)
    Valeu cada segundo dessa fantástica experiência, e ainda fica aquele gostinho de “quero mais”… quem sabe? #guedesnachina agora é uma realidade!
    Obrigados pelo carinho e paciência com nossas tantas “exigências”, por nos ensinar a “negociar” com os vendedores chineses (adorei!), por nos mostrar o sabor da culinária local (não é só escorpião… rsrsrs), por nos acompanhar em cada minuto dessa viagem inesquecível!
    Xièxiè
    谢谢

    Curtir

  4. Gostei muito e fiquei cansada…devia ter ido uma vez por ano e já teria conhecido tudo isso na boa!!!rsrsrsrs
    Beijusss e animo, pq depois dessa os q faltaram( e são muitos) vão pintar ai de surpresa!!!!
    hahahaha

    Curtir

  5. oi!
    aqui muito frio! ou melhor de ontem pra hoje esfriou bastante!
    depois vou te contar umas coisas por email!
    como sempre vc escreve gostoso e, fico feliz por vc estar feliz de ter curtido a familia!
    realmente deve ter sido muito praseiroso, fazer o que gosta, e com a familia que se ama!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta