Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

The Shanghai Urban Planning Exhibition Center

Ou em tradução livre, Centro de Exposições sobre o Planejamento Urbano de Shanghai.

Chinanaminhavida Shanghai_Urban_Planning_Exhibition_Center

Fazia tempo que não escrevia sobre algum ponto turístico e essa semana, reorganizando a vida e o fuso, encontrei algumas anotações sobre esse interessante ‘museu’.  Museu talvez não seja o nome correto, mas além de mostrar em 6 andares os planos do governo para o crescimento planejado de Shanghai, ainda tem um piso com vários painéis que retratam a velha Shanghai da década de 1920. Um acervo riquíssimo e extremamente bem apresentado.

Esse espaço fica situado na People Square, Praça do Povo, e de fácil acesso para qualquer turista. Foi construído no final da década de 1990 e ocupa um espaço dentro do People’s Park (Parque do Povo) que foi reurbanizado ocupando a área da antiga Pista de Corridas de Shanghai. O que falta a meu ver é mais divulgação, pois o imponente prédio nem sempre ‘convida’ as pessoas a entrarem. Mas se você entra, vira fã. Eu sempre recomendo esse passeio e nunca decepcionei meus convidados (rs).

Basicamente é um centro de exibições com várias salas onde mostra todo o plano de desenvolvimento urbano de Shanghai desde as décadas de 1980/90. Aeroportos, porto, metrô, bairros novos, espaço da EXPO-2010, usina de lixo. O interessante é que se tem noção do que já foi construído e está em pleno funcionamento, do que esta em obra e do que virá no futuro, até 2020 (sim, é isso mesmo… tudo já planejado). E como já citei uma vez no post sobre ‘os 3 irmãos’, planejamento aqui é coisa séria e cumprido a risca.

Chinanaminhavida-Shanghai_cityplan1

Logo no hall de entrada podemos apreciar uma maquete gigante com todos os símbolos da Shanghai Moderna. O Hall com pé direito duplo proporciona a imponência necessária ao monumento, surpreendendo os desavisados. =]

Agora o que deixa todos literalmente maravilhados é uma maquete de Shanghai na escala 1/500, que ocupa praticamente um andar inteiro do edifício. Para que se possa apreciar o todo e entender a gigante Shanghai, há uma passarela que circunda toda a maquete com alguns pontos mais altos. É fascinante.

Ao lado da maquete há uma sala que exibe initerruptamente um vídeo em tela de 360°, que dá ao visitante a impressão de estar ‘voando’ sobre a cidade, com a simulação das construções futuras.

Chinanaminhavida Shanghai_Urban_Planning_Exhibition_Center_GD

A saída do edifício se dá pelo subsolo onde passamos por uma galeria que retrata a Shanghai dos anos 1920, com carros, modelos de cera, painéis gigantes. Essa é a Shanghai dos filmes de Hollywood, com todo seu glamour. Só que no final desse túnel do tempo, caímos dentro de um shopping que ocupa todo o subsolo do People’s Park e nos deparamos com a visão da China atual. Se tiver tempo, vale continuar o passeio e explorar um local de compras tipicamente chinês. Para sair é só buscar uma das escadas que levam de volta à praça ou entrar na estação de metrô da People Square, que é onde o maior número de linhas que vem de toda a cidade se conectam.

Zài Jiàn!

Anúncios

7 pensamentos sobre “The Shanghai Urban Planning Exhibition Center

  1. Pingback: Voltando a ser turista na China! | China na minha vida

  2. Muito interessante, como já falei adoro seu blog. Agora uma curiosidade:qundo se aprende chinês as palavras são todas com aqueles caracteres ou pode-se escrever com as nossas letras? Creio que aprender só a falar deve ser mais fácil!

    Curtir

    • Oi Célia. Existe uma escrita ocidentalizada que chama-se pinyin e foi criada para facilitar o aprendizado dos estrangeiros. Mas o chinês mesmo não aprende esse tipo de escrita quando criança. Eles usam o caractere sempre. tem um post aqui no blog sobre isso, Coloca na busca que ele aparece,
      Beijo e obrigada pela visita.

      Curtir

  3. Oi Chris, gostei muito da informação e fico aqui pensando que quando existe VONTADE, coisas acontecem…
    Aqui no Brasil como vc bem sabe, existem pessoas competentes urbanistas, engenheiros e em todas as áreas, dinheiro também não é problema mas falta VONTADE política e punição para quem rouba especialmente dinheiro público.
    Que bom seria visitar um lugar aqui no Brasil onde fosse possível visualizar uma cidade mais moderna, humana e eficiente.Seria como ver luz no fim do túnel…
    Parabéns pra eles e pra você que nos mostra isto!
    bj

    Curtir

  4. oi!….tudo bem com vc? Espero e desejo que sim!
    ,,,,,adorei o lance da maquete, mas infelismente a foto só mostra a extensão dela! Vou procurar na net se existe mais material a respeito, com detalhes! Fica a sugestão de quando possível fazer algumas fotos a respeito!
    ……………beijão para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s