Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Hong kong III

Peak Tour, Stanley Market, Jumbo e Giant Buddha: pontos turísticos imperdíveis em HK.

O Peak Tour é uma montanha, super íngreme, e para subir a gente usa um bondinho funicular, me lembrou o do Mont Serrat em Santos/SP, para quem conhece a região. Mas a força da gravidade atua de uma maneira maluca que dentro do bonde tem alguns calços para quem vai em pé se apoiar; e quem vai sentado (como eu fui) sente no pescoço toda a força contrária que a subida está exercendo (48° de inclinação). Lá em cima tem uma lojinha com souvenirs, restaurantes, bares e um Museu de cera da Madame Tussard. A vista da cidade é maravilhosa, apesar que no dia que fui estava muito nublado.

A foto do meio foi tirada de dentro do bondinho durante o trajeto!

 O Stanley Market na realidade é um bairro à beira mar, cheio de restaurantes descolados e a tradicional rua de “coisas” chinesas, só que muito bem organizada. O que me chamou a atenção foi um prédio enorme que abriga um museu e alguns restaurantes. Esse prédio estava em outro lugar da cidade e foi inteiramente “transportado” para esse ponto da cidade. Também podemos andar por uma trilha que leva até um templo budista.

 Isso é algo interessante em HK, apesar de ser quase uma cidade ocidental, ainda tem muito das tradições e cultura chinesa. Na medida certa, podemos dizer!

Essa construção da foto do meio que foi “transplantada para o canto da baía.

O Jumbo é pitoresco. Um restaurante completamente chinês, num barco enorme ancorado (eternamente) na baía. Só dá para chegar lá de barco. Não precisa ir lá para comer, eles aceitam visitantes, mas só pode andar do lado de fora e no hall principal. Durante a noite fica lindo, iluminado no meio do nada.

 

O Giant Buddha é um Buda gigante (!!!) construído em bronze, que foi construído para atrair os turistas a esse local distante. A obra completa ficou pronta em 1993. No mapa que está no primeiro post sobre HK, dá para ver que fica em Lantau Island. Aí ficam também o aeroporto, a Disney e a estação do teleférico que leva ao Buddha. O percurso é feito de trem, super rápido, e para nos principais pontos. Chegando ao teleférico, compramos o ingresso e fomos para uma fila imensa. Também lembra o bondinho do Pão de Açucar no Rio de Janeiro, mas só cabem 8 pessoas sentadas.

E aí que está a graça de ir a esse lugar: são quase 30 minutos de pura emoção. Ele vai muito alto e muito longe, e você se vê naquela “casinha” pendurada num cabo imenso passando em cima do mar. Para o Mário, o duro foi fazer o caminho de volta! J

 

 Lá em cima tem uma série de pequenas atrações e restaurantes, bares etc. O triste desses pontos turísticos é que parece que todos foram inspirados no esquema da Disney World: uma atração que te leva para dentro de um local fechado e na saída obrigatoriamente tem que passar por dentro de uma lojinha de souvenir. A China aderiu a este padrão como ninguém! Ou melhor, acho que o mundo aderiu à ele.

 

Sei que ainda ficou muita coisa para trás em HK, mas ainda pretendo voltar lá. Não fui à Disney, mas alguns amigos me disseram que ela foi construída para o publico infantil e nem ao Ocean Park, algo nos moldes do Sea World em Orlando e quem foi diz não se arrepender. Fora isso tem aquela coisa de ter tempo de caminhar pelas ruas da cidade e observar, descobrir peculiaridades, sentir um pouco mais a cidade. Fizemos muito pouco essa parte que tanto gosto. Mas como estou por aqui, posso dizer que HK é logo ali.

Então nos veremos em breve! J

Anúncios

6 pensamentos sobre “Hong kong III

  1. Pingback: Hong Kong – sem guia de turismo! | China na minha vida

  2. Pingback: Voltando a ser turista na China! | China na minha vida

  3. Oi Cris!!
    Seus posts de hoje cairam como uma luva!! Estamos indo pra HK no final do mes!!! Se tiver mais dicas, pode me mandar!! Hehe!!
    E se tiver alguma sugestao de hotel, tambem sera muito bem vinda!! 🙂
    P.s: adoro ler seu blog 🙂
    Bjss

    Curtir

  4. oi! tudo bem? Desde já sucesso nas suas aulas de mandarim! Lembro que vc já havia postado algumas coisas de HK! Muito legal vc ter vivenciado cada uma dessas situações! Muitas e muitas viajens te desejo, descobrindo e sentindo o oriente!
    Amanhã te respondo o email com calma! Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s