Que eu adoro comida chinesa, todo mundo já sabe, mas muitos dos meus preconceitos em relação a comida foram desfeitos através dos tours que fiz com a Lost Plate Food Tours. Isso é fato, em especial aos dedicados ao café da manhã, que são, na sua maioria, com comida de rua.
E nessa minha estada em Shanghai, não pude deixar de experimentar a nova edição do jantar na cidade (quem não leu sobre a edição anterior, clica aqui e vai poder comparar as novidades).
Jantar em Shanghai
Dessa vez o ponto de encontro foi na JiaShan Road, numa das saídas da estação de metro. O grupo era formado por 9 pessoas, além da nossa guia Samantha (é claro que eu chamei meus amigos para aproveitarem a noite de sábado numa atividade super divertida e saborosa).



Começamos a caminhada e nosso roteiro incluiu 5 paradas e muita, mas muita comida mesmo.
1ª parada:
小笼包 – Xiao Long Bao
Sopa de Bolinhos Nan Xiang.
Nan Xiang é um tipo de alimento conhecido desde a dinastia Song, quase 1000 anos atrás. O povo Manchu invadiu a capital do norte e a família real mudou-se para o sul para residir em Hangzhou e trouxe consigo o chef real e a culinária, lanches populares como o pãozinho, que logo se espalhou pela região do rio Yangtze. Em 1800, o dono de um restaurante na cidade de Nanxiang, em Xangai, decidiu refinar o pão para ter pele fina e tamanho pequeno, o que ganhou popularidade entre o povo de Xangai e é a versão que temos agora. Quanto mais dobras os bolinhos tiverem, melhores serão. E também podemos dizer que os bolinhos estão ótimos porque o caldo é bem claro.


2ª parada:
生煎包 – Dumplings fritos
Os bolinhos fritos são de 700 anos atrás. O recheio leva gengibre, pimenta, molho de soja, sal, açúcar, caldo, óleo, triturado e misturado. A massa é fermentada por 10-30 minutos dependendo do clima. Depois de rechear, todo o pão é borrifado com gergelim e cebolinha, colocados na frigideira uniformemente com óleo quente por baixo. À medida que o fundo fica dourado, se coloca em água quente, tampa e deixa cozinhar no vapor por 5 minutos. enquanto isso, o chef continua girando a panela enorme para garantir que cada pão seja aquecido por igual.


葱油拌面 – Macarrão (noodles) com cebolinha
Este é o macarrão exclusivo de Xangai, que quase todos os restaurantes fazem, mas nenhum deles faz isso tão bem. A origem do macarrão de cebolinha é incerta, mas é muito provável que uma pessoa aleatória tenha esquecido a cebolinha na panela enquanto cozinhava e queimado as folhas. Para evitar o desperdício alimentar, na época, decidem comê-los. Caiu no gosto das pessoas e virou um prato popular!

麻酱芥菜混沌 – Wontons de porco e legumes com molho de gergelim
O recheio do bolinho é feito com um vegetal chamado “Bolsa de Pastor”, cultivado localmente e muito popular na região do rio Yangtze, e carne de porco desfiada. O que torna este bolinho ainda mais especial é o molho, que é uma mistura de gergelim, óleo de gergelim e manteiga, mas não se parece em nada com a manteiga de amendoim. Este molho também é um molho quente muito bom para acompanhar carne de carneiro. Quando misturado com bolinhos, esse molho realça o sabor especial do vegetal. São uma combinação perfeita!

咖喱牛肉汤加粉丝 – Sopa de curry e carne
As sopas de curry podem ser combinadas livremente com uma variedade de lanches secos: a sopa de curry pode ser servida com rolinhos primavera, macarrão frio e costeletas de porco fritas. Mas, na cabeça das pessoas, haverá uma sopa de carne com curry “padrão”? Claro, o melhor parceiro são os pãezinhos fritos no vapor.

芝麻汤圆 – Bolinhos de massa de arroz recheados de pasta de gergelim (adoro!)
Esses bolinhos são minha sobremesa predileta (apesar dos chineses não fazerem diferença quanto ao doce e salgado nas refeições), se bem que acho mais saboroso quando a massa é feita com os pãezinhos (baozi). Mesmo assim, a estrela do prato é o recheio, que estava delicioso.

E ainda tiveram alguns pratos extras, que não lembro o nome (rs):



O primeiro era um noodle com pasta de gergelim, o segundo um tipo de hamburguer (que não gostei) e esse terceiro, realmente não lembro.
3ª parada
红烧肉 Barriga de porco refogada
Costumava ser uma comida de celebração que só era servida no festival da primavera (ano novo chinês), porque essa era a única época do ano em que as pessoas poderiam obter carne. Uma delicia!

咸蛋黄鸡翅 – Asas de frango fritas revestidas com gema de ovo de pato salgada e
炸猪排 盐 – costeletas de porco fritas com sal e pimenta do reino
A gema do ovo deixa tudo gostoso, muito comum em lanches.


菱角毛豆 Castanha D’água com Edamame (soja verde)
A castanha d’água é uma noz de origem aquática, originalmente cultivada na Ásia e na Europa, mas apenas na China e na india os cultivam de forma agrícola. É um alimento agradável e também um herbário, ingrediente medicinal, pois acredita-se que tenha uma função anticancerígena e forneça muita nutrição. Também é transformado em pó para fazer bebidas.

木耳山药 Cogumelo Fungo Preto com Inhame Chinês
Os vegetais são bons para equilibrar a dieta quando os pratos principais são tão ricos em molho de soja e açúcar!

Nessa parada ainda serviram esse prato, que também não lembro o que era!

4ª parada
杨枝甘露 – Creme Gelado de Manga e Sagu com Pomelo
Sobremesa Xiaotuanyuan
O nome da sobremesa vem da Deusa da Misericórdia, que segura um ramo de salgueiro na mão direita e um vaso na mão esquerda. A água do orvalho naquele vaso é chamada de sobremesa. Ela borrifa a água do orvalho nas pessoas para acabar com a miséria.

Lendas a parte, esse tipo de sobremesa a base de manga e sagu, virou uma febre na China, e encontrei vários locais que ofereciam com algumas diferenças para se destacar dos demais.
5ª parada
Numa micro cervejaria artesanal, onde a mais pedida era a frutada de pêssego!


A microcervejaria é uma coisa nova na China, começou há cerca de 10-15 anos. Era um bar chique. Naquela época, era difícil para as pessoas pagar 40 RMB para comprar cerveja quando você podia pagar 2 RMB por uma de marca comercial. Mas assim como o café, que no início era caro e para poucos, as cervejas artesanais ganharam espaço e um preço mais competitivo.
E assim foi nossa caminhada
Na realidade, pelo que se comeu, devíamos ter caminhado o triplo! Tudo estava delicioso, e teve bem poucos pratos que não gostamos. Mais um tour de sucesso.
E ainda ganhamos esses brindes fofos!

Aqui no blog tem vários tours que fiz, é só clicar no link para conferir:
Beijing – Jantar e café da manhã
Shanghai – Jantar (outra edição) e café da manhã
Todos foram muito divertidos e deliciosos, mas meu queridinho continua sendo o café da manhã em Shanghai.
Sobre a Lost Plate Food Tour
Recomendo que visitem o website deles, pois há vários locais onde oferecem tours das comidas locais. A china tem muito disso: cada região tem suas especificidades culinárias e vale a pena experimentar.
As cidades que há tour gastronómico na China são: Beijing, Chengdu, Guangzhou, Shanghai, Suzhou, Yunnan e Xi’an (esse eu queria muito ter feito, mas não deu tempo).
Se comprarem o tour pelo site e colocarem o cupom CNMV, tem 10% de desconto.
E fiquem com esse vídeo que resume um pouco da nossa aventura por Shanghai.
Zái Jián!