Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Golden Week na China.

Estamos prestes a entrar num feriadão, otima época para viajar pela Ásia.

E não pensem que feriadões aqui são só alegria: os dias quem que há as chamadas ‘pontes’ são devidamente compensados como já expliquei num post.

Mas votando ao feriado, esse é o segundo maior depois do Ano Novo Chinês. Trata-se da ‘Golden Week’ ou o ‘National day’, algo como o nosso 7 de setembro, com 7 dias de ‘dolce far niente’! Só que aqui, vocês podem imaginar o tamanho da celebração… vamos lá colocar todos os superlativos em uso novamente.

Em especial porque esse ano será comemorado os 70 anos da República Popular da China. Muita festa, muitas paradas e eventos em toda a China.


Além das celebrações costumeiras, esse ano será lançada uma nota de RMB 50,00 comemorativa a data, que já esta sento vendida pela Asia (e talvez pelo mundo) por cerca de US$ 30,00.

Dia Nacional

A expressão ‘Dia Nacional’, apareceu durante a Dinastia Jin (265-316 DC). Na China antiga, era o dia em que um novo  imperador subia ao trono ou nascia. Hoje, é celebrado no dia 1 de outubro de cada ano para comemorar a fundação da República Popular da China. Muitas atividades de grande porte são realizadas em todo o país.

Origem

01 de outubro de 1949 foi o dia comemorativo para a fundação da República Popular da China. Uma coisa que deve ser observado é que a RPC não foi fundada nesse dia, mas em 21 de setembro do mesmo ano.

A grande cerimônia realizada na Praça Tiananmen (praça da Paz Celestial), em 01 de outubro de 1949 foi para celebrar a formação do Governo Popular Central do novo país.

Mais tarde, no dia 2 de outubro de 1949, o novo governo aprovou a “Resolução sobre o Dia Nacional da República Popular da China” e declarou 01 de outubro como o Dia Nacional. Desde 1950, a cada 01 de outubro há grandiosas comemorações pelo povo chinês.

WechatIMG457

Celebrações

Bandeiras da China são espalhadas pelos quatro cantos das cidades, nos postes, prédios públicos e condomínios privados. As lojas e shoppings também se preparam para homenagear o país.

Em alguns anos há grandes desfiles cívicos, mas eles obedecem uma ordem hoje em dia: as mais representativas e pomposas a cada 10 anos e de médio porte a cada 5, incluindo os desfiles cívico-militares.

Os demais aniversários são celebrados com cerimônias simples (vejam bem, simples para uma cerimônia chinesa é algo muito além do que podemos descrever aqui, com palavras…). As cerimônias mais pomposas foram as de 5, 10, 35, 50 e 60 e agora 70 anos.

Essa foto acima, eu fiz na East Nanjing Road, em 2019, quando era celebrado os 60 anos da Republica Popular da China. Naquela época, nem sonhava que ficaria aqui para ver a festa de 70 anos!

Como não poderia ser diferente, os chineses viajam muito nessa época. A migração não é tão grande como no Ano Novo Chinês, mas mesmo assim dá uma boa dor de cabeça viajar dentro da China.

E nos últimos anos, com o aumento do poder aquisitivo chinês e a vontade de conhecer o que há além das suas fronteiras, as viagens para o exterior estão em alta e lotando os aeroportos mundo afora.

Nosso feriado

Como a maioria dos estrangeiros, durante os feriados chineses evitamos viajar pela China. Aproveitamos os dias conhecendo outros lugares da Ásia, por ser rápido, barato e quando deixarmos a China, lugares muito mais difíceis de se retornar.

Mais barato que ir de São Paulo a Salvador e ainda sem ‘jetlag’!

Só a China mesmo para me proporcionar tantas coisas boas, não é mesmo?

Zái Jiàn.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Golden Week na China.

  1. Christine,
    Vou para a China agora em fevereiro. Queria comprar passagens de trem rápido de Pequim para Xian e de Xian para Shanghai. O Ctrip me informou que essas passagens não estão à venda ainda (seriam para 23 e 25 de fevereiro respectivamente) e que, por conta do Spring Festival Holiday (?), eles não podem garantir a compra. Tendo em vista a sua experiência, o que você sugere? Arrisco a compra com eles ou é melhor tentar comprar passagem de avião? Alguma outra sugestão? Fique tranquila, a responsabilidade da escolha é minha, só queria saber o que você acha. Muito obriagada pela sua atenção. Seu blog e suas postagens no instagram me incentivaram nessa viagem

    Curtir

    • Olá Lu,
      O que ocorre eé que nessa época do ano acontece na China a maior migração do planeta, que eles chamam de Chu Yun. Desde dia 28/01, segunda que vem, até dia 01 de março (em 2019, pois todo ano muda) há um movimento migratório imenso aqui e as empresas que terceirizam serviços como os de passagem aerea e de trem, não dão conta de atender.
      O Spring Festival, é o Ano Novo Chinês.
      Mas vai tentando comprar, daqui a pouco eles abrem, ou então tenta o aereo mesmo, para garantir. https://chinanaminhavida.com/2017/01/18/chun-yun-o-maior-movimento-humano-do-planeta/
      Só te digo uma coisa: venha com paciência. hehe
      Obrigada pela confiança no blog!

      Abraço e boa sorte.

      Curtir

      • Christine,
        Muito obrigada pela sua pronta resposta! Como é que eu não tinha visto o post do Chun Yun!!! Mudei o roteiro e tirei os intinerários de trem. Como consegui uma boa passagem para voar Pequim – Osaka (Japão) – Shanghai farei essas 3 cidades. Terei bastante tempo em Shanghai e vai dar para fazer uns bate-voltas. Xian fica para a próxima!
        Ainda volto aqui com mais perguntas. Coisa mais simples;)
        Bjs

        Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: 2018 – Calendário de feriados na China | China na minha vida

  3. Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | Youlan Tours, especializados en China

  4. Pingback: Dia Nacional e os 50 anos da Revolução Cultural | China na minha vida

  5. oi! boa tarde por aqui!
    merecido os passeios e já curioso para saber o que vc viu na Tailândia!…..mandei um email para vc e voltou dizendo que tem problemas com o seu gmail! se possivel me manda um email beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s