Em 2019, esse feriado será celebrado em 13 de setembro, segundo o calendário lunar.
Sim, enquanto ai no Brasil vocês estão entrando na bela estação das flores, nós aqui do outro lado do mundo estamos nos despedindo do verão e nos preparando para enfrentar o inverno, ou seja, aqui se inicia o outono.
E o que marca a entrada do outono aqui é o Mid-Autumn Festival, e os tradicionais Moon Cakes ou Bolos da Lua, que podemos comparar com a invasão dos nossos ‘ovos de chocolate’ na Páscoa, se espalham por toda a cidade, desde os cafés e doceiras mais requintadas até às prateleiras dos supermercados.
Mas a cada ano e com a maior influência ocidental na China, os bolos da lua vêm em inusitadas formas, sabores e tamanhos, que vão desde a tradicional semente de lótus ao moderno sorvete Häagen -Dazs. Apesar de serem carregados de calorias (800 por bolo em média), eles são vendidos aos milhares e trocados como presentes entre familiares e parceiros de negócios. Para quem vive aqui e/ou convive com chineses, um pouco de conhecimento sobre os bolos da lua pode ser bastante vantajoso.
Lendas em torno dos ‘mooncakes’ são variadas. As origens vem da Dinastia Tang (619-907), quando os bolos redondos foram distribuídos pela primeira vez. De acordo com o folclore, os bolos de lua foram usadas para enviar mensagens secretas em uma rebelião Han contra o domínio Mongol no século 14, precipitando a queda da dinastia Yuan.
No entanto, a lenda mais famosa é a da “Lady of the Moon“, senhora da Lua, uma deusa imortal chamada Chang Yi. Segundo a lenda, o calor que irradiava do sol estava matando todas as plantações. O rei então chamou Hou Yi, o melhor arqueiro da terra, para derrubar nove dos sóis. Hou Yi recebeu a pílula da imortalidade por seus esforços, mas quem ingeriu a tal pílula foi sua esposa Chang Yi. Após tomar a pílula, ela flutuou para o céu e reside até hoje na lua. E os Mooncakes são oferecidos a ela durante o Festival.
A maioria dos bolos tem um recheio de ovo, que é o símbolo da lua. Os bolos tradicionais consistem tipicamente de um dos quatro recheios: sementes de lótus, feijão vermelho, jujuba (um tipo de jujuba de sabor indecifrável, ok?), ou cereais, que seriam as nuts em inglês, (五 仁 wǔ rén), picadas grosseiramente e congelada com xarope melado. No entanto, as variantes regionais apresentam recheios com feijão verde e preto, carne de porco, peixe e outras especiarias. A massa é feita a partir de uma mistura de açúcar, farinha, óleo e água, com uma consistência que varia de acordo com a região.
A variedade mais famosa é o de Suzhou, cuja origem é conhecida por mais de um milênio. Ele é relativamente pequeno e redondo, com massa macia e grandes quantidades de açúcar e óleo.
Outras variantes incluem o mooncake cantonês e o de Yunnan. Mooncakes contemporâneos possuem variados tipos de recheios, incluindo chocolate, café, iogurte e tiramisú. Inclusive hoje se encontra no mercado alguns com baixo teor de gordura (mas não muito…rs).
Mas os vendidos na Starbucks, Haagen Dazs e alguns outros locais com influência ocidental são os que os estrangeiros geralmente se aventuram a provar. =]
Eu já havia escrito dois posts sobre esse feriado, um deles está nesse link e o outro neste aqui. Confiram!
Um feliz Mid-Autumm Festival para todos!
Xin nian Zhon Qui Jie!
E tem outros artigos que já escrevi sobre essa tradição, confiram aqui:
Zài Jiàn!
Pingback: Feriados na China 2023 | China na minha vida
Pingback: Feriados na China em 2022 | China na minha vida
Pingback: Feriados na China 2021 | China na minha vida
Pingback: Feriados na China 2019 - China na minha vida
Olá, Christine! Muito interessante essa particularidade da cultura chinesa. Como eu sou um admirador dessa cultura milenar, esse POST foi espetacular. Esse festival do bolo da lua realmente tem o poder de aproximar as pessoas. É como os chineses chamam “GUANXI”. Obrigado!
CurtirCurtir
Bom ver vc por aqui Manoel.
Obrigda por seguir o blog. E tem muitos outros artigos interessantes sobre a cultura chinesa.
Abraço
CurtirCurtir
Republicou isso em China na minha vidae comentado:
O O Moon Cake Festival, Festival do bolo da lua, é uma data móvel baseada no calendário lunar. Esse ano, 2017, será no dia 4 de outubro, exatamente no meio de outro importante feriado chinês, a Golden Week (um dos poucos feriados na China que tem data fixa – 1 a 7 de outubro.
Como vocês podem perceber, esse o feriado é de dupla comemoração e vai até dia 8 de outubro. Sobre a Golden Week, tem informações nesse link.
Sobre o Festival do meio do outono ou do bolo da lua, é a mesma data, vocês podem ler no post abaixo,
Eu… bem estou aporveitando meu feriado na Malásia! Tem foto no Instagram: @chinanaminhavida
CurtirCurtir
Esses bolos são lindos e parecem super gostosos. Nunca provei um, mas depois desse post vou procurar aqui na minha cidade!
CurtirCurtir
Francisco… cuidado! tem os de frutas e nozes que são bons, mas também tem os de peixe, feijão e ovo… não gosto…hahaha
Boa sorte.
CurtirCurtir
Adorei a informação sobre a Ponte p o outono .bjo
CurtirCurtir
Obrigada Rosimere!
❤
CurtirCurtir
Achei muito interessante o conteúdo…a cultura Chinesa é muito perfeita mesmo! Meus parabéns e sucesso!
CurtirCurtir
Obrigada Rafael!
Eu adoro descobrir as tradições chinesas. Tudo faz mais sentido quando entendemos a base da sociedade de um país.
Abraço.
CurtirCurtir
Pingback: Navegando pelas 3 Gargantas | China na minha vida
Fantastico, ñ sabia q a correria pelo bolinho era tbm pela comemoracao da ponte, fantastico a China, eu tbm ameia esse pais e moraria ai tbm muito facil, ja estive tres vezes a trabalho e sempre aproveito pra passeio e cultura. Sucesso
CurtirCurtir
Obrigada Josiane. Realmente aqui é um país cheio de belezas e lendas lindas. Beijo
CurtirCurtir
Pingback: Shanghai – Nanpu Bridge (ponte Nanpu) | China na minha vida
Nossa, olhando as fotos me parecem ser bolo de pudim, parece gostoso, mas como nada é do jeito que parece… rsrsrs
CurtirCurtir
hehehehe…. é, nesse caso posso te garantir que as aparencias enganam…rs Beijo.
CurtirCurtir
Alguém, me pode dizer de qual o significado de estar dentro da embalagem dos bolos uma nota de dinheiro, por baixo. obg.
CurtirCurtir
Olá Manuel,
Geralmente eles colocam o dinheiro junto ao mooncake para dar um ‘presente’ extra a um fornecedor ou uma pessoa em que acreditem que possam fazer um guanxi. Os presentes ainda são um meio de se manter o relacionamento aqui. Abraço.
CurtirCurtir
Muito obrigado Crhistine.
Bem Haja
CurtirCurtir
Oi Chris, td bem? Vc pode me dar uma dica? Queria saber qual e-mail que consigo acessar na China, pois pelo que sei o gmail é censurado né?
Pode me ajudar?
Obrigada.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Andrea, meu email é gmail e nunca tive grandes problemas. As pessoas tem mais problemas com o hotmail aqui. Pode usar seu gmail sem problemas. Beijo e obrigada pela visita.
CurtirCurtir
Muito obrigada Chris.
Beijos.
CurtirCurtir
Oi Chris, já ganhei um do namorado, de feijão vermelho, vamos comer amanhã. Mas e o medo do sabor não agradar? Hahaha.
A embalagem é a coisa mais linda, uma lata enorme, toda vermelha. Veio de Hong Kong.
Beijinhos!
CurtirCurtir
Ah, Hellen, depois me conta o que achou…hahaha Boa sorte! =]
CurtirCurtir
…..que o festival te traga muitas coisas boas neste outono!….. …..
Beijão para vc e familia!
CurtirCurtir
Obrigada, para vc também… primavera é sempre linda! =]
CurtirCurtir
Só de pensar nesse Moon Cake me dá um certo enjoo… risos… muito doce e
gorduroso. Mas gosto é gosto…De qualquer forma gostei de saber sobre esse festival e como se comemora a entrada do outono aí na China. Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso… bjs
CurtirCurtir
Sim Regina, mas os da Haagen Dasz não dá para deixar de saborear….hehehehe. Bj
CurtirCurtir
sou meio atrapalhada com internet, será que eu ja estou cadastrada para o sorteio, como eu vejo isso? voce pode me ajudar? beijão
CurtirCurtir
Já Angela. E duas vezes…rs Mas o que vale é o primeiro, vc fez o comentário numero 26, é com esse numero que vc vai concorrer. Super obrigada! =]
Beijo.
CurtirCurtir