Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Moon Cake – Bolo da Lua

Amanhã dia 22, é feriado aqui na China. É a celebração da chegado do Outono ou Festival da Lua, “Zhong Qiu Jie”. Como parte das tradições as pessoas trocam bolos da lua – Mooncakes, ou em chinês “Yuè Bing”.   

Essa data é celebrada no 15° dia do 8° mês no calendário lunar. Não esqueça que todas as datas aqui são baseadas no calendário lunar, partindo do Ano Novo Chinês. Eles usam o calendário ocidental hoje, por uma questão de praticidade com o mundo globalizado. Mas a questão da lua ainda está muito enraizada em todas as ações desse povo.

Existem muitas lendas à respeito dessa tradição, mas a maioria são ligadas com a beleza e grandeza da lua nessa data. Seria a lua mais bonita do ano. Os bolinhos são trocados como fazemos com os ovos de chocolate na Páscoa. Só que aqui as tradições são levadas muito mais à sério: todos trocam esse presente.caixa

Os bolinhos são geralmente redondos para simbolizar a lua e são decorados com os ideogramas de longevidade e harmonia.

E as embalagens… um capítulo à parte. Lindas, cheias de detalhes e luxo. Para os aficionados por caixas como eu, dá vontade de comprar todas que vemos. Pena que não dá para comer todos os mooncakes. L

O difícil para nós ocidentais é “saborear” a iguaria! Na realidade é um bolo de massa bem fina, um pouco oleosa, mas com um recheio bem caprichado. E é aí que começa o problema! Alguns dos recheios que já vi: porco, pato, pimenta, feijão doce, feijão vermelho, chá verde, peixe, arroz, semente de lótus e de uma mistura de cinco tipos de nozes (esse é o único que consegui encarar!). Esses sabores dependem muito da região onde estamos. Em Chang Chun, garanto para vocês que eram os mais esquisitos!

images

Mas, graças ao mundo globalizado e a invasão dos hábitos ocidentais, principalmente em Shanghai, a Haagen-Dazs e a Strabucks lançaram sabores mais agradáveis ao nosso paladar, como chocolate, frutas vermelhas, geléias… Bem melhor, né?

Então, amanhã, por aqui estamos de folga! J

Xin nian Zhon Qui Jie!

Mentian tian!

 

2 pensamentos sobre “Moon Cake – Bolo da Lua

  1. Pingback: Luar de primavera | Ora Bolas Food Lab

  2. Pingback: Mid-Autumn festival – Festa do Outono | China na minha vida

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.