Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

É muita gente…

Já viram um estádio lotado, num dia de clássico Corinthians e Flamengo? Ou Talvez um show na praia de Copacabana na virada do ano? Meu Deus!

 10022009605

A China é assim todo o dia. Inacreditável…

Com a população de quase 1.350.000.000 (um bilhão trezentos e cinqüenta milhões), baseada no último senso. Dá para se assustar só de olhar para o número, imagina cruzar com essa gente toda na rua! Eles são praticamente ¼ da população mundial e ainda acho que esse número não é o real, apesar de ser o oficial. O que ocorre é que na zona rural é muito mais difícil o controle e recenseamento. Com a política do filho único, muitos pais não registram seus filhos. Então dá para ter uma idéia de como vai crescendo essa bola de neve.

Realmente, se eles não comessem esse monte de coisas esquisitas, não haveria comida no mundo para todos! J

Quando tivemos, no ano passado, a gripe suína, os médicos dos hospitais internacionais recomendavam que se evitassem aglomerações. Aqui isso é mais ou menos como dizer: não saia de casa. Sem condições. Por isso que o uso de máscaras cirúrgicas é tão comum nas ruas. O governo incentiva, com razão, e a população adere. Uma epidemia aqui seria o caos. As proporções são alarmantes.

Se nos dias normais as ruas já transbordam de pessoas, imaginem num feriado nacional. Dia 1° de outubro é o maior feriado aqui, depois do Ano Novo Chinês. É o Dia da Fundação da República Popular da China. Então, no ano passado, resolvemos aproveitar o feriado e ir passear nos arredores de Shanghai. Gente… nunca mais. Definitivamente feriado nacional não é dia de sair de casa na China. A não ser que você adore uma aglomeração!

Quando saímos do metrô, subimos a escada e só vimos CABEÇAS!!! Milhões delas. Era impossível dar um passo. A impressão era que se eu levantasse meus pés, a massa me levava. Não sei para onde, mas levava!

Por essas e outras que os chineses não respeitam fila, não param quando um pedestre está na faixa e as bicicletas disputam o espaço nas calçadas.

Ok, você pode dizer: mas isso é falta de educação. Realmente é dentro dos padrões ocidentais. A lógica vigente nesse lado do mundo, definitivamente não é a nossa!

Abraço e deixem seus comentários e sugestões. Adoro ler as impressões de cada um.

Mentián tián!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s