Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

O que comer por aqui…

O que comer por aqui…

Toda vez que falo para alguém que estou na China, a primeira e inevitável pergunta é: Como e o que você come lá?

Bom, vamos esclarecer uma coisa: a comida chinesa é muito boa, desde que você saiba o que pedir! Mas isso é só um detalhe…

Esqueça os padrões de comida chinesa que temos no Brasil. Completamente diferente. Mais saborosa e menos gordurosa.

Agora, não dá para esquecer que há os escorpiões, as carnes de cachorro e de outros bichos estranhos, além da culinária exótica de cada região.

Em Chang Chun, por ser muito frio, a comida é mais gordurosa. Em Sichuan, parte ocidental da China, a comida é tão apimentada que só o aroma faz os olhos lagrimejarem. Em Shanghai temos uma mistura de temperos e sabores, ou seja, aqui podemos comer de tudo um pouco. Também há as comidas adocicadas, muito populares. Mas quase não há doces. As sobremesas em restaurantes, invariavelmente, são frutas de época. Sem sombra de dúvida, melancia é a fruta mais consumida em qualquer época do ano.

Foi em Beijing (Pequim) que vimos os espetinhos de escorpião e afins. Na realidade não tenho certeza se é um hábito daquela região ou se estão aproveitando o lado exótico da China para o Turismo. E também é lá que pudemos experimentar o famoso “Pato de Pequin” ou “Beijing Duck”. Realmente delicioso!

P1020407   

 388

Basicamente a alimentação deles se baseia em noodles (incluindo o de arroz) e arroz. Os dois podem ser cozidos à moda oriental ou frito que é o mais aceito e consumido pelos estrangeiros.

 qimages

Para as carnes o consumo de frango e porco, que ganham em disparada da carne bovina, e os peixes e frutos do mar. Legumes são indispensáveis também, na maioria servidos refogados.

Um outro tipo de prato muito comum e tradicional são os “Dumplings”, massa recheada com carne, legumes ou peixe. Também há os recheios doces. Podem se servidos cozidos, em sopas e/ou fritos. Esse é um dos pratos que podemos classificar como o que você ama ou odeia. Nunca vi meio termo. Eu pessoalmente adoro os cozidos recheados de legumes e os fritos recheados de carne. Mas aqui em casa sou voto vencido! J

Agora vocês já sabem que aqui ninguém morre de fome! Esperem por mais estórias sobre a comida chinesa. Nem tudo são flores por aqui! Já passamos por situações bem constrangedoras em jantares chineses! Mas, de acordo com a nossa filosofia para viver bem na China, depois que passa a gente ri!

Abraço.

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s