Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

HARBIN vai além do gelo

Não dava para falar de Harbin num post só. Apesar de nossa estada lá ter sido relâmpago, as aventuras foram muitas!

O nome do período em que os turistas invadem a cidade é o Harbin International Ice and Snow Sculpture Festival.

E tenho que corrigir um erro da postagem de ontem, apesar de ser muito próxima a Chang Chun, Harbin já está situada na Provincia de Heilongjiang, mais no noroeste da China, fazendo divisa com a Rússia. Harbin é a capital dessa província (que seriam como nossos estados e capitais)

CHINA-FESTIVAL-WINTER

Por isso a forte influencia russa é palpável. Visitamos uma igreja, que agora abriga um museu, nas lojas de souvenir você pode comprar Mamuskas (bonequinhas russas que se encaixam uma dentro da outra), além de muitos restaurantes russos.

O número de esculturas fora dos parques também é enorme, os hotéis e restaurante promovem pequenas exposições em seus jardins.

Nós tentamos comprar um daqueles espetinhos de morango com chocolate, mas não deu muito certo. Estava completamente congelado e quando conseguíamos morder, não dava para sentir o gosto. Compramos uma garrafa de água e deixamos em cima de uma mureta enquanto tentávamos nos arrumar para uma foto e outra. Acho que não chegou há 5 minutos, não tenho certeza, mas o fato é que nos deparamos com uma bela pedra de gelo. Não é à toa, que em Chang Chun no inverno, os ambulantes vendem picolés numa caixa de papelão e jamais derretem!

Mas tenho que enfatizar mais uma vez: é MARAVILHOSO! A experiência é daquelas que não há palavras para descrever.

250px-Harbin_Ice_Festival

E quando chega o verão? Sim, ele chega em Harbin! Com os confortáveis 25°, sol e um calor gostoso (somente por uns 45 dias, mas o pessoal aproveita cada segundo). E as esculturas? Bom, como voltamos lá uma vez em julho, tivemos a grata surpresa de constatar que eles preservam um bom número de esculturas de porte pequeno e médio num imenso armazém frigorífico. Aí a gente pode alugar as roupas e passar uns bons momentos lá dentro brincando de esquimó na deliciosa temperatura de 8° negativos. Moleza vai?

O Parque das Esculturas, com as pistas de esqui e escorregadores de gelo, se transforma no parque mais verde e arborizado que já vi. E as crianças continuam correndo ao ar livre, as apresentações artistas a todo vapor, vida normal também.  Para quem, como nossos filhos, que só foi lá em julho, fica bem difícil imaginar a transformação tão radical.

Mas uma coisa que com ou sem natureza é bem comum aqui: transformações radicais! J

“Mentian tian”! Até amanhã!

Anúncios

2 pensamentos sobre “HARBIN vai além do gelo

  1. Pingback: Harbin: o paraíso gelado na China – fotos 2014. | China na minha vida

  2. Pingback: Curiosidades sobre a China na mídia local. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s